Outubro Rosa nas empresas: a importância da conscientização para prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama

Quando falamos de campanhas preventivas precisamos considerar que o alcance dessas ações deve ser pensado para todos os públicos, incluindo os colaboradores. Em meio as datas fundamentais para realização da conscientização, está o Outubro Rosa, que tem como objetivo consciencializar a população a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

Dentre os tipos de câncer, esse é o mais comum em pessoas do sexo feminino e constitui a maior causa de mortes na população deste gênero no Brasil.

 Milhares de pessoas são acometidas pela doença anualmente. De acordo com dados da Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC), em 2020, aproximadamente 2,3 milhões de novos casos foram considerados globalmente. No Brasil, estima-se cerca de 66 mil casos em 2022, conforme aponta o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Mais preocupante ainda, é que a quantidade de mamografias realizadas por usuários de planos de saúde que diminuiu em território brasileiro, 10,6%, no período entre 2016 e 2021, segundo levantamento do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS).

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A realização do diagnóstico precoce, em mulheres com mais de 40 anos, e para pessoas com idade inferior, com histórico familiar para enfermidade ou alterações palpáveis, por meio da realização de exames como mamografia, ultrassonografia das mamas e outros procedimentos de cuidado e rastreio é fundamental, uma vez que o acompanhamento reduz a mortalidade por câncer de mama.

Por isso, o intervalo entre os exames de rastreio e diagnóstico não deve extrapolar o prazo máximo de dois anos. A mamografia, por exemplo, pode identificar com precisão lesões não palpáveis e milimétricas que, quando detectadas e tratadas precocemente, aumentam as chances de recuperação. 

Uma pesquisa da Dasa Empresas, realizada pelo Instituto Ipsos, entrevistou 1.014 funcionários de organizações de todo o país, mostra que dois terços dos entrevistados (66%) concordam que deveriam cuidar mais da saúde, mas não conseguem. No que diz respeito à prevenção de doenças, 58% das pessoas afirmam que só vão ao médico quando identificam um problema.

Além disso, menos da metade dos entrevistados (47%) faz exames preventivos uma vez ao ano, sendo que 28% argumentam que têm receio dessa prática por medo do que podem descobrir. Com esse cenário, ações preventivas assumem um papel de suma relevância, em todas as esferas, inclusive no ambiente corporativo. 

Benefícios da conscientização do câncer de mama nas empresas 

Independentemente da área ou segmento de atuação, é vital que as organizações e seus gestores, bem como os departamentos de Recursos Humanos invistam tempo e energia para conscientizar os colaboradores a respeito da importância da prevenção e do diagnóstico do câncer de mama.

Aliás, é no ambiente corporativo que grande parte das pessoas passa a maior parte do tempo, assim os cuidados com a saúde também devem ser contemplados.  

Ao oferecer programas orientativos, acesso a consultas e exames, acompanhamento médico regular, promoção no desenvolvimento de hábitos saudáveis, corrobora-se para um quadro positivo de saúde proporcionando qualidade de vida dos profissionais.

Como a produtividade também está ligada ao estado de saúde dos colaboradores, ao auxiliá-los, proporcionando facilidade de acesso as ferramentas, o ganho é duplo, tanto em performance quanto em felicidade.   

Quando se pensa a gestão na ponta, ao realizar programas de saúde ou contar com parceiros que atuem com foco na medicina preditiva, preventiva e humanizada, com uso integrado de dados, é notável a diminuição de quadros de doenças, absenteísmo e turnover. 

No Brasil existem iniciativas, que com o uso da inteligência artificial e bases de dados, identificam sinais precoces, e dessa forma, é possível encaminhar os pacientes para o tratamento antecipado, aumentando significativamente as chances de cura.

Práticas estratégicas possibilitam a instrução de todos no ambiente corporativo sobre a importância da realização de exames periódicos, consultas ao mastologista, radiologista e outros – conduta que podem salvar vidas, e quando disseminadas, ainda auxiliar outras pessoas, como familiares e amigos.

No momento em que a empresa entende a seriedade do câncer de mama e seu papel no combate da doença, a prevenção é encarada como uma necessidade, que precisa ser trabalhada constantemente, indo além da realização de ações pontuais.

Cuidar da saúde dos colaboradores é se preocupar com o bem-estar da empresa.

Outubro Rosa: a importância da conscientização

Flora Finguerman

Por Flora Finguerman, radiologista e coordenadora de imagem em mama da Dasa em São Paulo,

 

 

 

 

 

Outubro Rosa: a importância da conscientização

Ricardo Ramos

e Ricardo Ramos, cirurgião-geral e head de gestão médica e tecnologia da Dasa Empresas, gestora de benefícios e soluções de saúde corporativa da Dasa, maior rede de saúde integrada do Brasil.

 

 

 

 

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Capa: Depositphotos