Uma revolução já em curso, conhecida como Web3 ou web 3.0, a nova fase da internet, está mudando a forma como as empresas lidam com a tecnologia.
Com a crescente relevância da Web3, é inevitável que empresas de diversos segmentos econômicos busquem adotar tecnologias como blockchain, criptomoedas, contratos inteligentes na operação, seja para para a criação de novos modelos de negócios ou serviços para inovar e crescer e, por todos esses motivos, as instituições buscam por profissionais especializados que contribuam para essa nova realidade e ajudem a surfar a onda do momento.
Em meio a este cenário, um caldeirão de novas oportunidades profissionais vem despontando. Entre as possibilidades que estão florescendo, destacam-se:
- Desenvolvedores de Contratos Inteligentes,
- Engenheiros Blockchain,
- Consultores em Blockchain,
- Estrategista em Blockchain,
- Especialistas em Segurança Blockchain,
- Analistas de Criptomoedas,
- Desenvolvedores de DApps (Aplicativos Descentralizados),
- Desenvolvedores de NFTs,
- Especialistas em Tokenização de Ativos,
- Consultores de DeFi (Finanças Descentralizadas),
- Engenheiros de Rede P2P (Peer-to-Peer),
- Advogados e Consultores de Regulação Blockchain,
- Gestores de Comunidade de Criptomoedas,
- Auditores de Contratos Inteligentes.
Cada um desempenhando o papel de identificar oportunidades de uso da tecnologia, desenvolvimento, regulamentações, análise, manutenção das infraestruturas de blockchain, além de monitoramento, criação de aplicativos e implementação de soluções financeiras. E essas profissões, novas ou não, exigem conhecimento, habilidade, formação e certificações para a área.
Embora o tema possa parecer uma novidade nos negócios, esse mercado é como uma tempestade que cresce silenciosamente, que vai atingir um montante de mais de R$ 14 trilhões até 2030, como previsto pelo Gartner.
As startups, protagonistas do cenário Web3 até o momento, são muitas vezes abraçadas por investidores em todos os cantos do globo. Uma comunidade de pessoas que olham para o futuro trabalha para fazer esse ecossistema acontecer de fato, e suas inovações estão destinadas a moldar profundamente nossos comportamentos e redefinir nossos padrões de consumo.
E à medida que esse cenário se expande, haverá cada vez mais uma demanda por profissionais especializados. Mas afinal, como se preparar para trabalhar e iniciar uma carreira na Web3? Quais são as oportunidades do mercado? Aqui chamo a atenção para algumas dicas e alguns caminhos possíveis que podem ajudar quem está pensando em aproveitar esse setor.
Seja curioso, busque capacitação em Web3
Se você é uma pessoa curiosa, quer conhecer de forma mais profunda os conceitos e as diversas aplicações da chamada nova internet, procure oportunidades de capacitação, participe de eventos, workshops.
Há uma variedade de cursos que oferecem conteúdos de grande impacto com opções acessíveis e práticas, permitindo que profissionais de diversos setores, como entusiastas de tecnologia, inovação, bem como especialistas de áreas como marketing, comunicação, inovação, recursos humanos, vendas, finanças, cadeia de suprimentos e outros, compreendam os conceitos e tenham contato com as aplicações da web 3.0.
Conteúdos relacionados à Mentalidade Web 3.0, Criptomoedas, Finanças Descentralizadas (DeFi), Organizações Autônomas Descentralizadas (DAOs), Comunidades, Tokens Não Fungíveis (NFTs) e o Metaverso são conceitos importantes para entender a nova fase da internet.
Networking é tudo
“Um encontro é sempre o início de um universo“, citou o poeta António Ramos Rosa, e eu gosto bastante dessa frase. Afinal, conhecer pessoas que também estão estudando, empolgadas com um novo futuro e inspiradas em seus projetos é o início de tudo.
Não há nada como conhecer, discutir e aproveitar oportunidades de networking com profissionais que estão com a mão na massa. Uma dica é acompanhar os trabalhos e atividades dessas pessoas, utilizando o LinkedIn para criar conexões e interações. Abaixo, listo alguns profissionais brasileiros que atuam nessa área para que você possa conhecer e seguir:
- Antônia Souza, Chief Operation Officer (COO) da Lumx Studios.
- Bernardo Mendes, Chief Gamer Officer (CGO) da Druid.
- Carl Amorim, fundador da Blockchain Hub Brasil.
- Fernando Lopes, CEO da DataCurrency.
- Inaiara Florêncio, diretora de Conteúdo e Marketing de Influência do Mercado Bitcoin.
- James Maia, CEO da Stonoex.
- Léo Brazão, founder e partner da Deboo.
- Nathan Valadares, Fundador da Beta101.
- Newton Filho, Fundador da Warlock.
- Thammy Marcato, sócia-diretora de Inovação e Transformação da KPMG no Brasil e cofundadora da KPMG e Distrito Leap.
- Victor Cioffi, Vice de Marketing da NFTFY e Parceiro Mark Capital.
E acompanhar alguns jornalistas especializados em inovação e tecnologia, como: Pacete, Claudia Mancini e Rita Wu.
Tenha um escuta ativa, conheça e acompanhe podcasts que abordam sobre o assunto, alguns tem a participação de grandes executivos brasileiros, assim você vai conhecer a trajetória, cases e ações.
Oportunidades do mercado de trabalho
Quando falamos sobre as posições de trabalho, não podemos esquecer que é um mercado novo e em construção e, então, como chegar até as oportunidades? Um exemplo é o site web3career, você pode buscar e filtrar as vagas, na busca que eu fiz durante a escrita deste artigo havia, por exemplo, 178 oportunidades.
Use uma Organização Autônoma Descentralizada (DAO) ou conheça as comunidades no Discord de outros projetos DeFi para ficar atualizado sobre as oportunidades de emprego disponíveis.
Por fim, como um guia, vou listar cinco ações para você começar sua carreira na web3:
- Adquira conhecimento sobre a Web 3.0 e desenvolva habilidades criativas e estratégicas.
- Compreenda a nova economia e o ecossistema de empresas e parceiros existentes no universo 3.0.
- Busque capacitação para o mercado de trabalho voltado para a tecnologia e tudo que o futuro promete.
- Aplique esses conhecimentos em projetos.
- Explore oportunidades de negócios focados nos pilares da Web 3.0.
Por Eduardo Paraske, co-fundador e sócio da consultoria de inovação 16 01 e Deboo Web 3.0. Professor e Fundador do Tangibl3, curso de web3. Possui mais de 18 anos de experiência em empresas multinacionais, com forte background em marketing, gerenciou marcas, projetos de inovação e criou estratégias para diferentes produtos e categorias para empresas.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 84, “O desafio de atrair os melhores talentos de tecnologia” com Juliana Gusmão, diretora de Talent Acquisition da Nuvemshop. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos