Benefícios das práticas integrativas e complementares (PICs) para times em home-office

Atuação profissional, compromissos pessoais e demandas familiares: a pandemia evidenciou a integralidade do cotidiano humano, revelando a impossibilidade de setorizar a vida, ou ainda agir sem nenhuma influência emocional quando algum desses contextos não está em equilíbrio.

Por isso, gestores de times em home-office estão buscando cada vez mais proporcionar bem-estar aos seus colaboradores, enxergando-os não só como recursos, mas como indivíduos.

A exaustão por horas de trabalho remoto, solidão, o estresse por ter que lidar com o cotidiano familiar e as atividades diárias do trabalho, e ainda as questões de luto, medo e insegurança em relação ao futuro são alguns exemplos de sentimentos coletivos da atualidade.

Estes sentimentos levam a momentos de ansiedade, angústia, e falta de motivação, apontando assim, a necessidade de se pensar a saúde dos indivíduos de modo integral e não somente ao que se refere ao físico.

As Práticas Integrativas e Complementares (PICs) são um incentivo ao autocuidado e visam o equilíbrio, enxergando cada indivíduo como um sistema único de ser e de se expressar, observando a pessoa de forma integral em seus corpos mental, físico, emocional e energético.

Fazendo assim, uma leitura não apenas dos sintomas, mas principalmente observando as causas do desequilíbrio, ajudando a restabelecer a unidade funcional/vital saudável, através de práticas que tratam do corpo físico como Yoga, Relaxamento e Respiração, Alinhamento Energético, Acupuntura Radiestésica, Womb blessing.

Também existem práticas integrativas que cuidam do que se refere ao campo emocional com técnicas de Gestão Emocional, EFT – técnica de liberação emocional, Florais, Aromaterapia. E ainda, as que cuidam do campo mental/energético como Meditação, Aura Master, Terapia de Som, Reiki.

Entre os benefícios das PICs para times em home-office, estão o auxílio para um melhor foco e o aumento da produtividade, pois o equilíbrio entre mente e corpo é trabalhado, regulando o organismo. Com isso temos uma organização das atividades funcionais que levam a desaceleração da sobrecarga mental, emocional e física ocorrida por estresse e exaustão.

Uma vez que o funcionamento do organismo atinge um melhor equilíbrio e desempenho em suas funções, o estado de presença, foco e concentração aumenta, promovido por um estado saudável: físico, mental e emocional. É o que chamamos de ‘estar com energia’ e disposição, quando o organismo está funcionando em equilíbrio, de forma integrada e organizada.

Uma alternativa para a realização das PICs para profissionais em home-office está no atendimento on-line dessas terapias, isso porque elas trazem rápido resultado ao indivíduo, já que promovem o “sentir” e para isso não há tempo e espaço.

Dessa forma, o atendimento on-line pode ser explorado e efetivo, pois existe a percepção de forma real dos resultados. Esse formato de atendimento amplia a oportunidade de acesso às PICs, pois, qualquer pessoa com internet pode desfrutar de sessões remotas, independente de sua localidade. O que torna o serviço acessível para a busca por soluções que promovam o bem-estar nos times corporativos em home-office.

Home-office benefícios das PIC's

 

Por Laura Mariani, Fundadora/ Curadoria & Qualidade da Naomm, empresa especializada em atendimento on-line em práticas integrativas e complementares (PICs).