O mundo não para: Os negócios atravessam o período transformador, do pós vacina, com o auxílio da tecnologia sem perder a humanização.
Com a pandemia, a tecnologia se desenvolveu em diversos nichos de maneira escancarada, o que automaticamente aumentou outros setores, como o da economia.
Para lidar com alguns desafios que o isolamento causou na sociedade, a tecnologia foi uma grande aliada para que vários negócios continuassem funcionando e não fossem prejudicados.
Um estudo da Economist Intelligence Unit – EIU, patrocinada pela Microsoft, investigou como a relação entre Tecnologia, Negócios e Pessoas evoluiu durante a pandemia de Covid-19.
A porcentagem que citou o envolvimento dos funcionários como um imperativo de tecnologia disparou de 24% antes da pandemia, para 36% durante e teve um aumento de 10% em manufatura, serviços financeiros, varejo e educação.
A vacina contra a Covid-19 foi a certeza dos empresários brasileiros de que suas empresas iriam tomar rumo novamente, que a recuperação da economia estava perto e que tudo estava chegando ao fim.
A pesquisa “Cenário Pós-Vacina: o que podemos esperar dos negócios?” mostrou que 68% dos líderes de empresas – varejo, serviços, indústria, startups e outros setores, colocam o responsável pela retomada da economia o programa de vacinação em massa.
Com todo esse desenvolvimento, está cada dia mais comum ver a cultura do metaverso e realidade virtual sendo instalada em várias empresas, de pequenas a grande porte, porque isso vai facilitar a vida dos clientes e colaboradores.
Consumidores e empresas poderão levar suas identidades, moedas e experiências a qualquer lugar que desejarem. O metaverso promete um mundo digital 3D super realista, onde o usuário pode, comprar, vender, recrutar, e muitas outras ações com clientes e comunidades, facilitando caso não seja possível esse encontro pessoalmente.
Investir no metaverso é essencial para estar antenado com o futuro, e mesmo com a presença constante da tecnologia, a humanização é parte fundamental de um negócio.
A tecnologia é o meio para conquistar os objetivos, e a humanização é a forma de manter uma boa relação com o cliente.
As empresas estão focadas no futuro, e procurando investir no que irão agregar em resultados para suas vertentes, com equipamentos mais funcionais, conteúdos que possam trazer um diferencial ao mercado, estruturas modernas e uma equipe mais qualificada.
Por Rogério Silva, CEO do Cebrac – Centro Brasileiro de Cursos e Especialista em Carreiras.
Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 99, “Dois anos de pandemia: o que mudou no universo corporativo?” com Rafael Ricarte, líder de produtos de carreira da Mercer Brasil e André Vicente, Diretor Geral da Adecco no Brasil. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: