O People Analytics tem revolucionado a tomada de decisões no setor de recursos humanos, adotando uma abordagem baseada em dados. Essa estratégia permite aos líderes de RH identificar tendências, antecipar mudanças e tomar decisões de maneira fundamentadas.

Esse avanço não só aprimora a eficiência operacional, mas também eleva a experiência do colaborador, gerando impactos substanciais nos resultados corporativos.

Uma pesquisa realizada pelo LinkedIn mostrou que o setor de recursos humanos está, cada vez mais, apostando no potencial de People Analytics na gestão de pessoas. Deles, 73% afirmam que a solução de análise de dados ligadas à movimentação e comportamento dos funcionários será prioridade para suas empresas nos próximos cinco anos.

O tema é uma prioridade para 96% dos entrevistados. Entretanto, apenas 52% afirmam que estão conseguindo atingir esse objetivo dentro das empresas.

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Ainda estamos diante de uma porcentagem pequena perto do potencial que a ferramenta pode trazer. É preciso lembrar que ao tomar decisões mais informadas e precisas, as empresas podem otimizar recursos, reduzir custos associados a rotatividade de funcionários e aumentar a eficiência operacional.

Além disso, ao investir na experiência do colaborador e no desenvolvimento de suas habilidades, as organizações fortalecem sua cultura interna e constroem equipes mais engajadas e produtivas. Isso, por sua vez, impacta diretamente a competitividade e a posição no mercado, refletindo-se em resultados financeiros mais sólidos e consistentes.

People Analytics na jornada do colaborador

Já existiu uma dificuldade em entender toda a jornada do colaborador dentro das companhias. No entanto, com a quantidade de soluções tecnológicas orientadas por dados, esse cenário vem se transformando.

Vale destacar que a jornada do colaborador engloba todas as etapas desde a sua integração na empresa até o seu desligamento. Ao integrar o People Analytics nesse percurso, as organizações podem coletar dados significativos em cada fase.


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O People Analytics permite monitorar o tempo médio de integração e avaliar a eficácia dos programas de onboarding. Além disso, possibilita antecipar desafios de adaptação e personalizar os programas de integração de acordo com as necessidades individuais dos colaboradores.

Ele também analisa dados durante o desenvolvimento profissional, o que permite acompanhar a participação em programas de treinamento, a conclusão de cursos e o progresso nas competências. Dessa forma, é possível identificar necessidades futuras de desenvolvimento e personalizar trajetórias de crescimento de forma mais precisa.

Outro ponto que não podemos nos esquecer é que que com o uso do People Analytics, é possível avaliar os níveis de engajamento dos colaboradores, sua participação em eventos internos e os feedbacks de desempenho, além de monitorar taxas de turnover, identificar motivos de desligamento e coletar feedbacks de saída. Isso possibilita a antecipação de situações de risco e a implementação de intervenções personalizadas para melhorar a retenção de talentos.

Por fim, olhando para os inúmeros benefícios, podemos afirmar que com a integração inteligente de dados e compreensão humana, o People Analytics é um catalisador poderoso para impulsionar as empresas em direção a um futuro orientado por dados e pessoas. Não estamos diante de uma tendência, mas de uma realidade que deve ser vista nas empresas.

People Analytics: uma estratégia poderosa para o RH

Por Juliana Dorigo, diretora de Recursos Humanos e administrativo da Paschoalotto. 

 

 

Ouça o episódio 157 do RH Pra Você Cast, “O onboarding ainda é subestimado pelas empresas brasileiras?“. O quanto vale investir em um bom onboarding? Para Hugo Soares, CEO e co-founder da Eva People, muito mais do que os gestores podem imaginar. O executivo, que já enfrentou uma péssima experiência de boas-vindas – nem tão boas assim – em uma das empresas por onde passou, é enfático ao elencar todas as principais vantagens que uma boa primeira impressão – e mais do que isso – pode deixar. A efetividade do onboarding está muito além de uma recepção de primeiro dia de trabalho. É um conjunto de ações que pode ser o fator determinante para aumentar o engajamento de um profissional. Mas como, de fato, as empresas podem caprichar para garantir um onboarding que eleve a sua competitividade? Isso e muito mais você descobrirá neste episódio do RH Pra Você Cast. Confira.

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