Engenharia de Clientes: a profissão do futuro nas empresas de tecnologia: com o passar dos anos e o avanço cada vez mais rápido das inovações tecnológicas,  novas profissões têm surgido em todo o mundo e a todo momento, impulsionando nas  empresas a criação de novos departamentos e áreas de atuação.  

Uma delas é a Engenharia de Clientes, que começa a ganhar robustez dentro das  empresas de tecnologia, conquistando espaço e, por consequência, gerando mais  oportunidades para profissionais com competências específicas e perfil aderente.  

A área requer profissionais que mesclem habilidades inerentes ao setor Comercial  (pré-vendas) e ao setor Técnico (TI/Engenharia), porque sua missão é proporcionar aos  clientes uma visão 360º do serviço oferecido pela empresa, transmitindo a eles  segurança desde a fase de negociação inicial até a ativação do serviço.

Inteligencia artificial

Seu papel é  desvendar as reais necessidades do cliente para, então, projetar a solução adequada  ao seu momento orientando a área responsável por desenvolver a customização da  solução, realizar testes das funcionalidades dentro do ambiente do cliente e, por fim,  concluir a entrega, também chamada de “onboarding”.  

No caso da solução de computadores virtuais ou DaaS (Desktop as a Service), a  implementação pode ser bem complexa. O processo envolve investigar o ambiente da  empresa cliente em potencial, elaborar documentos que ratifiquem a solução dentro  do seu contexto e oferecer a oportunidade de testar o produto para a comprovação na  prática de como o DaaS performará no dia a dia efetivamente.  

Diante desse cenário, para apresentar alto desempenho nessa nova área, o  profissional precisa ter características multidisciplinares. O conhecimento básico de TI  e a afinidade com novas tecnologias são fundamentais, mas perfis questionadores com  softs skills avançadas ganham pontos na fase de recrutamento.

Afinal, para lidar com  os clientes, especialmente nos dias atuais, é necessário – além do perfil técnico – ter  bom relacionamento interpessoal, flexibilidade e empatia. Além disso, para transitar  bem internamente na fase de customização da solução, é importante curtir trabalhar  em grupo, ponto que tem atraído jovens talentos para esse universo.

Aprimorando dados

Os desafios para identificar e formar talentos para uma nova área em estruturação são  grandes, mas os ganhos para o negócio são ainda maiores. Com a nova engrenagem  funcionando de forma azeitada, os resultados positivos na jornada do cliente  empresarial são notáveis, com maior agilidade no fechamento de contratos, maior  satisfação com o “onboarding”, maior assertividade na customização da solução de  DaaS e uma experiência mais fluida no dia a dia do cliente, o que reduz a incidência de  dúvidas e chamados após a implementação. 

Nós, responsáveis por Pessoas & Cultura nas organizações temos um papel  fundamental neste processo, sobretudo, em identificar as potencialidades de cada  profissional e, ao lado das lideranças de cada área, ajudar a desenvolvê-las. Um  trabalho contínuo e de qualidade desde o recrutamento e seleção, passando pelo  treinamento e desenvolvimento, avaliação e capacitação, com certeza, vai trazer  resultados efetivos para o negócio.

Engenharia de Clientes: a profissão do futuro

Por Daniele Theodorovicz, Diretora de Pessoas e Cultura da Arlequim Technologies.

 

 

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Capa: Depositphotos