Pesquisas recentes e debates que norteiam os departamentos de RH e Gestão de Pessoas, têm colocado o tema Liderança Empática no centro dessas discussões, que se baseia na pura compreensão e compartilhamento das emoções dos outros, no entender os sentimentos e perspectivas do profissional.

E que envolve tomar ações que reflitam e respondam a essas compreensões com feedbacks construtivos e individualizados, além de promover um ambiente de trabalho onde todos se sintam valorizados e entendidos. E no frigir dos ovos, é se colocar em uma posição em que não é a sua.

Vivemos em um mundo dinâmico, onde a busca pela inspiração é frequente. O papel da liderança vai além dos processos de comando e controle e na indústria criativa, conhecida por sua dinamicidade e necessidade constante de inovação, ter líderes que sejam capazes de inspirar e promover um ambiente colaborativo se torna mais que essencial.

eBook Como aumentar o bem-estar dos colaboradores (1)

É nesse contexto que a liderança empática surge como uma abordagem eficiente para impulsionar a performance das equipes, levando a uma maior criatividade dos colaboradores com soluções inovadoras que são fundamentais na nossa indústria.

Comecei a minha carreira no Rio de Janeiro, já de olho no mercado paulista. Tive a oportunidade de ingressar em um trabalho em São Paulo 5 anos após a minha formação e por aqui fiquei, casei, tive uma filha…

Ao longo da minha vida profissional, eu tive a oportunidade de ser sempre muito acolhida e neste ambiente corporativo, algumas experiências me fizeram entender que o cuidado com o próximo é também abrir espaço para a percepção dos limites e dos sinais. Nosso corpo nos avisa se algo errado está por vir, nós é que fingimos não ver.

O meu me avisou e eu fui obrigada a parar e rever alguns conceitos. Me questionei e me questionaram sobre continuar na publicidade, e hoje, vejo que me permiti ao não limite e a falta de atenção comigo mesma.


Baixe gratuitamente os dois eBooks “É preciso falar sobre a saúde mental no ambiente de trabalho“: Nestes dois ebooks [Parte I e II] você encontrará mais sobre: Pesquisas e dados sobre o assunto, De que forma as empresas estão criando estratégias, Principais sintomas, Como ajudar os colaboradores. Material rico pelo RHPraVocê. Clique AQUI.


Liderar pessoas envolve capacidades que necessitam de grandes habilidades, como comunicação clara e assertiva, engajamento de time, motivação diária, além da busca pelo diálogo frequente. E ser líder, ser mulher e ser mãe é complexo, é transformador, exige muita organização, equilíbrio emocional, rede de apoio e disciplina. E, no final das contas, é, também, se tornar exemplo.

Atualmente, exercendo uma posição de liderança, valorizo demais as empresas que abrem espaço para a conexão entre pessoas. Precisamos exercer mais a empatia. Penso que se a empatia, uma palavra tão simples, atual e que tem o poder de transformar, se melhor exercida, muitos caminhos podem ser diferentes. E eu acredito que empatia no comando e no direcionamento, é o verdadeiro combustível para uma gestão de pessoas eficaz.

O CEO Marc Benioff da Salesforce é conhecido por sua abordagem empática e humanitária em liderança. Ele tornou a igualdade de remuneração uma prioridade e defendeu causas sociais, como o direito ao casamento igualitário.

Essa liderança empática ajudou a Salesforce a se tornar uma das empresas mais valiosas do mundo. Um dado interessante conduzido pela Universidade de Warwick, mostrou que equipes lideradas por líderes empáticos apresentaram um aumento de 18% na performance em comparação com equipes que não possuíam esse tipo de liderança.

Como líder, valorizo demais a conexão com profissionais e a colaboração para juntos, alcançarmos objetivos comuns. Todos podem dar pequenos passos para uma liderança transformadora: comece conhecendo as pessoas, escutando-as, fornecendo feedbacks construtivos, dando exemplos e fomentando uma cultura inclusiva.

A empatia como aliada ajuda a construir equipes fortes, engajadas e felizes e, dessa forma, colaboramos a tornar o mundo um lugar muito melhor!

Liderança Empática: verdadeiro combustível para gestão de pessoas

Por Marcela Santos, produtora executiva da MAGMA. Desde 2006 no mercado publicitário, passando por diversas agências e produtoras de audiovisual, ela já atendeu para grandes marcas, como Vivo, Itaú, Natura, Google, Netflix, Converse, Mitsubishi, TIM, Bradesco, entre outras.

 

Ouça o episódio 149, “Líder, já colocou a empatia no seu currículo?“. Na busca por uma gestão mais humanizada e em um momento em que o perfil das lideranças vem passando por transformações, a empatia surge como uma habilidade-chave para os líderes. Mas o que significa, na prática, ser um profissional empático? Como desenvolver essa habilidade? A pandemia e os períodos de crise também evidenciam a importância das soft skills no ambiente organizacional. Como o RH pode contribuir para que esse conceito faça parte da cultura da empresa? Conversamos com Vivian Laube, Especialista em Liderança e Comportamento Organizacional, e Priscila Monaco, Diretora Senior de RH da Visa. Acompanhe!

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos