O filme Star Wars instiga que o propósito é a força propulsora que orienta e energiza as pessoas que o fazem.
Gerir pessoas é saber lidar com um conjunto de habilidades e estratégias utilizadas para alcançar os resultados com um clima saudável. Um dos maiores desafios das empresas é manter um bom relacionamento dentro do ambiente corporativo e, por esta razão, muitas delas adaptam a cultura organizacional com um estilo mais conceitual, podendo até mesmo seguir uma temática de livros ou filmes.
Segundo um estudo da Deloitte (empresa líder em serviços de auditoria), 88% dos funcionários e 94% dos executivos entrevistados afirmam que o sucesso a longo prazo de uma empresa é resultado do impacto de sua cultura organizacional. Esse fato se dá pela alta taxa de retenção de colaboradores que ela pode trazer.
Em nossa empresa visamos sempre o bem-estar da nossa equipe através da confiança e empatia. Nessa concepção, inserimos uma filosofia cinéfila à nossa cultura organizacional ao considerar toda a doutrina do filme Star Wars, que traz referências dos desafios presentes nas empresas e nas galáxias que fazem parte da rotina, e entendê-los é a melhor maneira de promover a sintonia e harmonia entre os colaboradores.
Os ganhos advindos de um ambiente interno de trabalho sadio são inúmeros. Uma cultura que é clara e transmite os seus propósitos agrega ao time uma proposta de valor, onde cada funcionário se sente mais pertencente e sabe a razão por entregar um trabalho bem executado.
Segundo o relatório Time Talent Energy (empresa que analisa a produtividade de equipes), o funcionário que se sente engajado e inspirado pela cultura organizacional de sua empresa pode ser até 125% mais produtivo.
Pensando na qualidade de vida de um time, muitas empresas já aderiram à sua cultura uma filosofia atrelada à temáticas que fazem alusão a séries, líderes históricos inspiradores, lemas e até mesmo a filmes. A comunicação e a cultura bem sistematizadas conectam os funcionários com a missão, visão e valores da empresa, transmitindo êxito e uma melhor experiência à equipe.
Você já parou para pensar em quantas pessoas diferentes formam o time da sua empresa?
Cada pessoa possui uma personalidade, uma maneira de pensar, a sua cultura e tradição e seus próprios objetivos. Quando uma empresa valoriza o seu capital humano, ela entendeu perfeitamente o real significado da construção do sucesso. Uma cultura organizacional mais atrativa permite uma hierarquia mais saudável, com um canal de comunicação flexível, como, por exemplo, no que permite que as pessoas possam se inspirar e se identificar com a cultura através de doutrinas de um tema geek.
Pensando nisso, listo 4 dicas de filmes que inspiram a formação uma boa gestão de pessoas e que pode influenciar, positivamente, a cultura organizacional da sua empresa:
1- Star Wars: Este, sendo o principal tema cinéfilo atrelado a cultura organizacional da nossa empresa, mostra que cada personagem do filme traz um desafio a superar. Eles possuem dons, habilidades e comportamentos diferentes uns dos outros, mas cada qual com a sua essencialidade, formando um time completo para alcançar os objetivos. O filme traz uma lição de que um Jedi usa a força para o conhecimento e defesa, e nunca para o ataque.
2 – À procura da felicidade: O filme prova que motivação, resiliência e força de vontade são características próprias do ser humano. Elas só precisam ser estimuladas, e uma gestão de pessoas adequada pode fazer isso.
3 – Os estagiários: Mostra, de maneira leve e divertida, alguns procedimentos de rotina do RH. O filme deixa também uma importante lição de valorização dos jovens talentos com pouca experiência, algo bem comum no mercado de trabalho.
4 – Invictus: É um filme indispensável para a gestão de pessoas, pois mostra a influência de um gestor diante das equipes e a importância da sua flexibilidade e abertura às mudanças. Enquanto o presidente transmite lições de crescimento e determinação para o jovem atleta, este precisa repassar seu aprendizado ao time.
Para manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho é preciso aprender a lidar com as personalidades de cada pessoa e adequá-las para as funções que melhor fazem sentido.
Por Otoniel Reis – Gran Mestre, Diretor de Operações Happy.
Ouça também o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:
Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube
Capa: Depositphotos