Engenharia de Clientes: a profissão do futuro nas empresas de tecnologia: com o passar dos anos e o avanço cada vez mais rápido das inovações tecnológicas, novas profissões têm surgido em todo o mundo e a todo momento, impulsionando nas empresas a criação de novos departamentos e áreas de atuação.
Uma delas é a Engenharia de Clientes, que começa a ganhar robustez dentro das empresas de tecnologia, conquistando espaço e, por consequência, gerando mais oportunidades para profissionais com competências específicas e perfil aderente.
A área requer profissionais que mesclem habilidades inerentes ao setor Comercial (pré-vendas) e ao setor Técnico (TI/Engenharia), porque sua missão é proporcionar aos clientes uma visão 360º do serviço oferecido pela empresa, transmitindo a eles segurança desde a fase de negociação inicial até a ativação do serviço.
Seu papel é desvendar as reais necessidades do cliente para, então, projetar a solução adequada ao seu momento orientando a área responsável por desenvolver a customização da solução, realizar testes das funcionalidades dentro do ambiente do cliente e, por fim, concluir a entrega, também chamada de “onboarding”.
No caso da solução de computadores virtuais ou DaaS (Desktop as a Service), a implementação pode ser bem complexa. O processo envolve investigar o ambiente da empresa cliente em potencial, elaborar documentos que ratifiquem a solução dentro do seu contexto e oferecer a oportunidade de testar o produto para a comprovação na prática de como o DaaS performará no dia a dia efetivamente.
Diante desse cenário, para apresentar alto desempenho nessa nova área, o profissional precisa ter características multidisciplinares. O conhecimento básico de TI e a afinidade com novas tecnologias são fundamentais, mas perfis questionadores com softs skills avançadas ganham pontos na fase de recrutamento.
Afinal, para lidar com os clientes, especialmente nos dias atuais, é necessário – além do perfil técnico – ter bom relacionamento interpessoal, flexibilidade e empatia. Além disso, para transitar bem internamente na fase de customização da solução, é importante curtir trabalhar em grupo, ponto que tem atraído jovens talentos para esse universo.
Os desafios para identificar e formar talentos para uma nova área em estruturação são grandes, mas os ganhos para o negócio são ainda maiores. Com a nova engrenagem funcionando de forma azeitada, os resultados positivos na jornada do cliente empresarial são notáveis, com maior agilidade no fechamento de contratos, maior satisfação com o “onboarding”, maior assertividade na customização da solução de DaaS e uma experiência mais fluida no dia a dia do cliente, o que reduz a incidência de dúvidas e chamados após a implementação.
Nós, responsáveis por Pessoas & Cultura nas organizações temos um papel fundamental neste processo, sobretudo, em identificar as potencialidades de cada profissional e, ao lado das lideranças de cada área, ajudar a desenvolvê-las. Um trabalho contínuo e de qualidade desde o recrutamento e seleção, passando pelo treinamento e desenvolvimento, avaliação e capacitação, com certeza, vai trazer resultados efetivos para o negócio.
Por Daniele Theodorovicz, Diretora de Pessoas e Cultura da Arlequim Technologies.
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