Vender é uma arte que se aprimora com tempo, treinamento e boa vontade de aprender a atender cada vez melhor. É importante que se tenha sempre em mente que a satisfação do cliente deve ser a premissa de cada negócio fechado, independentemente do valor que será movimentado com ele.

No entanto, há alguns “profissionais” e empresas que parecem ignorar totalmente qualquer ferramenta de CRM (Customer Relationship Management), deixando de lado a possibilidade de criar um bom relacionamento em troca de tentar fechar uma venda a qualquer custo.

Vê-se muito isso nas práticas de telemarketing de algumas marcas, que praticam sua publicidade de maneira totalmente agressiva – o que já rendeu alguns processos e tentativas de mudança na legislação, aqui e fora país. Com dezenas de ligações até diárias, a estratégia aplicada parece ser a de “vencer a pessoa no cansaço”, ao invés treinar uma equipe para selecionar bem os leads, construir e manter uma boa carteira de clientes.

Pesquisa Infojobs

Em 2023, uma pesquisa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), revelou que mais de 50% das ligações recebidas no Brasil eram feitas através de chatbots oferecendo produtos e serviços.

Pela análise das estratégias adotadas a exemplo de companhias telefônicas e de internet, incomodando os possíveis e os próprios clientes, percebe-se que é algo feito de maneira totalmente desorganizada, sem preparo para a abordagem e carente de qualquer tipo de estratégia.

Ou seja, falta tudo que é básico para uma boa relação vendedor-cliente, inclusive, em alguns casos, até educação (quem nunca teve o telefone desligado “na cara”, ao negar alguma assinatura?).

No entanto, esse tipo de prática deve dar algum resultado, caso contrário não seria um problema enfrentado pelos consumidores há tanto tempo. Algumas pessoas talvez acabem assinando para se livrar das ligações e mensagens, ou porque realmente a oferta é tentadora, mas o que fica muito claro é que o atendimento às necessidades individuais do cliente não é o foco dessas abordagens, que não se preocupam nem ao menos em mapear contatos que ainda não foram acionados, ligando insistentemente para as mesmas pessoas.

Mas, mesmo conseguindo converter algumas abordagens em vendas, é certo também que muitos consumidores acabam por criar verdadeira aversão por essas empresas, ao invés de paixão, o que deveria ser a premissa do marketing que possivelmente existe por trás disso tudo.

O que se tira como exemplo dessas situações, enquanto profissional da área de vendas, é que o que não se deve fazer – seja enquanto vendedor representando uma marca, seja enquanto empresa.

A Gestão de Relacionamento com o Cliente não é apenas uma ferramenta, mas uma filosofia de negócios, que serve para qualquer área. Sensibilidade por parte das companhias e preparo da equipe evitariam todo esse incômodo gerado aos consumidores.

Não tente vencer o cliente pelo cansaço

Por Roberto Vilela, mentor e estrategista de negócios, com atuação nas áreas comercial e de gestão. É autor dos livros “Em Busca do Ritmo Perfeito“, em que traça um paralelo entre as lições do universo das corridas para a rotina de trabalho, e “Caçador de Negócios“, com dicas para performances de excelência profissional.

 

Ouça o RH Pra Você Cast, episódio 139: “G4 Educação encontra na Inteligência Artificial o equilíbrio para melhorar a jornada das pessoas“. Novas tecnologias, por melhores que sejam, costumam trazer consigo uma certa resistência. A moda da vez, o ‘empolgante e polêmico’ ChatGPT, se encaixa perfeitamente nesse cenário. Para alguns, a Inteligência Artificial é revolucionária e extremamente eficaz para o desenvolvimento de projetos pessoais e profissionais. Para outro grupo, a nova moda chega para ‘acomodar’ as pessoas, tornando-as intelectualmente dependentes e podendo substituí-las no mercado de trabalho.

Opiniões à parte, é fato que a Inteligência Artificial e a tecnologia como um todo chegaram para facilitar o dia a dia até mesmo do mais humanizado os setores empresariais: o RH. Para quem tem a mente aberta de aproveitar todo o seu potencial, a transformação é notável. Exemplo disso ocorre na G4 Educação. Todas as vantagens e benefícios identificados pela empresa quem revela é uma das maiores entusiastas da IA no RH, Marcela Zaidem. A Diretora de Pessoas dá as melhores dicas para quem quer dominar o equilíbrio entre pessoas e digital. Confira o RH Pra Você Cast clicando diretamente no app abaixo:

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Capa: Depositphotos