O isolamento e todos os desafios que vivemos nos últimos anos foram responsáveis pela construção de um novo mercado de trabalho.
Além do que muitos imaginavam, essa mudança não foi momentânea. É fato!
Novas tecnologias chegaram para aprimorar as necessidades do cenário corporativo, adaptando-o para o modelo home office e, mais atualmente, híbrido.
Vivemos um desafio de engajar, reter, estruturar e, além, ouvir, a cada um dos colaboradores que fazem o dia a dia das empresas.
É o que chamamos de RH 4.0.
Atrelado a isso, um dos principais impasses para o RH que faz uma gestão de pessoas à distância é justamente a aplicação de soluções e serviços que atendam às necessidades do teletrabalho. Questões como marcação de ponto, se tornaram um problema para as organizações que precisaram implementar um modelo flexível em sua rotina.
Nesse sentido, essas empresas que utilizavam de práticas manuais para a realização desse controle, viram a urgência de novas soluções capazes de otimizar seus processos.
Nessas transformações, as consultorias de RH passaram a desempenhar grandes papéis na reestruturação de algumas empresas e início de uma nova era para outras, oferecendo o suporte tecnológico necessário, e sendo responsáveis por ajudar grandes companhias a crescerem e se desenvolverem em seus meios de atuação.
Atualmente, o mercado conta com ferramentas que permitem transformar a experiência de trabalho ao promoverem integração, com serviços personalizados de acordo com as necessidades de cada organização.
Soluções como esta não beneficiam apenas os modelos de teletrabalho, mas sim o setor de RH como um todo, uma vez que oferece uma maior praticidade para a rotina de gestão de pessoas, e otimização para os processos burocráticos das organizações, que passam a ser mais práticos e assertivos.
Por exemplo, as organizações industriais que trabalham com produção e operação, não conseguem se adaptar a modelos como o home office. Para empresas como essas, o uso dessas ferramentas promove uma maior agilidade para o time de gestão, ao possuírem uma ferramenta de integração capaz de gerenciar a escala dos colaboradores de forma automatizada.
Essas ferramentas atuam justamente na autonomia para gerenciar informações relacionadas a gestão de tempo com maior facilidade. O que acaba substituindo modelos tradicionais de controle e resulta em mais ganho de tempo para a equipe de gestão de pessoas, ao disponibilizar e gerenciar esses dados na nuvem.
A tecnologia está aprimorando as operações do RH e o tornando cada vez mais estratégico.
É evidente que estamos em uma jornada sem volta na evolução do setor de recursos humanos dentro das empresas, com novos serviços e soluções capazes de promover produtividade e agilidade nos processos de gestão de pessoas.
Por Rafael Favaro, CMO da Intelligenza IT, a maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH. Graduado em Ciência da Computação e pós-graduado em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas, o executivo possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 72, “O papel do RH e do gestor de pessoas na chamada “nova economia”” com Diego Barreto, vice-presidente de Finanças e de Estratégia e Susanne Andrade, especialista em desenvolvimento humano, ambos do Ifood. Clique no app abaixo:
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