Com a revolução nas telecomunicações e os novos recursos tecnológicos, o RH percebeu que pode contar com a tecnologia da informação para aprimorar as suas operações. Resultado disso é o recrutamento online que está se desenvolvendo gradativamente e conquistando cada vez mais espaço nas organizações.

Ao realizar de forma inteligente o processo seletivo online e filtrar as principais características dos candidatos pretendidos, o recrutador tem mais possibilidades de encontrar especialistas com os perfis ideais para as vagas disponíveis.


Confira este kit contendo 4 eBooks sobre o tema Diversidade e Inclusão: “Whirlpool destaca-se no mercado com Programa de Diversidade e Inclusão”; “Dive in – Os Desafios do Recrutamento da Diversidade”; “4ª edição do Fórum Gestão da Diversidade e Inclusão” e “Rótulos e Preconceitos: Viés Inconsciente Pelos Olhos da Neurociência”, produzido pelo Grupo TopRH. Clique AQUI.


Entretanto, por mais que estejamos em plena era digital, o uso de tecnologias para digitalizar alguns processos é menos intenso no RH quando comparado a outras áreas de negócio. Estima-se que pouco mais de 10% das empresas brasileiras utilizam ferramentas online para recrutar candidatos a vagas de emprego. 

Para solidificar a ideia vantajosa de aderir à seleção online, um estudo realizado pela ManpowerGroup, empresa global de soluções para recursos humanos, aponta que fazer o recrutamento online, por meio da triagem automatizada de currículos, reduz cerca de 35% a carga de trabalho durante a análise das candidaturas.

 Em outro levantamento com dados consolidados de LinkedIn, até 88% dos currículos recebidos são considerados não qualificados e um recrutador passa, em média, 23 horas analisando perfis para uma única contratação. Ou seja, é um tempo que poderia ser otimizado e direcionado para outras atividades estratégicas.

As empresas que entendem a relevância do processo de recrutamento e seleção colhem benefícios importantes, tanto no curto quanto nos médio e longo prazos, visto que o procedimento pode proporcionar agilidade, redução de custos, segurança e minimização de erros, sem mencionar que pode ser uma medida mais sustentável.

Além da automatização dos processos, a seleção virtual melhora a marca empregadora e dá mais insumos para que a equipe de contratação faça uma escolha assertiva quanto ao candidato durante a etapa seletiva. De forma resumida, entenda melhor os benefícios: 

Custo: a realização de processos seletivos online proporciona diminuição de custos, tanto para as empresas quanto para os candidatos. As companhias podem otimizar os investimentos com divulgação das vagas e diminuem os custos para a realização de etapas do processo in loco, como aluguel de espaços ou coffee breaks.

Além disso, o candidato evita gastos com impressão, envelopes e deslocamento para entregar o currículo. Ele envia suas informações pela internet, podendo contatar várias organizações em um curto período;

Tempo: as empresas que fazem recrutamento e seleção online, investem em automação e descobrem que seus recrutadores possuem um tempo maior para focar nos aspectos “mais humanos” e estratégicos do processo de seleção em vez de se afundarem em tarefas tediosas e táticas; 

Minimização de erros: com um sistema que estruture o processo, as etapas se tornam menos confusas, mais aproveitadas e o índice de erros nas contratações diminui, saindo tudo de acordo com o planejado;

Segurança de dados: a segurança da informação é um assunto ainda um pouco polêmico, visto que dados sigilosos das empresas e dos candidatos ficam armazenados em bancos e servidores externos.

Quando os dados são enviados, a confidencialidade fica garantida, pois para acessá-los é preciso fazer login. Assim, só quem tem a senha pode entrar na plataforma de acompanhamento do recrutamento e da seleção, respeitando os requisitos da LGPD;

Sustentabilidade: o ganho em sustentabilidade é enorme. Além de ser muito mais fácil manusear e armazenar os arquivos, com o recrutamento online os papéis de currículo, por exemplo, deixam de existir. Os documentos ficam todos no espaço digital, sem dificuldades, com fácil acesso e praticidade.

Contudo, a tecnologia permite análises mais rápidas, com menores custos e mais assertividade. No entanto, três itens são indispensáveis para utilizá-la adequadamente: boa comunicação, acompanhamento contínuo e bom software de gestão. 

Para tal, é preciso manter uma boa comunicação com cada candidato, indicando as próximas etapas e gerando feedbacks claros. Também é preciso acompanhar os resultados continuamente, avaliando os candidatos que estão aptos para prosseguir, sem perder tempo.

Outro ponto que pode otimizar esse processo é um bom software de recrutamento online. Com ele, é possível centralizar as diversas vagas em aberto em um único lugar, compartilhar perfis entre usuários da empresa e acompanhar indicadores-chave de desempenho.

Recrutamento online: sinônimo de redução de tempo, custo e erros

Por Rafaela Manes, Diretora de Desenvolvimento de Negócios em mercados de língua portuguesa da TestWe. É formada em Comunicação Social com capacitação em Publicidades e Marketing. Especializada em comunicação e cultura, pesquisa e expertise nas indústrias culturais e na mídia pela Université Paris 8. 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 70, “Quais competências não podem mais faltar para um profissional de RH?” com Emanuella Velez, uma das 25 mais influentes vozes do LinkedIn no Brasil. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos