Muito se fala sobre a importância de colocar o cliente no centro das empresas. Como a experiência, necessidade e a jornada do consumidor são fatores considerados essenciais para o sucesso do seu negócio. 

Entretanto, quando pensamos no nosso próprio negócio, temos que ter como premissa que existe um ponto inicial para todas as nossas ações e entregas, e esse ponto é o nosso time.  E isso deve vir antes de qualquer movimento.

Costumo afirmar que somos uma “fábrica de pessoas incríveis”, não vendemos produtos físicos, mas sim o serviço de profissionais que, em determinado momento, decidiram unir-se a nós, acreditando em nossa cultura e propósito. E eles são sem dúvida nenhuma o nosso primeiro cliente, pois escolheram estar conosco antes de qualquer um.


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Por conta disso, trabalhamos incansavelmente para evoluir a jornada de experiência da nossa equipe. Para garantir que esse caminho aconteça de maneira verdadeira e plena, pensamos em 4 pilares fundamentais: cultura, conhecimento, convívio e conexão.

  1. Cultura: Além do texto inicial

A cultura não pode se restringir a um texto no onboarding no primeiro dia de trabalho. Ela é formada no dia a dia, no convívio, na troca de energias ao resolver problemas e na colaboração entre áreas por objetivos comuns. Essa construção se faz com o tempo e com consistência.

Para ser sólida e real, estabelecemos valores que orientam desde a seleção do time até os processos e formalidades internas, incluindo trabalho em equipe, comunicação eficaz, criatividade, resiliência e pensamento crítico.

  1. Conhecimento: Uma troca constante 

A cultura se espalha através de conhecimento, que vai além do técnico, dos cursos tradicionais e do conceito atual de ‘’lifelong learning’’. Ele se expande na da troca de experiências entre áreas distintas, nas vivências, métodos e histórias. O nosso ambiente é um espaço único de aprendizado e de troca. 

Aprimorando dados

  1. Convívio: A chave da cultura e do conhecimento

O convívio, seja online ou presencial, é essencial. Por isso, é importante encontrar formas para que todos se expressem, sintam que estão em um espaço aberto ao diálogo e que as pessoas sabem ouvir (o que muitas vezes é mais importante do que falar).

  1. Conexão: Fortalecendo o time

Por meio desses pilares, construímos uma conexão única e forte, com um time sólido, que acredita que está conosco por um propósito específico.

Agora, tudo isso ganha significado quando percebemos um detalhe importante das relações entre as pessoas. Não é possível criar uma narrativa sólida acreditando que as pessoas são iguais e que todas vão olhar nossa jornada de experiência da mesma forma. Cada observador vive a mesma história de maneira única, e entender isso é ouro para criar relações humanas únicas no trabalho.

Independentemente do tamanho da sua empresa, entenda que cada um que ingressar terá uma experiência e vivência diferente, originadas de histórias e expectativas singulares. Trabalhe de maneira segmentada e exclusiva com cada pessoa, abrindo espaço para que cada um sinta, seja e viva de forma única em seu ambiente.

A jornada do time é tão importante quanto a jornada do consumidor

Por Eduardo Andrade, Co CEO da AKM. Com mais de 20 anos de experiência no mercado, liderou equipes nas áreas de Gestão e Desenvolvimento de Negócios e Atendimento de diversas agências, incluindo projetos de comunicação, ações de ativação de mercado e aceleração de resultados nas áreas. Nesse tempo, esteve à frente de grandes times multidisciplinares, incluindo gestão da cadeia operacional interna de trabalho e estruturação da área de vendas, estratégia e growth, implementando processos de trabalho da operação com KPIs de resultado.

Ouça o episódio 140 do RH Pra Você Cast: “Quais os desafios atuais das lideranças?“. Quase 35% das lideranças não se sentem seguras para conduzir, desenvolver e engajar seus times, segundo uma pesquisa feita pela escola corporativa Sputnik. Além da insegurança, os participantes também afirmam que estão tentando se desenvolver melhor como liderança (18,9%). Qual o papel das empresas nesse desenvolvimento? Como oferecer as ferramentas necessárias para que esses profissionais tenham segurança ao exercer, da melhor forma, seus papéis? No episódio conversamos com Genis Fidelis, Gerente Executivo da Michael Page, sobre as principais inseguras dos líderes hoje; quais as habilidades necessárias (e as mais desafiadoras) e qual o caminho para liderar em cenários de crise. Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphotos