Transição de carreira: 4 dicas para se tornar conselheiro de empresas. Novas oportunidades profissionais e mais qualidade de vida são os principais objetivos de quem busca uma transição de carreira.

No entanto, mudar e trilhar um novo caminho exigem dedicação, pesquisa e planejamento. É preciso refletir, preparar-se financeiramente e analisar possíveis cenários.

A função de conselheiro de empresas está entre os cargos mais procurados atualmente para quem pretende mudar de carreira. A área tem salários atrativos. Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa revela que 57,6% dos conselheiros de administração e 61,9% dos conselheiros consultivos são remunerados com salários que podem passar dos R$ 15 mil por mês.

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Porém, engana-se quem acha que esse tipo de atividade é exclusivo de executivos mais antigos que já encerraram seu trabalho em grandes companhias. Atualmente, há oportunidades que abrangem profissionais de diferentes idades e perfis.

Tenha experiência

Para se tornar um conselheiro, é preciso criar uma experiência relevante como executivo. Além da formação, é fundamental contribuir com ideias inovadoras e auxiliar em crises.

Currículo

Parece óbvio, mas não é: fazer um currículo focado para vaga em conselhos ajuda a abrir portas. Os conselhos selecionam seus membros com base em habilidades e comportamento. Portanto, é necessário saber sobre liderança, confiança e mentalidade analítica.

Especializações

Estudar e aprofundar conteúdos são essenciais. Há vários cursos no mercado que podem auxiliar na transição de carreira e que contribuem para a formação na área.

Entre eles estão gestão de riscos corporativos, liderança, conselheiros de administração, administração corporativa para herdeiros e acionistas de empresas familiares etc. Além disso, entender sobre finanças também é importante. O conselheiro precisa saber sobre os números e a situação da empresa.

Saiba trabalhar em equipe

Conselho gera debates e toma decisões coletivas. Por isso, uma das principais habilidades é saber trabalhar em equipe. É preciso ter interesse no que o outro fala, além de uma escuta ativa.

A inteligência emocional e a mediação de conflitos também são cruciais para se tornar um conselheiro de autoridade e respeito.

4 dicas para se tornar conselheiro de empresas

Por Farias Souza, CEO de Board Academy, EdTech de Formação e Desenvolvimento de Conselheiros Consultivos, Independentes, Fiscais e de Administração de Empresas.

 

 

Ouça o episódio 148, “Personal branding: o que é e como gerenciar sua marca pessoal?” do RH Pra Você Cast. O que você pensa ao ouvir o termo “personal branding”? A verdade é que há muita coisa envolvida no processo de gerenciamento da marca pessoal. É necessário juntar estratégia, tática e ações, e tudo isso impacta na identidade, imagem e reputação de cada profissional. Mas como fazer isso? As empresas podem ajudar os profissionais nessa construção da marca pessoal? E qual o peso e relevância das redes sociais nesse posicionamento? Conversamos com Daniela Viek, especialista internacional em Personal Branding, sobre tudo isso. Acompanhe!

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Capa: Depositphotos