As Cadeias do Preconceito de Gênero: Uma Luta Contínua pela Igualdade. A luta pela igualdade de gênero tem sido uma batalha árdua e persistente em todas as esferas da sociedade. Infelizmente, um recente estudo revelou que cerca de 84,5% das pessoas no Brasil ainda possuem algum tipo de preconceito contra as mulheres.

Essa realidade sombria não está limitada ao nosso país, pois a pesquisa revelou que aproximadamente 90% da população mundial, independentemente do sexo, mantém algum tipo de preconceito contra as mulheres.

Canal de Denúncias

Integridade física: A face mais cruel do preconceito

A integridade física das mulheres é frequentemente violada de forma sistemática e generalizada, refletindo um profundo desrespeito aos direitos humanos fundamentais. Violência doméstica, abuso sexual, assédio nas ruas e feminicídio são apenas algumas das formas pelas quais as mulheres enfrentam desvantagens significativas.

Como mulher, vereadora e defensora da igualdade de gênero, é com profunda preocupação que recebo os resultados alarmantes dessa pesquisa. O preconceito de gênero permeia nossa sociedade de maneira sistemática e prejudica as mulheres em diversas dimensões, desde a integridade física até a igualdade de oportunidades econômicas. No entanto, não podemos nos render ao desânimo.

É hora de intensificar nossos esforços na luta contra o preconceito de gênero. É fundamental que todos os setores da sociedade se unam para enfrentar esse problema. Governos, organizações não governamentais, instituições educacionais e a sociedade em geral devem trabalhar juntos para promover a conscientização, implementar políticas inclusivas e desmantelar as estruturas patriarcais que perpetuam a desigualdade de gênero.


Para informações adicionais, baixe gratuitamente o eBook “Mulheres e o mercado de trabalho: o papel das empresas rumo à equidade de gênero” produzido pelo Grupo TopRH. Clique AQUI.


Estou empenhada em utilizar minha posição para impulsionar ações significativas. O trabalho para fortalecer as leis de proteção às mulheres, promover a igualdade de acesso à educação, incentivar a participação política feminina e promover oportunidades econômicas equitativas é incansável e essencial, juntos podemos criar uma sociedade mais justa, inclusiva e igualitária.

É hora de romper as correntes do preconceito de gênero e construir um futuro onde todas as pessoas, independentemente de seu gênero, sejam livres para desenvolver todo o seu potencial.

As Cadeias do Preconceito de Gênero

Por Priscilla Canedo, vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos e Políticas Públicas para as Mulheres, vice-presidente Comissão de Política Urbana e Habitação e membro da Comissão de Assuntos da Criança, Adolescente, Idoso e Deficiente. Ocupa desde o ano de 2020 uma cadeira na Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro.

 

Ouça o RHPraVocê Cast, episódio 138, “O poder das ações em prol do protagonismo feminino” com Edna Vasselo Goldoni, presidente do Instituto Vasselo Goldoni (IVG). Fala sobre difundir o o protagonismo feminino, a sororidade, a equidade de gênero, a diversidade e a reintegração. Criado em 2017, esses são os principais pilares da organização sem fins lucrativos. Durante a pandemia, e com o forte impacto que ela teve na carreira da mulher, nasceu o Programa de Mentoria Para Mulheres “Nós por Elas”. Já em sua 15ª edição, mais de quatro mil mulheres foram beneficiadas no mundo todo. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos