Missão 2022: Veja a importância da sua empresa ter um propósito humanitário
O termo sustentabilidade está ligado à capacidade de regeneração dos ecossistemas e ganhou, ainda mais força, após a pandemia.
Mais do que uma missão lucrativa, toda empresa deve entender a real intenção de sua funcionalidade, qual as consequências traz a sociedade e ao ambiente que se insere. E quando se fala em propósito, não me refiro apenas em sonhos, mas também o que é comunicado a partir da cultura organizacional.
Conforme um estudo da Korn Ferry (Consultoria de Gestão), empresas com times focados em um propósito têm taxas de crescimento quase três vezes maiores do que a média de seu segmento.
Há alguns anos, a economia baseia-se na construção de empresas que entregam valor às pessoas, na pandemia, essa prática aflorou-se ainda mais. É preciso que todo negócio tenha uma razão para a sua existência, e que responda às seguintes reflexões:
O por quê existir?
O quê comercializa?
E para quem?
O estudo Authenticity Gap (Engajamento Autêntico) da Fleishmanhillard (rede global de comunicação), mostra que 70% dos consumidores optam por produtos e serviços de empresas que gerem impacto social e ambiental.
Fidelizar um cliente à sua empresa é um dos pilares fundamentais para movimentar um negócio e estabelecer uma conexão entre marca e consumidor. A sua empresa precisa ter um propósito forte que atinja os valores do seu público e que possua uma cultura organizacional bem definida, como por exemplo, estar ligada a ações socioambientais que impactam para um ambiente melhor e saudável.
Segundo uma pesquisa publicada pelo Instituto Akatu e pela GlobeScan, em 2020, 79% das pessoas acham importante que empresas não agridam o meio ambiente.
E qual a importância de manter a essência de valores dentro da sua empresa?
Com o aumento da procura de empresas voltadas a uma missão de comprometimento com o próximo e com o meio em que se insere, a sociedade busca encontrar um propósito de relevância na hora da compra
Pois uma organização que tem um propósito maior é capaz de motivar colaboradores e clientes a se inspirarem cada vez mais pela marca. E significa incluir a todos , sem distinção, para ampliar a consciência e a prática de ações pelo bem comum.
Com um ambiente inovador é possível tornar sinérgica a cultura organizacional com os valores do coletivo. Como parte do segmento de educação, compreendo que manter o compromisso com a responsabilidade social e ambiental resulta também no bem-estar dos clientes, funcionários e do ecossistema. Empresas que investem em ações de sustentabilidade ajudam na economia do país e na conscientização de cuidar de si e do próximo.
Uma organização que se preocupa com o futuro está à frente de empresas que somente pensam no lucro. E é a partir de gestos simples que ela vai se destacando e auxiliando para as boas práticas, como por exemplo, incentivar ações de plantio de uma muda de árvore ou usar placas solares na empresa.
De acordo com o Portal Solar, maior site de energia solar do país, a utilização de energia solar pelas empresas gera uma economia de 50% a 95% na conta de luz. E os benefícios em usar essa manutenção são muitos, como: revela um compromisso com o meio ambiente; evita o uso de fontes de energia poluentes e não precisa de muita manutenção.
A empresa que está atrelada a um propósito humanitário possui muitas vantagens de crescimento, como:
- credibilidade e visibilidade da marca;
- engajamento da equipe;
- estimula o comprometimento do funcionário com o seu trabalho;
- atrai novos clientes;
- cria uma relação de confiança, levando em consideração a missão, os valores e a visão de uma firma.
E possuem condições de receber prêmios, como da ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados); e Selos Verdes.
Por Leiza Oliveira, CEO da Minds Idiomas. Ela gerencia mais de 70 escolas e tem como pilares a empatia e a inteligência emocional de todos os envolvidos na garantia do sucesso da Minds.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:
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