Gerir uma empresa requer muita organização e comunicação entre os funcionários. Estar sempre atento às ideias e pontos de melhoria é fundamental para a corporação continuar prosperando e uma das práticas mais usadas para nutrir um bom relacionamento é o feedback, uma espécie de “devolutiva” referente ao desempenho do colaborador.

Como forma de aprimorar a gestão, surge o feedforward, que não é feito necessariamente em um tempo fixo, como bimestral ou trimestral. Uma das suas principais diferenças para o já tradicional feedback é que ele funciona como uma prevenção, no qual ao longo do período de experiência do trabalhador, o gestor pode proferir elogios e pontos de melhoria para o time continuar se desenvolvendo em suas funções.

Dessa forma, o gestor ou líder ajuda os seus liderados a avançar, auxiliando para que eles se olhem como ajudantes do futuro da empresa.

Como criar uma cultura de feedback na sua empresa?

Uma pesquisa realizada por uma agência de recrutamento apontou que oito em cada dez profissionais pedem demissão por causa do chefe. E um dos principais motivos é a má gestão e a falta de escuta para assuntos relacionados à empresa, fatores que acabam por desestimular as pessoas.

O feedfoward pode ser aplicado das seguintes maneiras:

Comunicação proativa –  Em vez de esperar que os problemas surjam, tente antecipá-los e discutir possíveis soluções com seus colegas de trabalho, superiores e subordinados. 

Objetivos mencionados de forma clara – Defina metas específicas e mensuráveis para você e para a sua equipe. Isso ajudará a direcionar o trabalho de todos e a avaliar o progresso de forma regular. Vale lembrar que metas inalcançáveis podem desestimular os colaboradores.

Aprender observando é a melhor experiência Ouça e aprenda com as experiências de colegas e líderes que alcançaram sucesso em suas carreiras. Isso pode fornecer insights valiosos para a jornada profissional.

Planejamento de carreira Deixar claro para o funcionário o que se espera dele na empresa mostra que existe um planejamento com relação a sua função, que o seu trabalho é valorizado e que ele realmente faz a diferença.

Em nossa empresa trabalhamos com diferentes talentos, e sabemos o quanto é fundamental que eles se sintam valorizados desde quando são recepcionados até suas jornadas de trabalho. A comunicação precisa estar alinhada para que todas as partes fluam da melhor forma possível.

A aplicação eficaz desses princípios requer comprometimento e prática constante. Na posição de gestores, cabe melhorar habilidades de comunicação, gerenciamento de carreira e relacionamento interpessoal, que ajudam a contribuir significativamente para o sucesso no mercado de trabalho e na vida profissional como um todo.

Qual será o futuro do Home Office?

Por Eliana Angelo, Gerente de Pessoas e Cultura da Manipulaê.

 

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphotos