O Esporte como uma jornada de oportunidades para a juventude brasileira. A realidade da nossa juventude é discrepante!
Muito se fala em oportunidades e, em algumas ocasiões, é possível observar, inclusive, certa romantização da luta pelo mínimo e está diante dos nossos olhos uma realidade que fere os direitos da nossa juventude e cabe a cada um de nós transformar esse cenário e não faltam caminhos para isso.
Um levantamento feito pela Fundação Abrinq, revela que quase 11 milhões de crianças e adolescentes no Brasil vivem em situação de extrema pobreza. Por outro lado, existe uma minoria com uma vida digna, em que comida, ensino, saúde e lazer não são opções, mas direitos assegurados, como prevê a nossa constituição.
Um estudo realizado pelo Ipec para o UNICEF, revela que 2 milhões de meninas e meninos de 11 a 19 anos que ainda não haviam terminado a educação básica deixaram a escola no Brasil. Eles representam 11% do total da amostra pesquisada. Esses dados nos mostram a realidade de uma extensa parcela de jovens que precisaram sair da escola para trabalhar e ajudar no sustento da família.
Temos a educação como fator chave para abrir as portas das oportunidades. Os programas de aprendizagem não apenas atendem às cotas obrigatórias, mas também desempenham um papel fundamental na solução dos desafios enfrentados pelos jovens no mercado de trabalho.
Eles proporcionam inclusão social, oportunidades de desenvolvimento de habilidades e um primeiro emprego, ao mesmo tempo em que permitem que as empresas contribuam para a formação de futuros profissionais, transmitindo seus valores e cultura. Esse tipo de abordagem beneficia tanto os jovens quanto as empresas, contribuindo para a evolução da força de trabalho para o Brasil.
Outro exemplo podemos encontrar no esporte. Especialmente aqui no Brasil, em que não raro nos emocionamos com os relatos de como o esporte mudou vidas. De norte a sul do país nascem histórias de atletas que enfrentaram contextos adversos e se consagraram heróis nos gramados, quadras, pistas etc. Neles encontramos os verdadeiros valores olímpicos que são fontes de inspiração das novas gerações de crianças e adolescentes.
Para além de inspirar nossos jovens, estes atletas e valores da disciplina, determinação e, principalmente, a vontade de fazer a diferença, também influenciam na construção de parcerias e aqui na Demà Jovem by Renapsi motivam o apoio irrestrito a projetos e iniciativas disruptivas, como o Olympism365 – desenvolvido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e tendo como líder do módulo “Esporte, Educação e Meio de Vida” a Fundação SES, nossa parceira na missão de impactar positivamente a jornada dos nossos jovens por meio do conhecimento.
Nossa união dá ao jovem o direito de se envolver com os valores olímpicos na rotina teórica e prática dentro dos nossos programas de aprendizado. E quando falamos de transformação, ela certamente também passa pelo que nos cerca além das pessoas.
Por isso o Olympism365 leva como base a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um compromisso global em prol de um planeta melhor e um desenvolvimento sustentável que leve em consideração não apenas os aspectos econômicos, mas também os sociais e ambientais.
Ela representa uma visão compartilhada de um mundo mais justo, próspero e equitativo para as gerações atuais e futuras. Se queremos um futuro brilhante para os jovens, ter o meio ambiente em pleno funcionamento e saudável faz parte da equação.
Como parte do módulo “Educação, Esporte e Meios de Vida” , fazemos com que as aulas, aliadas às interações com os embaixadores – atletas renomados que sabem a diferença que o esporte fez na vida – e esses ensinamentos sustentáveis, ampliem os horizontes.
Além disso, os jovens conseguem realizar a prática das atividades esportivas dentro dos seus ambientes de convívio ou em projetos sociais parceiros. Juntos, vamos fazer da prática esportiva muito mais que uma nova paixão. Vamos transformar vidas!
Se os palcos do esporte podem ser chamados de teatro dos sonhos, estes jovens merecem a chance de serem protagonistas de suas histórias.
Por Charlie Pereira, tem 33 anos de carreira no jornalismo esportivo e começou a carreira na Rádio Clube de Goiânia. Ao longo dos anos, conquistou a confiança das pessoas na empresa e passou a coordenar a equipe de esportes. Liderou coberturas de eventos esportivos importantes, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Atualmente, coordena o projeto Olympism365 e enfatiza a importância dos valores olímpicos na vida das pessoas, destacando que o esporte pode transformar vidas em várias áreas, como social, profissional e na vida em comunidade.