É uma prática comum empresas contratarem famosos e influencers digitais para campanhas de difusão de branding. Mas a novidade agora é convidar os próprios colaboradores para fazerem isso. Nessa estratégia, chamada employee Advocacy, as pessoas que conhecem o negócio de perto apoiam as iniciativas de divulgação e fortalecimento da marca empregadora.

Esse método é uma das ramificações do marketing de defensores, que engloba uma série de ações para conquistar pessoas que “advoguem” para uma marca espontaneamente. Segundo a Consultoria Gartner, 90% das companhias B2B terão programas de Employee Advocacy, também conhecidos como Embaixadores da Marca, em 2023.

Como funciona um programa de Employee Advocacy
Mas como os próprios colaboradores se tornam os “advogados” da empresa? Geralmente, eles compartilham em suas mídias sociais as principais práticas da marca, tanto internas quanto externas, e mostram a experiência do dia a dia no trabalho. A realidade é que os colaboradores já estão nas redes, então, vale a pena aproveitar o engajamento que eles podem trazer.

Veja mais: Por que usar employer branding para atrair profissionais de tecnologia?

Um estudo realizado pela PostBeyond, plataforma voltada para iniciativas de employee advocacy, mostrou que mensagens sobre uma empresa podem ter um alcance 561% maior quando compartilhadas por funcionários, em comparação aos canais oficiais da marca.

No setor de tecnologia para o agronegócio, a Aliare foi uma das primeiras empresas a aderir a tendência. No dia 03 de outubro, lançamos a 3ª edição do Programa de Embaixadores, para o qual 18 colaboradores foram selecionados. Agora, esses talentos passam a ser os responsáveis por disseminar os valores da companhia durante os seis meses em que estiverem participando do projeto.

Indicadores de Employer Branding

Os colaboradores que se inscrevem para o programa passam por uma seletiva, que dura 15 dias. Esta fase se constitui pelas análises de redes sociais, influência interna, fit cultural e sinergia com os valores defendidos pela marca. Após o anúncio dos contemplados, os Embaixadores passam pelo onboarding e iniciam uma trajetória de conhecimento, networking e protagonismo.

Os Embaixadores transmitem o propósito, os valores e o jeito de ser da organização, por meio de suas redes de contatos. O programa tem impulsionado não apenas o employee Branding, mas também a experiência de trabalho e carreira dos participantes.

Veja mais: Como a experiência do candidato afeta o Employer Branding?

Do mesmo modo, há vantagens para os colaboradores que fazem parte do programa. Periodicamente, nossos influenciadores fazem imersões, workshops e participam de treinamentos com profissionais especialistas em hard e soft skills. Além disso, eles recebem prêmios e benefícios especiais.

Benefícios para atração de talentos
Um levantamento da consultoria Page Outsourcing mostrou que 64,3% dos interessados em uma vaga levam em consideração a experiência das pessoas que trabalham na empresa. E, segundo o LinkedIn, companhias com um programa de employee advocacy estruturado têm 58% mais chances de atrair novos talentos.

Então, quando um colaborador divulga a marca empregadora de forma positiva, a palavra dele passa credibilidade e gera um interesse maior naqueles que estão buscando uma nova oportunidade no mercado de trabalho.

E apesar do turnover de funcionários ter crescido em todo o mundo após a pandemia, em especial no segmento de TI, o orçamento para atração de novos talentos continua sendo um desafio na maior parte das empresas. Nesses casos, um programa de employee advocacy se torna ainda mais eficaz, pois requer menos recursos que outras ações mais utilizadas, como a contratação de influenciadores digitais.

Funcionários influenciadores são tendência para 2023

Por Andrielle Queiroz, gerente de Gente & Cultura na Aliare e docente de pós-graduação. É especialista em Gestão de processos de Negócios (BPM), Gestão Empresarial, Employer Branding, Employee Experience, Endomarketing e outros.

 

 

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 84, “O desafio de atrair os melhores talentos de tecnologia” com Juliana Gusmão, diretora de Talent Acquisition da Nuvemshop. Clique no app abaixo:

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Capa: Depositphotos