Como uma solução de gestão de força de trabalho ajuda a reduzir custos? Setor de gerenciamento global da força de trabalho fechará o ano de 2023 valendo mais de 8 bilhões de dólares, com previsão de crescimento de 9,5% ao ano até 2033.
Mesmo com tantas mudanças recentes no mundo, principalmente no universo corporativo, algumas coisas permanecem as mesmas: a organização e o planejamento são fatores decisivos para o sucesso de uma empresa.
Quando a corporação lida com máquinas e contabilidade, essa estratégia já é um desafio; mas quando falamos em capital humano, que leva a empresa a cuidar de centenas ou milhares de colaboradores e suas necessidades
individuais, é nesse momento que verificamos quem está preparado para o crescimento de sua empresa.
Para otimizar essa tarefa hercúlea, o mercado de gerenciamento de força de trabalho vem se desenvolvendo a passos largos, utilizando tecnologia de ponta para ajudar corporações a alinhar objetivos, distribuir tarefas com maior facilidade e potencializar a produtividade das equipes.
As ferramentas atuais contam com inteligência artificial e aprendizagem de máquina para organizar turnos, prever atividades, gerir a folha de pagamento, se adequar às regras de contratação de outros países e muito mais.
Ao valorizar esse tipo de gestão, a empresa eleva sua capacidade de análise dos dados e permite uma melhoria dos processos diários, com a chance de direcionamentos mais estratégicos. A digitalização é, geralmente, o melhor caminho.
Com a automação dos processos, os gestores deixam de realizar atividades repetitivas e focam na melhoria de sua equipe. Enquanto isso, a inteligência e análise das informações se traduz em dados e métricas precisas e assistidas em tempo real, possibilitando tomadas de decisão mais rápidas e eficientes.
Ao enxergar o cenário de forma mais ampla e baseado em dados concretos, o gestor consegue contribuir com melhorias de processos, atendimento ao cliente e resultados financeiros. Não é à toa que esse mercado vem crescendo exponencialmente nos últimos anos. Acompanhamos os resultados de um estudo recente da Persistence Market Research que o setor de gerenciamento global de força de trabalho fechará o ano de 2023, valendo mais de 8 bilhões de dólares, com previsão de crescimento de 9,5% ao ano até 2033.
O mercado é impulsionado principalmente pela crescente demanda por soluções baseadas em nuvem, que permitem o armazenamento de dados de forma muito mais conveniente. Além disso, a implementação de sistemas desse tipo tornou o acompanhamento da força de trabalho remota muito mais fácil.
O mesmo estudo indica que as empresas que investem nesse tipo de gestão tornam-se mais competitivas
que seus pares, aprimorando a produtividade, qualidade de vida e capacitação das equipes. Um bom gerenciamento da força de trabalho permite realizar o máximo da capacidade de produção atual antes de investir em contratações, aproximando a empresa do teto de sua capacidade produtiva.
Um dos dados analisados pela ferramenta são os indicadores de desempenho, que ajudam a empresa a melhorar a divisão de tarefas e a construir um histórico para projetar cenários. Com o acompanhamento da capacidade produtiva máxima e realizada, é possível estimar o tempo necessário para atender as demandas e a necessidade de aumento de pessoal. A sobrecarga e a ociosidade são problemas comuns quando as decisões são tomadas sem informações adequadas.
A tecnologia ainda auxilia a companhia a reforçar o compliance, identificando o descumprimento de normas com mais facilidade (como excesso de horas extras ou o mau uso das horas de trabalho, entre outros).
Um dos pontos mais importantes dessa ferramenta, porém, é trazer mais qualidade de vida aos colaboradores, que passam a atuar de forma mais precisa e dentro de suas principais habilidades e afinidades – o que também favorece o planejamento de carreiras e capacitações extras. A empresa também ganha mais facilidade para atender às demandas das equipes no que diz respeito à administração de horários, turnos, folgas e justificativa de ausências.
Além da organização, que passa a reter seus talentos e a economizar tempo, dinheiro e recursos, quem ganha com a adoção dessa ferramenta de gestão são os clientes. Além de melhorar o tempo dedicado ao seu atendimento, os dados mostrarão quais são as pessoas mais adequadas para cada tarefa, de acordo com as competências necessárias para resolver o problema do contratante.
É neste contexto que o gerenciamento da força de trabalho vem ganhando cada vez mais importância nas decisões estratégicas das empresas.
Em um mercado cada vez mais competitivo, contar com uma equipe de trabalho cuidadosamente treinada e inteligentemente distribuída será o seu recurso mais valioso.
Por José Pedro Fernandes, Vice-Presidente da SISQUAL® WFM.
Ouça o episódio 162 do podcast RH Pra Você Cast, “Como superar processos seletivos longos?“. Quem aí nunca enfrentou um processo seletivo que parecia interminável? Você sai de um teste, vai para outro, passa pela entrevista em vídeo, o tempo continua passando, a vaga não informa quantas etapas ainda faltam e a jornada, marcada pela incerteza e pela longitude, se torna um verdadeiro incômodo. Quem dera tivesse uma fórmula mágica para passar por tudo isso com mais facilidade, não é mesmo?
Fato é que, seja curto ou seja longo, todo processo seletivo pode ser superado pelos candidatos mais preparados. E o que deve ser feito é o que nos revela Ticyana Arnaud, Estrategista de Recolocação Profissional e Gestão de Carreira. Nesse episódio do RH Pra Você Cast, ela conta todos os segredos para que os candidatos não apenas vençam seleções longas, como também sejam mais competitivos nas vagas em que se inscrevem. Confira:
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