Saber liderar uma equipe exige conhecimentos que vão muito além das salas de universidades e das matérias aprendidas durante as graduações. A gestão de pessoas se trata de uma responsabilidade enorme e o comportamento do líder reflete diretamente no engajamento da equipe e, consequentemente, em seus resultados. Por isso, empresas humanizadas e grandes CEO’s e líderes do mercado vêm buscando investir cada vez mais em autoconhecimento.
A prática, que está em alta, ajuda o líder ou pessoa de qualquer outro cargo a enxergar e entrar em contato com a própria essência, entendendo, com clareza, o que é preciso ser feito e superado para se tornar um ser humano melhor, tanto profissionalmente como na vida pessoal.
O autoconhecimento deve ser guiado por um especialista, que irá apontar o que, muitas vezes, é invisível aos próprios olhos. Sendo assim, a aquisição de líderes com essa expertise se torna um verdadeiro diferencial e aqueles que, realmente, querem liderar, precisam ter coragem para se olhar e humildade para reconhecer o que é preciso melhorar e quais são seus gaps.
A prática é uma jornada sem fim que dói, mas é necessária, por isso, minha sugestão é que todos mergulhem nela. Para ajudar nessa jornada, decidi listar abaixo cinco dicas para que todos possam se tornar um verdadeiro líder, garantindo a evolução e o sucesso das empresas e equipes. Confira, abaixo, quais são elas:
Dica 1 – Seja um líder e não um chefe
A diferença entre um líder e um chefe é que o segundo, normalmente, está muito mais voltado para si do que para a sua equipe. Ele vive no ego, buscando reconhecimento e preocupado em mostrar que ele é o melhor, com seus próprios interesses e metas pessoais. Enquanto isso, o líder é aquele que já passou da fase de buscar reconhecimento e de provar para ele mesmo e para os outros que ele é bom.
Ele é seguro de si, humilde e admite que não sabe de tudo e, por isso, sempre está disposto a aprender. Por não estar voltado para o seu próprio umbigo, o líder dedica seu tempo para desenvolver e treinar sua equipe, tendo como maior alegria ver a evolução de cada colaborador.
Ele inspira seus liderados e tem consciência de que suas decisões e omissões impactam diretamente na vida de muitas pessoas. Essa é a gestão que leva os negócios para frente e que ainda é pouco encontrada dentro de culturas organizacionais.
Dica 2 – Faça diferente do que os outros fazem
A liderança precisa se destacar, mostrar comprometimento e entregar bons resultados. Para isso, ela precisa contar com disciplina, ética e persistência, que são valores que vencem o talento e o ego, ajudando quem está focado a realizar e persistir, enquanto mostra a todos os seus diferenciais. Outro ponto importante, que é um grande diferencial, é a capacidade de criar conexões e de se relacionar, além da consciência de que sempre há algo que pode ser melhorado.
Muitas vezes, as pessoas acreditam que pedir desculpas e reconhecer seus erros os tornam fracos, mas eu garanto que a postura de vulnerabilidade e humildade só traz força e confiança da equipe e das pessoas ao redor. Uma pessoa para se tornar uma boa líder precisa disso.
Dica 3 – Identifique padrões familiares
Muitas vezes, seguimos as mesmas ações e escolhas dos nossos familiares, apresentando muita dificuldade de fazer diferente. Isso pode fazer com que não seja possível mudar um padrão de fracasso, por exemplo, repetindo histórias dos que vieram antes na árvore genealógica. Isso tudo acontece inconscientemente, claro.
Então, identifique e agradeça este padrão e de maneira alguma negue ele ou sua história. Honre sua família e suas raízes, compreendendo que a força está exatamente em nos conectarmos com os que vieram antes de nós. Certamente, nosso destino tem sido mais leve do que o deles. Agradeça sempre e mostre também as suas singularidades.
Dica 4 – Perdoe se existir algo que necessite ser perdoado
Cada um tem um nível de consciência e julgar a posição do outro não vai fazer ninguém melhor. Todos fazem o melhor que podem dentro dos recursos e da consciência que possuem no momento. Sendo assim, perdoe. Isso fará você se sentir mais livre para seguir em frente e também poder focar nos seus objetivos. Quem fica remoendo o passado acaba focalizando a energia no lugar errado e, assim, dificilmente consegue exercer seu papel como líder.
Nossas relações refletem nosso interior. Por isso, é preciso curar traumas e dores do passado para se viver no presente. Saber quem você é ajuda os líderes a evitarem a busca por reconhecimento e elogios que aumentem o seu ego, sem se importar com o outro ou sua equipe.
Dica 5 – Vire a página e siga em frente
Após o perdão, surge a capacidade de virar a página e eu acredito muito que nossa vida exterior é reflexo do nosso interior. Se o líder fica preso a algo que não aconteceu da maneira que ele gostaria, a vibração dele cai e as coisas começam a piorar, de maneira geral. É importante ser capaz de virar a página e aceitar o que já foi. Por isso, criei, junto com meu marido e diretor geral da CCS, Ricardo Perez, o Treinamento NEXT – O Próximo Estágio da Liderança. O projeto busca treinar líderes com o que o futuro precisa: consciência, valores e humildade, para que, assim, eles possam mudar o mercado e o mundo ao seu redor.
Com exemplos práticos e reais, que utilizam de recursos teatrais e depoimentos de vivências, o objetivo é fazer com que os diretores, gerentes e coordenadores das sedes da empresa em Limeira (SP) e Palmeira (PR) reflitam sobre seus comportamentos diários e coloquem as mudanças no cotidiano, já que os líderes são espelhos.
Assim, se eles estiverem vivendo seu propósito e inspirando outras pessoas, por meio de atitudes conscientes, o impacto positivo é gigantesco. E esta é a base e a estrutura do nosso treinamento exclusivo, que vem nos ajudando a fortalecer a cultura organizacional da CCS, além de sentir que os colaboradores estão mais felizes e motivados.
O reflexo do método desenvolvido afeta diretamente nos resultados da instituição que ganhou três certificações consecutivas do Great Place to Work (GPTW) como uma das melhores empresas para se trabalhar e no faturamento que prevê o ganho de 1 bilhão de reais até o final deste ano.
Por Greice Ciarrocchi, expert em Relações Humanas (RH) e presidente da CCS Tecnologia e Serviços SA, empresa especializada no fornecimento de peças de aço de alta complexidade, soldadas e montadas para empresas de máquinas de construção, mineração e agrícolas, além de empilhadeiras de todo o mundo.
Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?
Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: