1º Tempo

Para a Física, polarização é uma propriedade das ondas eletromagnéticas, na qual elas são selecionadas e divididas de acordo com a sua orientação e vibração.

Ocorre após as ondas passarem por um dispositivo – o polarizador – que tem, entre outras, a função de filtrar a direção em que elas vibram e impede que ela passe pelas demais direções.

Palavras-Chave: Ondas Eletromagnéticas, Selecionadas e divididas, Polarizador, Filtra a direção

Estou falando de pessoas, assim sendo, não posso fugir a uma correlação entre as palavras-chave da polarização na Física e o que acontece nas relações interpessoais, quando permeadas pela polarização.

Nos Códigos de Conduta Ética das empresas, tradicionalmente, é informado que é vedada toda e qualquer manifestação política: internamente a empresa e externamente, quando portando uniforme com a marca da empregadora, ou quando representando-a em eventos.

Mas os conflitos estão vindo de outra forma;  com ofensas, xingamentos alusivos à diversidade, às características que identificam os grupos minorizados, como o acontecido no Colégio Porto Seguro, em Valinhos, São Paulo, que protagonizou este episódio de racismo:

  • Cerca de 30 adolescentes criaram um grupo e alguns passaram a proferir ofensas racistas ao colega negro, que havia declarado sua preferência partidária diversa a do referido grupo.

Polarização & Exclusão da Diversidade - IMG I

Como agir?

Nas escolas a recomendação é que professores estejam preparados para mediar tais conflitos.

E nas empresas, os profissionais de RH/Gestão de com Pessoas, as lideranças assumiriam essa mediação? Já nos preparamos para tal?

“Professores não devem deixar de falar sobre política, processos democráticos, representatividade e eleições. Isso deve ser feito, se possível, de maneira curricular”. (Leia mais aqui).

  • Na Rodovia Castello Branco, o bloqueio reuniu crianças de diferentes idades, incluindo bebês. Acompanhadas dos pais, muitas estão logo no início da paralisação, em frente ao local em que as câmeras de TV estão posicionadas. Algumas usam apitos e vestem-se com a bandeira do Brasil.” (Leia mais aqui, 01/11/2022)

 A minha percepção é a de que tem certeza que estão adotando a melhor e única alternativa. Ao apoiar atitudes e comportamentos tais como:

Homofobia

… homossexuais “que têm que nos respeitar” e que a “minoria tem que se calar e se curvar a maioria”.

Ao citar “minorias”, lembro que estão ai incluídos os negros , mulheres,  indígenas, PcD, LGBTQIA+,  Quilombolas, Populações ribeirinhas, Povo cigano, que teriam que se calar e curvar…

Machistas, Sexistas, Misóginas

Segundo a cientista política Flávia Biroli, essa performatividade de uma masculinidade misógina violenta faz parte do chamado “neoconservadorismo”. É uma atualização do padrão atual de conservadorismo. Tem um caráter abertamente reativo aos fundamentos das agendas de Direitos Humanos e a de igualdade de gênero

Racismo e xenofobia

fuzilar a petralhada E enviá-los à Venezuela”. Acre 1º. set. 2018. Pessoas justificam que não são, necessariamente, homofóbicos, machistas, sexistas, misóginos, racistas, por apoiarem os autores dessas falas. O que são então? Como apoiar alguém cujas ideias eu abomino?

Como validar uma apreciação e seguimento a um conjunto de práticas sem ser apoiador a tais práticas?

Polarização, uma característica social, um traço inerente ao ser humano.

Se nas gerações passadas era vital o agrupamento e seguir fielmente as suas diretrizes em função da manutenção da própria existência, hoje não é mais assim. Hoje, a polarização tornou-se desserviço, quando é uma resistência, incapacidade de entender as opiniões alheias – quando estas são contrárias às suas opiniões.

Polarização, a negação ao debate, promovendo um cenário de intolerância que, a cada dia, se torna mais comum – na vida “real” ou no ambiente virtual, é retroceder para a destrutividade.

Há comportamentos automáticos, a favor e contra. Negação instantânea simplesmente a partir do que alguém acredita que o outro representa.  Ressalto aqui a necessidade de identificação e vigilância sobre nossos vieses inconscientes.

Pensar diferente é ameaçador.

Temos abordado pouco esse tipo de característica quando o tema é a diversidade humana – a diversidade de pensamento

Mas agora veio à tona o mapa geoespacial da concentração e dispersão de posicionamentos políticos, que afloraram após as últimas eleições de 2022, gerando uma ferramenta muito interessante para realinhamento de nossas estratégias e táticas no tratamento das questões da Diversidade Equidade e Inclusão em nossas organizações empresariais.

Onde estão localizadas, geograficamente, as pessoas que têm opinião convergente com comportamentos antagônicos à convivência com a diversidade humana. Qual a origem dessas pessoas, qual a sua cultura, qual a sua história?

2º Tempo

“Polarização avança em escolas, vira briga entre alunos e preocupa educadores”

Assim como o que vem ocorrendo nas escolas privadas, poderemos ter a repetição nos ambientes de trabalho.

E como agir? Essa é uma questão para a nossa análise contingencial.

Polarização & Exclusão da Diversidade - IMG II

Negacionismo é o ato de negar-se a acreditar em uma informação estabelecida em áreas como a ciência e a história.

Negacionistas não acreditam em consensos obtidos por amplo e profundo estudo e apoiam suas crenças em informações falsas e teorias conspiratórias.

Supremacismo, a crença que fortalece o Negacionismo e a Polarização

 A crença que determinado grupo de pessoas é superior a todos os outros, garantindo-lhe o domínio natural de uma categoria de seres sobre outras, simplesmente porque alguém pertence ou se supõe pertencer a essa categoria.

É a Imposição de uma elite na frente de outras comunidades discriminadas.

Como agir? Vamos colocar as contradições em xeque?

 CULTO À FAMÍLIA : 

O discurso do valor à família colocado em xeque, quando:

  • “… bloqueando estradas pelo Brasil passaram a levar para os atos crianças que servem como uma espécie de ‘escudo’ para impedir as ações das polícias, segundo informação da própria Polícia Militar Rodoviária de São Paulo”.

3º Tempo

Nas organizações, temos os antagonistas à Inclusão da Diversidade revelados?

Em que áreas, em que níveis hierárquicos, quais as faixas etárias e outras características mais?

Estão em todas as partes da organização. Sabemos. Mas, qual a representatividade e proporcionalidade?

Como avançar no tema DEI se o terreno estiver tão dividido?

 “Nossos Aliados: Quem São, Quantitativa e Qualitativamente?

Para que saber esse perfil ? Na minha opinião, é fundamental para traçarmos estratégias e táticas – assertivas.

O querer de uma Pessoa Jurídica só é viabilizado quando compatível com os quereres das pessoas físicas que a representam e materializam seus valores nas relações com as pessoas, em todos os níveis.

Por Jorgete Lemos, sócia fundadora da Jorgete Lemos Pesquisas e Serviços – Consultoria. É uma das Colunistas do RH Pra Você. O conteúdo desta coluna representa a opinião do colunista. Foto: Divulgação.