Líderes resilientes: em tempos difíceis a resiliência pode ser a diferença. A palavra vem do latim e significa “voltar ao seu estado original”. Em resumo: ser compreendida como a habilidade de retomar seu funcionamento natural, especialmente após atravessar situações críticas ou difíceis. É a capacidade de superar adversidades, sem carregar consigo, sentimentos negativos. Assim, indico 9 passos para conquistar equipes mais seguras.

O brasileiro é resiliente por natureza, faz parte da nossa história enfrentar crises de todos os tipos. O cenário atual, crise econômica e a pandemia mundial, exigirá ainda mais de nós. Para as empresas nesse momento será mais que necessário uma liderança resiliente para que suas equipes fiquem mais seguras. Isso irá ajudar no fortalecimento das organizações e fomentar a inovação, implementação de novos modelos de gestão de crises como essa.

A resiliência é uma habilidade comportamental, não é fácil de se desenvolver. Mas a forma com que o líder vai lidar com as dificuldades irá ajudar a sua equipe a se motivar, influenciando diretamente nos resultados. Em momentos de caos as pessoas tendem a desenvolver comportamentos extremos de negação ou de desespero. Cabe ao gestor racionalizar a situação a fim de encontrar a saída ou alternativas. E ao mesmo tempo é fundamental também lidar com o que não tem solução. A estrutura das pessoas envolvidas e da empresa precisa estar fortalecida. Andam juntos: saúde, cultura interna e situação financeira.

A seguir 9 passos para conquistar equipes mais seguras, para que os líderes possam adquirir a resiliência e ajudar as suas equipes:

Dica #1 – Toda mudança é uma oportunidade
Ao enxergar situações difíceis como desafios você começará a modificar o seu pensamento. Verá que em toda mudança há oportunidade. Até nas situações difíceis.

Dica #2 – Acredite mais em você
Tenha sempre em mente que você é capacitado e possui suas habilidades. Uma bagagem com experiências que ajudaram você a passar por qualquer situação fora do comum. A autoeficácia com certeza ajudará você a se esforçar além do normal para aprender e essa é uma atitude bem vista numa empresa.

Dica #3 – Autoconfiança
Acredite em você. No seu potencial. Tenha coragem de arriscar e enfrentar os desafios, ultrapassar os obstáculos, viver essa experiência dando sempre o melhor de si. A autoconfiança fortalece a pessoa e permite dar passos importantes em busca dos objetivos. A tenacidade refere-se à persistência;

Dica #4 – Inteligência emocional
Vivemos em uma época em que a inteligência emocional se faz mais do que necessária, fundamental. Ela ajudará a lidar com as situações com calma e sagacidade. É uma ferramenta eficaz, permite entender quais são os seus pontos fortes e fracos, podendo assim desenvolver habilidades que desenvolvam os pontos fortes e outras para driblar os pontos fracos.

Dica #5 – Seja positivo
Seja positivo! Novamente ao enxergar os problemas como oportunidades você evitará remoer experiências ruins e começará a desenvolver o hábito da resiliência.
Dica #6 – Não foque só em si
Você é um líder. É necessário que você olhe com atenção para cada colaborador de sua equipe. Sempre disposto a ajudar e colaborar. Se você consegue ajudar o outro, significa que não está faltando nada para você;

Dica #7 – Seja flexível
Seja flexível com os seus resultados, seus limites, seus colegas, seus gestores e colaboradores. Isso garante mais qualidade de vida no trabalho e menos ansiedade por ações ou situações que ainda não aconteceram.

Dica #8 – Cuide da sua mente e do seu corpo
Durma bem. Faça exercícios. Medite. Se alimente bem. Seja saudável. Assim, combaterá o estresse e fortalecerá o corpo e a mente para lidar com os desafios diários.

Dica #9 – Os problemas existem. Não negue isso!
Não é negando os problemas que eles irão desaparecer. Correto? Para encontrar soluções é necessário aceitar os problemas e procurar entender eles. Dessa forma você vai conseguir criar uma consciência, enxergar o modo para superar as dificuldades. A resiliência não consiste em negar as emoções e sentimentos que são negativos, mas saber se posicionar perante eles, não permitindo que te dominem.

9 passos para conquistar equipes mais seguras

Por Flavia Knop, especialista em Gestão de Pessoas e desenvolvimento de Líderes e Equipes.

 

 

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

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