Benefícios corporativos são alguns dos mais importantes fatores para a retenção e a motivação de colaboradores de uma empresa. Entretanto, a gestão desses benefícios pode parecer um grande desafio para as empresas e seus departamentos de RH.
Muitas empresas veem os benefícios como algo extremamente custoso, apesar de necessário. Entretanto, boa parte desses gastos geralmente está associada a um valor desnecessariamente gasto devido a uma gestão ineficaz ou inexistente desses benefícios.
A seguir, confira algumas das principais coisas a se considerar a respeito da gestão de benefícios e o impacto que ela, quando feita de forma categórica, pode beneficiar a empresa e reduzir seus custos.
A importância da gestão de benefícios para empresas e RHs
Os benefícios corporativos, obrigatórios ou não, são fundamentais para todo o quadro de colaboradores de uma empresa, uma vez que, além de assegurar seus direitos, aumentam a qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. A gestão desses benefícios tais quais quaisquer remunerações oferecidas aos colaboradores além de seu salário, comumente são gerenciadas pelo departamento de Recursos Humanos da empresa.
Essa gestão se trata de um gerenciamento estratégico que auxilia a evitar desperdícios, melhorar a produtividade da equipe, possibilita uma atuação mais assertiva do time de RH, reduz tempo e, principalmente, gastos. Por isso, gerenciar com precisão os benefícios oferecidos é algo fundamental para garantir que a empresa não esteja gastando mais do que o necessário, principalmente com benefícios obrigatórios, como é o caso do Vale-Transporte.
Vale-Transporte ou Vale-Transtorno?
O VT é um benefício assegurado por lei e, portanto, não deve ser apresentado aos colaboradores como um diferencial; trata-se de uma obrigatoriedade por parte da empresa. Por conta disso, o Vale-Transporte acaba posando como um dos maiores desafios para as empresas, uma vez que o controle do mesmo pode exigir muitos esforços e recursos do setor de RH, e sua gestão ineficiente pode ser extremamente custosa para a empresa.
Este custo extenuante se dá, principalmente, por conta de casos em que ocorre o uso inadequado do benefício, como o empréstimo para terceiros. Além disso, caso parte do valor não seja utilizado e acabe por ficar acumulado, significa que gastos desnecessários ocorreram. Portanto, um controle e gerenciamento do VT é imperativo para que a empresa consiga reduzir significantemente os custos voltados aos benefícios.
Como aplicar uma boa gestão de benefícios
Após compreender a importância de uma gestão de benefícios assertiva, o pensamento mais comum é “e agora?”.
A forma mais simples de garantir que o gerenciamento de benefícios de sua empresa esteja sendo feito da maneira correta, mas sem sobrecarregar os colaboradores de sua empresa, é por meio de empresas especializadas. Empresas como a RB Benefícios possuem anos de experiência na gestão de benefícios, e facilitam o trabalho de sua equipe ao passo em que ajudam a minimizar consideravelmente os custos antes despendidos aos benefícios corporativos.
Por Gisele Zacharias – Gerente de Recursos Humanos da RB Serviços