O isolamento e todos os desafios que vivemos nos últimos anos foram responsáveis pela construção de um novo mercado de trabalho.

Além do que muitos imaginavam, essa mudança não foi momentânea. É fato!

Novas tecnologias chegaram para aprimorar as necessidades do cenário corporativo, adaptando-o para o modelo home office e, mais atualmente, híbrido.

Vivemos um desafio de engajar, reter, estruturar e, além, ouvir, a cada um dos colaboradores que fazem o dia a dia das empresas.

É o que chamamos de RH 4.0.

Atrelado a isso, um dos principais impasses para o RH que faz uma gestão de pessoas à distância é justamente a aplicação de soluções e serviços que atendam às necessidades do teletrabalho. Questões como marcação de ponto, se tornaram um problema para as organizações que precisaram implementar um modelo flexível em sua rotina.


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Nesse sentido, essas empresas que utilizavam de práticas manuais para a realização desse controle, viram a urgência de novas soluções capazes de otimizar seus processos.

Nessas transformações, as consultorias de RH passaram a desempenhar grandes papéis na reestruturação de algumas empresas e início de uma nova era para outras, oferecendo o suporte tecnológico necessário, e sendo responsáveis por ajudar grandes companhias a crescerem e se desenvolverem em seus meios de atuação.

Atualmente, o mercado conta com ferramentas que permitem transformar a experiência de trabalho ao promoverem integração, com serviços personalizados de acordo com as necessidades de cada organização.

Soluções como esta não beneficiam apenas os modelos de teletrabalho, mas sim o setor de RH como um todo, uma vez que oferece uma maior praticidade para a rotina de gestão de pessoas, e otimização para os processos burocráticos das organizações, que passam a ser mais práticos e assertivos.

Por exemplo, as organizações industriais que trabalham com produção e operação, não conseguem se adaptar a modelos como o home office. Para empresas como essas, o uso dessas ferramentas promove uma maior agilidade para o time de gestão, ao possuírem uma ferramenta de integração capaz de gerenciar a escala dos colaboradores de forma automatizada.

Essas ferramentas atuam justamente na autonomia para gerenciar informações relacionadas a gestão de tempo com maior facilidade. O que acaba substituindo modelos tradicionais de controle e resulta em mais ganho de tempo para a equipe de gestão de pessoas, ao disponibilizar e gerenciar esses dados na nuvem.

A tecnologia está aprimorando as operações do RH e o tornando cada vez mais estratégico.

É evidente que estamos em uma jornada sem volta na evolução do setor de recursos humanos dentro das empresas, com novos serviços e soluções capazes de promover produtividade e agilidade nos processos de gestão de pessoas.

A evolução da tecnologia aplicado a RH estratégicoPor Rafael Favaro, CMO da Intelligenza IT, a maior consultoria nacional de tecnologia SAP para RH. Graduado em Ciência da Computação e pós-graduado em Marketing pela Faculdade Getúlio Vargas, o executivo possui mais de 20 anos de experiência na área de tecnologia.

 

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