A Geração Z, nascida entre 1995 e 2010, é a primeira que cresceu com a tecnologia digital e tem características únicas em comparação com as gerações anteriores.

Há pouco tempo, o mercado de trabalho via jovens que lutavam pelo emprego dos sonhos, cheios de propósitos e dispostos a ganhar menos em prol de uma ocupação que tivesse alinhada com seus valores. No entanto, a geração Z já não pensam mais assim.

Para eles, o importante é ter dinheiro e estabilidade financeira. É o que mostra uma pesquisa chamada “Geração Z pelas lentes latinas”, realizada pelo Grupo Consumoteca, empresa de pesquisa e inovação, com 2 mil jovens da Argentina, Colômbia, Brasil e México, entre 17 e 24 anos e pertencentes às classes A, B e C.

Pesquisa Infojobs

Geração Z e mercado de trabalho

O levantamento aponta que 83% têm a estabilidade financeira como principal preocupação e 73% estão buscando rendas adicionais para além do trabalho regular. Além disso, a maior parte contribui ou banca as despesas de casa (85%).

Os millennials ficaram conhecidos como a geração que priorizou o gasto com experiências e não bens materiais. Em busca do lifestyle desejado, gastavam com intercâmbios, cursos e viagens, mesmo que isso significasse mais tempo na casa dos pais. Porém, a geração Z não quer repetir esta história.

Também conhecidos como nativos digitais, estes jovens desejam a liberdade através da independência financeira e da compra de bens materiais significativos: 83% almejam a compra de imóvel, 27% possuem algum automóvel e 63% planejam comprar um. Para eles, ter casa e carro volta a ser uma conquista almejada, pois eles resgatam o ideal de segurança em um mundo volátil e instável.

A pergunta que fica aqui é: “as lideranças sabem como lidar com a Geração Z?”

Veja mais: Maioria dos líderes acha difícil trabalhar com a Geração Z

Pensando nisso, listamos algumas dicas para as lideranças das empresas saberem como gerir esses jovens com mais assertividade:

Uma geração diversa

A geração Z valoriza diversidade, inclusão e transparência. Eles têm uma forte ética de trabalho e desejam ser desafiados e ter sempre novos desafios e oportunidades.

Estabilidade financeira

Eles têm a estabilidade financeira como principal preocupação no momento de se estabilizar dentro das empresas.

Tecnologia

É uma geração que cresceu com a tecnologia já desenvolvida e ela faz parte da sua realidade com naturalidade. Por isso, eles gostam de comunicações rápidas, diretas e, de preferência, por texto.

Flexibilidade

É um público que preza pela flexibilidade no ambiente de trabalho, principalmente em relação aos horários e trabalho remoto.

O que o líder deve fazer?

Fornecer feedback regular e construtivo, reconhecer as realizações desta geração, demonstrar que compreende suas especificidades e gerar oportunidades de desenvolvimento.

Feedback gera resultados1

Como gestor, pode ser que surjam dúvidas de como líder com esse público, então, separei algumas dicas:

Comunique-se claramente: como todas as gerações, eles valorizam uma comunicação clara e objetiva. Agora, muitos acham que essa geração prefere apenas o texto, mas às vezes, eles também sentem falta da interação social. Então, além de mandar mensagens, chame para um café e converse sobre possíveis dúvidas, perspectivas etc.

Promova a criatividade e inovação: conhecidos por sua criatividade e inovação, eles valorizam a autonomia e a liberdade para trabalhar em projetos criativos e desafiadores. Como líder, é importante promover a criatividade e inovação, incentivando seus colaboradores a oferecer ideias e soluções criativas.

Ofereça feedback regular e significativo: essa é uma geração que preza pelo feedback. Eles querem saber como estão se saindo e como podem melhorar. Destaque seus pontos fortes e identifique oportunidades de melhoria.

Ofereça desenvolvimento de habilidades: a geração Z está sempre procurando maneiras de desenvolver suas habilidades e competências. Eles valorizam a aprendizagem contínua e a oportunidade de crescer em suas carreiras. Pense em treinamentos e maneiras de promover o protagonismo.

Crie um ambiente inclusivo e diverso: essa geração também valoriza a inclusão e a diversidade, a experiência e oportunidades de novos aprendizados. Pense em ações que possam ampliar isso, como criar mais momentos de trocas entre o time, principalmente se o seu tiver várias gerações.

Essas são algumas dicas que podem ajudar a lidar com os mais novos que estão ingressando no mercado de trabalho. Lembre-se, todo mundo precisou de um começo, inclusive você. Pense no tipo de líder que você gostaria de ter tido no início da sua trajetória e se torne esse para seus liderados.

Desafio geracional: como lidar com a geração Z?

Allessandra Canuto e Valéria Oliveira

Por Allessandra Canuto, especialista em temas comportamentais e gestão da cultura e Valéria Oliveira, especialista em desenvolvimento de líderes e gestão da cultura.

 

 

 

 

Ouça o episódio 155 do RH Pra Você Cast, “O impacto da Geração Z nas relações de trabalho“. Pela primeira vez, quatro gerações dividem o mesmo ambiente de trabalho no mundo corporativo. Uma delas, a Geração Z, tem trazido diversas transformações e reflexões ao mercado de trabalho. Mas será que as empresas, líderes e RH conseguem entender o que esses jovens buscam e almejam para suas carreiras? O que tudo isso exige de revisão por parte da gestão de pessoas e como se tornar um “parceiro estratégico” desses profissionais? Neste episódio, conversamos com a doutora especialista em Geração Z, Thaís Giuliani, também consultora, mentora, escritora e criadora da Geração Zimago. Acompanhe:

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Capa: Depositphotos