O que determina sua vitória nos negócios são os talentos da sua equipe
Em um mundo cada vez mais competitivo, atrair e reter talentos nunca foi tão desafiador e tão primordial.
Temos observado no mercado uma rotatividade muito grande de colaboradores e se antes as empresas só precisavam se preocupar com salários e benefícios, hoje, por outro lado, é preciso ir muito além disso.
De acordo com um levantamento recente realizado pelo Linkedin, houve um aumento de 67% no engajamento nas publicações de empresas quando elas mencionam cultura corporativa, em comparação a 2019.
Tais dados mostram que as pessoas estão cada vez mais preocupadas com tudo que envolve aquela empresa e com o ambiente em que estarão inseridos. Pensando nisso, reuni alguns pontos que considero fundamentais para atrair e reter talentos.
1. Defenda algo
Não acredito que uma empresa possa competir por talentos hoje a menos que defenda alguma causa, e esse propósito fundamental está logicamente enraizado em tudo o que a empresa faz. Isso não quer dizer que ela deve fazer um projeto de serviço comunitário uma vez por trimestre ou doar dinheiro para caridade.
Trata-se de acreditar verdadeiramente que o negócio pode e deve ser usado como uma força para o bem, e então fazer disso parte do motivo pelo qual o negócio existe.
Por exemplo, em nossa empresa acreditamos na natureza essencial da criatividade humana quando se trata de comunicação, e tudo o que fazemos e construímos visa apoiar essa atividade.
2. Cuidados
Primeiro, a liderança tem que se preocupar verdadeiramente com o bem-estar de seus funcionários. E não pode ser: “Eu me importo com a produtividade deles, então há coisas que preciso fazer, mesmo sem vontade, para apoiar isso”.
Mas se suas prioridades estiverem corretas, você pode iniciar um conjunto de cuidados que tem um objetivo lógico de fazer com que todos os colaboradores se preocupem com o crescimento e o bem-estar uns dos outros.
Quando todos eles estiverem crescendo simultaneamente, isso aumenta exponencialmente os limites externos da empresa.
3. Fomente a criatividade
Nós somos todos diferentes. Pensamos e processamos as coisas de maneira diferente. Chegamos a soluções diferentes para cada problema, também trabalhamos de forma diferente. Isto é uma coisa boa! Quanto mais você puder criar espaço para a autonomia individual, mais provável que as pessoas se orgulhem do trabalho que produzem, esse é um dos caminhos mais rápidos para a realização.
4. Capacite a Excelência
Se você der a pessoas muito talentosas o tempo e os recursos necessários para fazer um ótimo trabalho, isso criará uma cultura de excelência que define o padrão para todo o resto. E como no ponto acima, fazer um ótimo trabalho é recompensador.
5. Tornar o crescimento responsabilidade de todos
Se todos souberem para onde a empresa está tentando chegar no longo prazo, por que essa é a visão estratégica certa, o que seu departamento ou equipe precisa realizar no curto prazo, como isso se encaixa na visão de longo prazo, e qual é o seu papel imediato como parte dessa equipe, então coisas incríveis podem ser construídas.
É claro que só será possível se você tiver uma estrutura que prepare a equipe para um progresso sustentado em relação a uma meta constante. Este ponto tem um grande impacto na capacidade de atrair e reter os melhores talentos, porque grandes pessoas querem fazer grandes coisas e são inteligentes o suficiente para saber que isso não pode ser feito da noite para o dia.
O fato é que eles não ficarão por perto se a visão for incerta. Por isso, faça do crescimento uma responsabilidade de todos, este é definitivamente um caso em que o trabalho em equipe faz o sonho funcionar.
A grande e principal questão que trago aqui para refletirmos é: no mundo de hoje, em que a capacidade da tecnologia é infinita, sempre presumo que qualquer ideia que eu tenha já deve estar sendo executada por outras pessoas.
E, todas essas milhares de outras pessoas terão acesso ao capital e a capacidade de encontrar pessoas que possam construí-lo.
Portanto, a única maneira possível de se diferenciar é por meio dos talentos que você atrai para acompanhá-lo em sua missão maluca. Seu time é toda a sua vantagem. Por isso, é fundamental investir seu tempo e atenção.
Por Alex Collmer, CEO da Vidmob, plataforma líder em Inteligência Criativa de soluções tecnológicas de ponta a ponta para ajudar as marcas nos resultados de marketing.
Ouça o PodCast RHPraVocê Cast, episódio 102, “Por que os RHs estão tão valorizados no mercado?” com Sergio Margosian, Sócio do PageGroup – unidade de negócio especializada em recrutamento e seleção de executivos para alta direção. Clique no app abaixo:
Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais: