Com a contínua transformação digital, as empresas precisam contar com agilidade e escalabilidade para sustentar a vantagem competitiva. A mais recente Pesquisa de Negócios em Nuvem da PwC explora a computação em nuvem como um catalisador para transformação e inovação em serviços financeiros, à medida que mais executivos de negócios estão adotando esse tipo de tecnologia.

Segundo a pesquisa, 66% das organizações financeiras estão se voltando para a nuvem para crescimento e inovação. Essa mudança beneficia a crescente variedade de recursos e serviços integrados que suportam data lakes, análises relacionadas e recursos de IA e reduzem a complexidade técnica e operacional fundamental nas organizações.

Com o aumento desses serviços, a demanda vem crescendo constantemente entre as organizações financeiras, tornando-se um ponto-chave de discussão na agenda de transformação.

Melhorar as habilidades da força de trabalho é um componente crítico dessa transformação digital, com 74% dos CEOs afirmando que esperam investir na requalificação de sua força de trabalho. A pesquisa também descobriu que as empresas perceberam todo o potencial da nuvem, tornando-se essencial para permitir a reinvenção de seus negócios.

A adoção da nuvem é uma jornada contínua, não apenas um marco. As organizações precisam adotar a migração, substituindo a rigidez dos sistemas e infraestrutura legados por ambientes e soluções sob demanda modernos e abstratos. Enquanto os regulamentos estão em constante evolução e mais provedores surgem no mercado, a mudança para esse tipo de operação está se tornando uma realidade.

O estudo da PwC também destaca uma abordagem holística para a adoção da nuvem, com quatro coisas principais que as empresas bem-sucedidas estão fazendo e que as colocam à frente do jogo, em um esforço para ajudar mais empresas a alcançá-las:

  • Estratégia multicloud sob medida;
  • Redefinir modelo operacional;
  • Migração de Tecnologia e
  • Definir métricas de sucesso.

Especialistas acreditam que, mesmo sem uma solução de nuvem pública, uma estratégia de nuvem privada pode dar o pontapé inicial na jornada e apoiar a modernização e a prontidão do mercado para uma mudança em direção a um serviço de nuvem pública.

No entanto, muitos desafios, como navegar no cenário regulatório, gerenciamento de custos e falta de planejamento, exigirão que as empresas tenham um olhar mais cuidadoso.

Crescer no mundo atual e em constante mudança pode ser um desafio. Os consumidores estão exigindo experiências de usuário mais rápidas e personalizadas. Processos de negócios que antes eram complicados agora podem ser automatizados. A eficiência operacional tornou-se primordial.

Com o advento de novas tecnologias, como a internet das coisas (IoT), inteligência artificial (IA) e mobile banking, estamos vendo uma grande transformação na forma como os bancos operam.

Isso é especialmente verdadeiro na área de atendimento ao cliente, onde os bancos agora podem oferecer serviços mais personalizados e responsivos.

A nuvem conduzirá a próxima onda de inovação tecnológica?

Por Inon Neves, vice-presidente sênior da Access Latam.

 

 

 

Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 58, “Como criar uma cultura de inovação?” com Mary Ballesta, Diretora global de Inovação do Grupo Stefanini, clicando diretamente no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube

Capa: Depositphotos