Você já ouviu algo sobre o chamado mundo BANI? O mundo BANI é um acrônimo em inglês que descreve um ambiente de negócios caracterizado por mudanças constantes e crescentes formado por quatro palavras, que se referem a quatro características do mundo atual:

  • Frágil, (brittle),
  • ansioso (anxious),
  • não-linear (non-linear) e
  • incompreensível (incomprehensible)

Vivemos num mundo complexo, incerto e em constantes mudanças que podem quebrar negócios.

O conceito de mundo BANI indica a necessidade de as empresas serem adaptáveis e flexíveis para sobreviver e prosperar em um ambiente de negócios em constante mudança.

RH-TopTalks2023

Neste contexto, a abordagem Lean Change Management tem se mostrado eficaz em ajudar as organizações a atingir seus objetivos e a garantir a rápida adaptação às mudanças. Apresenta uma abordagem ágil e adaptável para a gestão de mudanças organizacionais, baseada nos princípios do Lean Startup.

A abordagem lean pode ser usada em qualquer setor e em qualquer nível de uma organização – em pequenas empresas e grandes corporações. O Lean Change Management se concentra em maximizar o valor para os clientes, minimizando o desperdício e melhorando o fluxo em todo o processo. Apresenta benefícios tangíveis, como maior eficiência e melhor comunicação entre equipes.

As seis etapas do Lean Change Management

O ciclo de Lean Change Management é um conceito, não linear, impulsionado pelo feedback contínuo e com foco em seis etapas. Reforçando que ele pode ser usado na implantação de um novo processo, sistema, cultura – enfim, qualquer mudança na organização.

Cultura de Feedback

Compreender o contexto: analisar a situação atual da organização, identificar os desafios e oportunidades de mudança, entender a cultura organizacional e os stakeholders envolvidos. A compreensão clara do contexto permite o desenvolvimento de uma abordagem adequada para a mudança.

Definir o propósito: identificar e articular claramente os resultados esperados da mudança e os benefícios que se espera alcançar. A definição do propósito é essencial para estabelecer uma visão clara da mudança e alinhar as expectativas dos stakeholders.  

Envolvimento dos Stakeholders: Identificar e engajar os stakeholders envolvidos na mudança (líderes, colaboradores, clientes, fornecedores e outros envolvidos). É importante que os stakeholders estejam envolvidos na co-criação do processo de mudança (abordagem colaborativa).

Experimentar Soluções: Implementar experimentos para testar as mudanças propostas. Avaliar o impacto das mudanças e fazer ajustes sempre que necessário. Os experimentos possibilitam a adaptação da abordagem da mudança com fase nos feedbacks contínuos. Implementar o conceito de mínima mudança viável.

Ampliar a mudança: Os experimentos bem-sucedidos podem então ser ampliados para toda a organização, ou seja, outras equipes, departamentos ou unidades de negócios, priorizando sempre a comunicação clara dos resultados e benefícios obtidos.

Consolidar a mudança: Garantir que a mudança se torne parte da nova maneira de trabalhar da organização, que poderá envolver a revisão de processos, políticas e sistemas para assegurar que sejam sustentáveis no longo prazo.

A importância da liderança e da tecnologia

O papel da liderança é fundamental na aplicação da abordagem de Lean Change Management. O líder é o responsável por criar um ambiente que promova mudanças e incentive o envolvimento dos colaboradores. Ele deve estabelecer uma cultura de melhoria contínua, incentivando os colaboradores a pensar criticamente sobre a execução do trabalho, oferecendo treinamento necessário e recompensando quem assume novas responsabilidades.

Outro componente-chave do Lean Change Management é a utilização da tecnologia para simplificar os processos e torná-los mais eficientes. Muitas empresas estão descobrindo que a melhor maneira de implementar estratégias de Lean Change Management é alavancar ferramentas de automação (RPA) ou inteligência artificial (IA), que permitem automatizar tarefas manuais e liberar as pessoas para trabalhos mais estratégicos, importantes e desafiadores.

A análise de dados também desempenha um papel importante na implementação de estratégias de Lean Change Management, pois permite rastrear métricas de desempenho, como taxas de satisfação do cliente, taxas de retenção de funcionários e níveis de produtividade, entre outros, para que você saiba exatamente onde as melhorias precisam ser feitas.

Abordagem lean: como tornar um negócio resiliente

Por Daisy Pinheiro, head de Talent & Transformation Brasil da NTT DATA.

 

 

 

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