Ganha-ganha-ganha: voluntariado corporativo traz benefícios para sociedade, colaboradores e empresas

Ao longo de quase vinte anos de carreira nas áreas de responsabilidade social e sustentabilidade de grandes empresas, tive diversas experiências colocando de pé e liderando programas corporativos de voluntariado. Além do objetivo óbvio de retribuir e apoiar a comunidade, que é o primeiro que vem à mente quando falamos em trabalho voluntário, companhias que criam condições e incentivam seus colaboradores a doarem seu tempo em prol de uma causa também colhem benefícios para si mesmas.

Da mesma maneira, profissionais que se engajam em programas de voluntariado corporativo ganham mais propósito e engajamento no dia a dia e na cultura da empresa.

É o que eu gosto de chamar de fórmula do ganha-ganha-ganha, que vale para empresas de todos os tamanhos e setores. Vamos avaliar melhor os benefícios desfrutados por companhias e colaboradores?


Para saber mais sobre Voluntariado Empresarial, baixe o material “De que forma o voluntariado empresarial atua como ferramenta de engajamento nas empresas?” clicando AQUI!


Para as corporações, um projeto sólido de voluntariado é uma ferramenta valiosa para incutir sentimento de pertencimento e orgulho de trabalhar nos colaboradores. Quando equipe e empresa compartilham valores éticos e de solidariedade, o vínculo entre eles cresce e se fortalece, e as pessoas se sentem mais felizes com seu trabalho e são menos propensas a procurar outras oportunidades.

Para o colaborador (ou voluntário) doar horas de trabalho é uma oportunidade não apenas de desenvolvimento pessoal, mas, principalmente, profissional. A possibilidade de furar bolhas entre áreas e interagir com pessoas de diferentes setores é muito rica. Além disso, alguém mais tímido, , por exemplo, pode achar no voluntariado uma maneira de desenvolver habilidades de oratória e que serão valiosas para sua carreira – como falar em público e gerenciar projetos.

Às vésperas de completar um ano como executiva de Sustentabilidade para América do Sul da Ingredion, uma empresa multinacional e líder em soluções para ingredientes, posso afirmar que levamos tudo isso em conta na hora de colocar energia no nosso programa de voluntariado. O próximo passo para a nossa iniciativa, que no primeiro semestre promoveu nove ações, beneficiou mais de 1.200 pessoas e engajou 92 voluntários ativamente, é exatamente investir no voluntário para que os efeitos sejam sentidos em toda a cadeia.

Pensando em multiplicar os ganhos pessoais e profissionais que os colaboradores podem conquistar se voluntariando, vamos operar lado a lado com a área de recursos humanos para integrar planos de desenvolvimento de carreira com oportunidades de voluntariado que se foquem nas competências que essas pessoas buscam aperfeiçoar.

Quando os objetivos do programa de trabalho voluntário corporativo estão alinhados com os da empresa, o que é essencial para que ele prospere e tenha significado, essa pode ser uma ferramenta poderosa para gerar valor compartilhado e maximizar o impacto gerado pela empresa como um todo e para o mercado e seus stakeholders.

Voluntariado corporativo traz benefícios para colaboradores

Por Viviane Pereira, Gerente Sr de Sustentabilidade para América do Sul na Ingredion, atua com foco em Direitos Humanos, Impacto na Comunidade, Impactos Ambientais e Segurança Alimentar nas operações regionais e projetos da empresa. Possui formação em Psicologia com MBA em tecnologias ambientais, especialização em Diversidade & Inclusão e certificação em Segurança Psicológica. Com atuação na área de sustentabilidade há mais de 15 anos, tem como propósito apoiar empresas e pessoas para um desenvolvimento mais harmônico e sustentável.

 

Deseja saber mais sobre ESG? Ouça o RHPraVocê Cast sobre o tema:

O que significa a sigla ESG? E por que essas três letrinhas têm o potencial de proporcionar uma ruptura no mercado de trabalho como conhecemos? Para debater a “nova tendência” e explicar os motivos que tornam o investimento em iniciativas com esse viés tão importantes atualmente para as empresas aumentarem a sua competitividade – além de falar sobre quais são as missões do RH diante disso, o CEO do Grupo TopRH, Daniel Consani, e o jornalista Bruno Piai conversaram com Alan Kido, Gerente de Diversidade e Inclusão da TIM. Confira o bate-papo ouvindo pelo app abaixo ou clicando AQUI:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos