O mundo geek, ou mundo nerd, envolve diversas pessoas ao redor no mundo em busca das tendências do entretenimento, seja na área de livros, filmes, jogos e/ou produtos, atraindo um público de todos os gêneros e idades.

No Brasil, o público geek tem um perfil jovem, sendo composto por 40% entre 25 e 35 anos e 38% com até 24 anos, segundo a pesquisa Geek Power.

RH-TopTalks2023

A cultura geek é caracterizada por um estilo de vida onde o público se interessa por assuntos relacionados a filmes, ficção científica, tecnologia, jogos eletrônicos e de tabuleiro, e é considerado um público inteligente, como os nerds.

Fica mais fácil envolver a equipe em formatos mais dinâmicos e que fujam da rotina, o que de certo modo influencia na cultura organizacional. 

Ter um público geek participante na sua empresa ou ter processos que estimulem as ações do mundo geek é essencial para aprimorar a cultura organizacional. De acordo com a 9ª pesquisa Geek Power, 95% dos entrevistados leem pelo menos 2 livros ou HQs mensalmente; 84% consomem conteúdos sobre cultura pop todos os dias; 81% acessam as redes sociais diariamente; 65% deles jogam games com frequência. 

Nas empresas, esse profissional pode agregar com suas competências e percepções únicas, devido à sagacidade adquirida com o mundo pop. Um exemplo disso é que, devido ao grande consumo dos jogos, filmes, séries e livros estrangeiros, normalmente usufruídos na língua inglesa, 86% dos consumidores do mundo afirma saber inglês, ainda segundo pesquisa citada acima. O idioma é uma das principais línguas requisitadas no mercado de trabalho e apenas 1% da população brasileira é fluente, colocando o país no 60º lugar no ranking de proficiência nesse idioma, conforme pesquisa do British Council.

Muitos profissionais geeks sabem o inglês, e além de conhecerem bem o idioma por se envolverem cada vez mais no mundo pop, eles se destacam em outras áreas, dado que o mundo do entretenimento dispõe de subcategorias. Entre elas: 

  • Tecnologia: diretamente ligados com a inovação e sempre atualizados tecnologicamente, têm grandes habilidades de inteligência digital e olhar analítico com potencial para desenvolver soluções práticas para o dia a dia;
  • Cultura: relacionados com filmes, séries e livros, os cult geeks tem um olhar mais crítico devido à exigência de um bom enredo e personagens consistentes. Pelo contato com diversos tipos de produções e conteúdos, o profissional tem uma visão mais criativa, flexível e inteligência cultural;
  • Games: aficionado pela diversidade de jogos, seja de tabuleiro ou eletrônico, o profissional que tem afinidade com essa categoria tem um senso de liderança mais apurado e dinamismo bem desenvolvido, já que seu objetivo é conquistar o primeiro lugar.

O ambiente em que profissionais geeks atuam tende a envolver a equipe em formatos mais dinâmicos, o que de certo modo influencia na cultura organizacional.

Esse novo cenário, pode inovar os processos de um negócio, fazendo com que uma empresa acompanhe o ritmo do mercado, tendo percepções distintas do negócio/produto.

Como os geeks influenciam na empresa

Por Paulo Henrique Ferreira, Supervisor da Unicebrac.

 

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 106, “Segundou” na “força do ódio”: o humor chega aos perfis corporativos” com Raphael Palazzo, criador e administrador da página Entrevistamento. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos