O trabalho de um profissional de recursos humanos depende cada vez mais de um olhar crítico e ágil para lidar com as demandas diárias. Há anos, existe uma preparação especial no departamento que está atrelada à ferramenta essencial, sendo os indicadores. O que acontece é que, atualmente, esses indicadores de RH têm se modificado para melhor atender os especialistas deste setor – algo que é indispensável, ainda mais no pós-pandemia.

Já adiantamos que o mais aclamado entre os indicadores é o de desempenho, este que é importante não apenas para o RH, mas para várias outras funções, voltadas a outros departamentos, dentro de uma companhia.

Pesquisa Infojobs

Por exemplo, só por meio dele, é possível garantir a atração, retenção de talentos e diminuição do índice de rotatividade, além do engajamento dos colaboradores e seus devidos desenvolvimentos. 

É necessário considerar as necessidades e características da empresa no momento de escolher os ideais, tudo deve ser pensado antes de ser executado, por isso é indicado as seguintes observações: estudo do perfil dos colaboradores; os valores corporativos e cultura; os processos produtivos e administrativos e as atribuições de cada setor.

Explorando os indicadores 

Os indicadores de RH possuem alguns objetivos especiais, com finalidades distintas. A primeira, por exemplo, envolve a descrição da atual situação da sua companhia, que ajudará muito no entendimento do cenário, cálculos de riscos e possibilidades.  A segunda é atenção voltada aos meios necessários para uma análise detalhada desta situação, com exploração das fraquezas, de maneira ainda mais profunda, que precisam de correções e que se mostram fundamentais para uma tomada de decisão à frente.


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Os resultados, por meio desses indicadores, são na diminuição do absenteísmo, já que o indicador calcula as taxas de ausência dos colaboradores e, ao mesmo tempo, as justificativas dessas faltas. Há, também, a diminuição de turnover, apontando o número de colaboradores que se desligaram da companhia em um determinado intervalo de tempo.

Os custos de rotatividade, automaticamente, também são atingidos gerando economia para as empresas, além, também, da inclusão dos valores que se referem ao pagamento de rescisões contratuais, tributos, multas, dos custos com o processo seletivo e a contratação de um novo colaborador para reposição, bem como seu treinamento.

A produtividade, como já prevista, é um dos prazeres do RH por meio dos indicadores, já que eles calculam o tempo, a qualidade e os custos. Há também como mesurar a produtividade da empresa, porque existem métricas para cada tipo de atividade exercida e isso acaba favorecendo as análises de macro negócios. 

Além dos citados e mais conhecidos, há indicadores de auto avaliação, que proporcionam um check-up de aprendizagem, retenção de talento, clima organizacional, ROI em treinamentos, investimento em T&D entre outros.

Na hora de colocar em prática esses aprendizados é necessário se lembrar que há facilidades para essas ações, por meio do apoio digital e tecnológico. Hoje, o mercado dispõe de uma variedade de softwares que auxiliam os profissionais da área na tarefa de mensuração de dados, como o Geckoboard e o Weekdone. 

Mesmo com este suporte 4.0 que trabalha lado a lado com dos indicadores, não se esqueça de contar com uma boa gestão humana, com capacidade avançada para lidar manualmente com esses indicadores e, para isso, será indispensável importar os mais avançados treinamentos e desenvolvimentos aos colaboradores responsáveis por isso, para que eles não fiquem desatualizados. 

Não vá se esquecer dos indicadores de RH!

Por Gisele Zacharias, Gerente de Recursos Humanos da RB Serviços, especializada em soluções em gestão de benefícios para empresas, proporcionando resultados positivos para seus clientes e respectivos funcionários.

 

Ouça o episódio 150 do RH Pra Você Cast, “Dar feedback ainda é um desafio para as empresas?“. “Preciso te dar um feedback”. Essa palavrinha, que já nos apropriamos há tempos do inglês, para muitos, ainda causa certo frio na barriga. Mas, em qualquer relação e, claro, incluindo o universo corporativo, o seu princípio é um só: o de evoluir. Segundo o nosso convidado de hoje do RH Pra Você Cast, Bernardo Leite Moreira, Consultor e Especialista em feedback, é necessário que ele seja protagonista. O que mudou nos processos de feedback? Há um momento certo para ele? Falamos sobre tudo isso no episódio de hoje. Acompanhe clicando no app abaixo:

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Capa: Depositphotos