Com a impossibilidade de sair de casa, os colaboradores ficaram longe dos escritórios por um longo período durante a pandemia da Covid-19. Agora, após a retomada econômica e das atividades comerciais, encontramos também a possibilidade de reaproximação.

O cenário trouxe essa nova realidade como um verdadeiro desafio, e as empresas precisam se esforçar para promover o contato interpessoal e engajar os colaboradores.

Um momento de imersão, foco e trabalho conjunto, os eventos integrativos fora do escritório têm sido a grande procura, uma vez que as organizações conseguem explorar novas estratégias, planejar e incentivar o comprometimento e o engajamento.

Veja mais: Comunicação 360º para um relacionamento corporativo saudável

É a grande oportunidade de construir uma nova conexão fora da rotina de trabalho. Muitas vezes, a rotina das empresas faz com que as pessoas deixem de olhar para as relações interpessoais. Sendo a conexão e a construção de novas estratégias a base dessa integração, assim como o compartilhamento de metas e objetivos, as pessoas passam a se conhecer melhor.

A partir disso, os funcionários passam a realizar atividades que antes, sozinhos, não conseguiam. Prova de que a cultura colaborativa é fundamental.

Veja mais: 5 dicas para melhorar a comunicação interna das empresas

Sem o engajamento, observamos um grande impacto trazido pelo distanciamento da pandemia: houve redução na capacidade de criar, resolver problemas em conjunto de forma mais assertiva, trazer novas soluções e fazer diferente.

Há, inclusive, um estudo de 2020 do Instituto de Pesquisa Gallup sobre a diferença entre resultados de equipes engajadas e não engajadas: colaboradores engajados vendem 20% a mais, são 17% mais produtivos e apresentam 40% a menos de absenteísmo. Empresas com maior nível médio de engajamento de seus colaboradores geram 21% a mais de lucro.

Ao criar um ambiente em que as pessoas pudessem sair do escritório e participar de momentos de reflexão e tomada de decisão importante da empresa, torna-se possível criar novas estratégias de negócios, definir lançamentos de novos produtos, desenhar o pipeline de inovação da empresa ou estruturar o plano comercial. As possibilidades são infinitas!

Eventos integrativos auxiliam no engajamento

Por Luciano Menegasso, sócio diretor da área de Planejamento e Gestão Estratégica da C&S Projetos e Mercado, engenheiro agrícola, responsável pela aprovação de diversos planos de negócios no âmbito dos programas de fomento à inovação BNDES/FINEP como Inova Agro, Inova Sustentabilidade e PAISS Agrícola.

 

Ouça também o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 72, “O papel do RH e do gestor de pessoas na chamada “nova economia” com Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e de Estratégia e Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, ambos do Ifood. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos