Manter o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal requer muitas tentativas, até tudo andar na linha. Encontrar o equilíbrio perfeito entre as demandas da vida profissional e tempo para amar esse é o dilema que muitas pessoas que escolhem profissões que trabalham muito, como a de medicina, mas é possível encontrar uma forma de se dedicar igualmente nessas duas áreas da vida?

Como resolver esse quebra-cabeça que envolve a vida pessoal e profissional? Essas são questões trazidas para mim com bastante frequência por pessoas que gostam do que fazem, mas sentem a necessidade de ter uma vida amorosa equilibrada, um exemplo de profissão que passa por essa questão são os médicos. 

É possível imaginar o porquê, pessoas que têm essa profissão, às vezes, precisam abrir mão do próprio tempo livre para dedicar isso ao cuidado de outras pessoas.

Por causa da rotina, geralmente ocupada, é comum ser difícil encontrar tempo para buscar por romance, mas não impossível, e quando encontram uma pessoa para amar precisam lidar com a falta de tempo na agenda. 

Para muitos médicos é complicado encontrar tempo para se dedicar a outra atividade que não seja a própria profissão, e além disso, como sabemos que o trabalho muitas vezes cansa e tira a energia, isso diminui a motivação de encontrar alguém.

Para solucionar esse problema tenho algumas dicas para encontrar o equilíbrio entre vida amorosa e trabalho e posso ajudar a fazer com que o relacionamento funcione, sem precisar entrar em conflitos com o lado profissional.

1. Qual é o acordo?

Essa regra é básica para evitar o problema clássico de ter que ficar escolhendo amor e profissão. Converse com a sua parceira sobre a sua rotina de trabalho dos dois, sem colocar o seu trabalho como prioridade, o importante é criar uma dinâmica que funcione para os dois, fale sobre como funcionam os seus horários de trabalho e os momentos em que estará disponível. Fazer isso ajuda o parceiro a não se sentir deixado de lado.

2. Mude a forma com que se organiza:

Muitos casais quando planejam fazer algo juntos escolhem um dia para isso, mas como sei que se tratando de médicos o período de trabalho pode variar, a dica é mudar a forma com que planejam o tempo. Ao invés de reservarem dias, usem como métrica as horas livres nos dias possíveis.

3. Respeite o horário com seu parceiro:

Da mesma forma que você abre mão de fazer outras atividades para trabalhar, o mesmo deve ser feito quando estiver com seu parceiro. Restrinja o contato com o trabalho quando estiver com o seu parceiro (a).

4. Não fique em casa no tempo livre:

Algumas pessoas gostam de aproveitar o tempo livre com o parceiro em casa, mas isso pode facilitar que se conectem ao trabalho em algum momento, mesmo que seja “rapidinho”, por isso programe passeios que te leve para mais longe do trabalho, dessa forma será mais fácil não pensar nas atividades que precisa fazer.

Ter uma carreira de sucesso e conseguir distribuir amor e carinho para o seu parceiro é uma busca contínua, ou seja, não existe fórmula que dê resultado garantido, mas boas práticas como as que citei neste artigo ajudam a criar hábitos para equilibrar os dois lados da vida.

4 Dicas para equilibrar a vida pessoal e profissional

Por Maicon Paiva, Especialista em Comportamento do Espaço Recomeçar.

 

 

Ouça o Podcast RHPraVocê, episódio 75, “Vida Pessoal e Profissional: há limites?” com Tiago Petreca, diretor fundador e curador chefe da Kuratore – consultoria de educação corporativa, Country Manager da getAbstract Brasil e autor do Livro “Do Mindset ao Mindflow”, sobre as principais descobertas da pesquisa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube