A força do coletivo ao se criar uma startup que já nasce gigante.

A Kyndryl acaba de fazer um ano como empresa independente e quando olho pelo retrovisor, vejo que o que mais me marcou nesse período foi ter comprovado algo que penso há um tempo: o quanto precisamos dar voz a muitas pessoas para construir algo forte e duradouro. Tive a oportunidade de ser escolhido para liderar a empresa no Brasil e de sonhar, junto com um time de profissionais incríveis, com a empresa que a gente queria construir.

Em novembro de 2021, nossa empresa se tornou independente, abrindo suas ações na Bolsa de Nova York e se tornando a maior startup provedora de serviços de infraestrutura de TI do mundo. Fruto de um spin off da IBM, a separação de um negócio de 19 bilhões de dólares e com 90 mil profissionais no mundo todo exigiu um planejamento intenso e esforços de muitos meses.

Planejamento que teve um ponto chave para o seu sucesso: as pessoas. Não poderíamos fazer essa mudança sem considerar a opinião de centenas delas. Criamos diversos grupos de trabalho para pensar em áreas-chave para a companhia. Assim começamos e assim seguimos.

Em toda a minha carreira, sempre acreditei na força do coletivo e no fato de que as discussões trazem muito mais resultados se contarmos com o maior número de vozes possível. E foi nisso que decidimos investir na transição para a Kyndryl. Só assim, com a participação de todos, conseguiríamos gerar um sentimento de pertencimento real entre os colaboradores e entender qual seria a empresa que gostaríamos de construir juntos.

E foi com o mote de ter uma empresa focada no que há de melhor para o cliente, independentemente da tecnologia e de ser uma empresa em que as pessoas têm voz e participação, que conseguimos unir nossos colaboradores em um sentimento de pertencimento, de inspiração e de construção de algo único.

Agora, um ano depois, fico muito feliz em ver os progressos que alcançamos ao investirmos na cultura como conexão. E quero destacar cinco pontos que vejo como resultado desse trabalho.

1. Entendemos como seria a nossa forma de ser – Logo que a empresa foi criada, passamos a conversar internamente sobre a nossa forma de ser, o que a gente chama de The Kyndryl Way. E, para dar vida a essa cultura, realizamos um momento de escuta dos milhares de colaboradores da companhia em todo o mundo, o Culture Exchange, uma grande troca de ideias virtual durante 53 horas sobre a cultura que estávamos trazendo de herança e sobre como poderíamos avançar.

O feedback de cada colaborador está nos ajudando a moldar o propósito, a missão e os valores da empresa. E seguimos fazendo pesquisas de clima para escutar e propor novas ações.

2. Investimos nas pessoas e na nossa capacitação – Temos o propósito ser o maior integrador desse país e isso significa habilitar as melhores tecnologias que o cliente precisa. E fazemos isso para que as empresas encontrem conosco um time que vai aconselhá-las sobre os melhores caminhos em tecnologia, levando em conta seus objetivos e contando com o apoio de parceiros estratégicos do mercado que vão atender às necessidades de cada um.

Neste ano, atingimos a incrível marca de 3200 certificações externas, o que reflete a preocupação dos nossos colaboradores com o seu aprendizado e a nossa estratégia de desenvolver nossos talentos.

3. Priorizamos a Diversidade e a Inclusão – Criamos as nossas Redes de Inclusão, que chamamos de KINs (Kyndryl Inclusion Networks). Elas são formadas por colaboradores voluntários que se dedicam a promover o avanço de suas respectivas comunidades, tanto dentro da empresa quanto na sociedade, e é um orgulho ver o trabalho do time.

Já realizamos diversas ações e mais de dez eventos que abriram a discussão sobre visibilidade lésbica e bissexual, combate à discriminação racial, conscientização sobre a luta de pessoas com deficiência, entre outros temas.

4. Apostamos na inovação dentro de casa – Inovar com os clientes é o que fazemos no dia a dia, mas a gente queria que os colaboradores pudessem ter voz para propor diversas ideias inovadoras. Por isso, lançamos o K-Ideia, um programa aberto para todos sugerirem projetos ligados à nossa estratégia.

Um dos comportamentos previstos na “nossa forma Kyndryl de ser” é que sejamos inquietos, para nos antecipar, aprender e inovar continuamente. E abrir esse espaço para que todos os colaboradores possam dar ideias para melhorar o nosso dia a dia ou o nosso atendimento aos clientes foi fundamental.

5. Acreditamos na escuta ativa – Na nossa cultura, queremos trabalhar em um ambiente com menos camadas e facilidade de troca entre diferentes colaboradores. E esse é um comportamento em que eu acredito muito.

Daí nasceu o #TamoJunto, meu evento interno com toda a população, que conta com a participação de colaboradores não só apresentando seus projetos e ideias, mas também com grande espaço para que eles possam entrar ao vivo para tirar dúvidas sobre os mais diversos assuntos, sem mediação.

Tenho orgulho de tudo o que já construímos nesse primeiro ano, mas também da consciência de que ainda temos muito pela frente.

Hoje vejo uma empresa jovem, mas com muita bagagem, e uma cultura sendo formada em cima de valores nos quais acredito: a construção pelo diálogo, o aprendizado constante, o respeito à diversidade de pessoas e ideias, a sede por inovação e a liberdade de sermos quem quisermos ser. #Tamojunto!

A força do coletivo ao se criar uma startup

Por Frank Koja, diretor geral da Kyndryl Brasil.

 

 

 

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