Os 3 livros que todo líder de RH precisa ler para entender os profissionais da nova geração

Reinventar-se faz parte da capacitação de todos os líderes das empresas e do setor de recursos humanos. O mercado de trabalho mais do que nunca está flexível e vive em constante mudança.

Diariamente, surgem novas tecnologias e, aliadas com a dinâmica da atual geração, o grande desafio se torna manter-se atualizado frente a um tempo em que tudo se transforma em uma velocidade muito rápida. É natural se sentir perdido em meio a tantas atualizações, mas dominará o processo e terá sucesso quem conseguir absorver da melhor forma essas transformações.

Para isso acontecer, existem três livros de Gestão de Pessoas que englobam aspectos de empreendedorismo e RH, com conceitos que efetivamente melhoram as áreas e as pessoas se forem aplicados, que irão melhorar a sua performance no mercado e te manter atualizado com as novidades na área.

1 – “Foco”

A obra do autor Daniel Goleman, conhecido pelo best-seller “Inteligência emocional”, gera uma reflexão sobre a incessante jornada de trabalho a fio que dribla o fator primordial de uma gestão, a tomada de decisão, ou seja, aquilo que realmente deve ser feito para se atingir o objetivo. O livro perpassa por alguns pontos interessantes que guiam os líderes a reservar um tempo para orientar e aconselhar durante a gestão.

Discernir entre coisas úteis e inúteis, coisas importantes e não tão importantes, ou ainda, as que contribuem mais ou menos para o objetivo é um exercício que vai nos fazer manter o foco no que realmente importa – é aí que as coisas efetivamente começam a acontecer com velocidade. Entre os principais sinais estão: ouvir atentamente, fazer coaching, prestar atenção aos sentimentos, dar ouvidos a conselhos e experiências e, não menos importante, celebrar vitórias.

Em suma, ter foco é o que difere um especialista de um amador. Portanto, numa era de distrações, a grande virtude de um líder é aprimorar a concentração e o equilíbrio para que se alcance o objetivo almejado.

2 – “Estilo Start-up”

Escrito pelo autor Eric Reis, a obra mostra como as empresas tradicionais se baseiam em técnicas de startups para evoluir. O livro é roteirizado diante de embasamentos específicos sobre como grandes empresas modernas trabalham o empreendedorismo para transformar sua cultura e impulsionar seu crescimento no mercado de trabalho, sendo esse o único meio para a criação de um ciclo contínuo de inovação.

O livro dá diversos exemplos de como aplicar conceitos para gerar transformação, entre eles, o conceito dos ‘’micro sucessos’’ que contagiam e servem de motivação e exemplo para então ganhar escala. Este é um livro didático que é fundamental para quem lidera áreas e projetos que precisam inovar e crescer.

3 – “Equipes 100% Energizadas”

Por entender que as pessoas são pontos ativos de uma empresa, todo gestor deve mobilizar seu potencial emocional, cognitivo e comportamental para atingir suas metas de forma enérgica. É disso que Heike Bruch e Bernd Vogel tratam no livro.

Os autores expõem técnicas e estratégias para guiar os líderes a fazerem com que suas equipes fujam das armadilhas da inércia e alcancem energia produtiva gerada pelo potencial humano. Independente do nível hierárquico que o gestor se encontra é necessário atrair energia para influenciar no andamento dos resultados no trabalho. Captar energia de uma matriz organizacional é o grande desafio para quem administra uma empresa.

Além disso, ter que desbravar intensidades de altos e baixos, positivo e negativo, são requisitos importantíssimos para desenvolver certas habilidades e alcançar resultados efetivos na sua equipe.

Os 3 livros que todo líder de RH precisa ler

 

Por Tiago Mavichian, CEO e fundador da Cia de Estágios.