O combate ao etarismo nas empresas brasileiras ganhou, em números, mais um aliado para que as organizações comecem a olhar com maior atenção para a questão. Segundo dados divulgados pelo Censo nesta sexta-feira, a população brasileira está envelhecendo em ritmo recorde, ponto que não pode ser ignorado pelos recrutadores. Do mesmo modo, é fundamental que as organizações – especialmente as que buscam ser mais diversas e inclusivas –, comecem a “consertar os degraus quebrados”, um problema que as mulheres vêm enfrentando.

Ainda nos embalos de quinta-feira à noite, que marcou a grande celebração do Top of Mind de RH, o #sextou chegou e com ele o GiroRH. Partiu:

Cadê os seguranças?

Com menos de um ano para os Jogos Olímpicos de 2024, na França, milhares de vagas de emprego permanecem sem preenchimento, incluindo aquelas para segurança pessoal dos atletas.

A agência de emprego pública do país, Pôle Emploi, desenvolveu um programa ambicioso para recrutar 15.000 oficiais de segurança. No entanto, ela está sendo acusada de convocar candidatos a emprego sem considerar adequadamente seus perfis. Será que todas as oportunidades serão fechadas a tempo?

Consolidação do Pix

O crescimento do Pix como o método de pagamento mais popular no Brasil está atualmente em um estágio de maior integração em diversas transações, abrangendo o pagamento de contas, produtos e serviços. As transações entre indivíduos e empresas (P2B), que representavam apenas 6% do volume total de operações do Pix em dezembro de 2020, agora compreendem 34% do total. Isso levou a uma correspondente diminuição na proporção de transferências entre pessoas (P2P), que passou de 85% para 56%, de acordo com dados do Banco Central (BC).

Especialistas afirmam que esse padrão reflete a consolidação do Pix como um meio de pagamento na economia, alcançando diversas modalidades de negócios.

Degrau quebrado

Em 2022, a promoção para cargos de gerência demonstrou que, a cada 100 homens que avançaram em suas carreiras, somente 87 mulheres obtiveram a mesma oportunidade, segundo uma nova pesquisa conduzida pela McKinsey em colaboração com a LeanIn.org, organização comprometida com a igualdade de gênero liderada por Sheryl Sandberg, ex-presidente de operações da Meta.

O estudo identifica um obstáculo final no avanço das mulheres em direção a cargos de liderança, conhecido por especialistas como o “degrau quebrado”, no qual, durante o processo de promoção, os homens têm maior probabilidade de serem selecionados. Apesar disso, a pesquisa também revela um aumento na representação feminina em cargos executivos, passando de 17% para 28% desde 2015.

Envelhecimento populacional

A população do Brasil está envelhecendo a um ritmo cada vez mais rápido. Os mais recentes dados do Censo 2022, divulgados na sexta-feira, 27, revelam que a parcela de indivíduos com 65 anos ou mais no país atingiu 10,9% da população, representando um aumento recorde de 57,4% em relação aos números de 2010, quando os idosos constituíam 7,4% do total.

Os novos números, desagregados por idade e gênero, também demonstram que a idade mediana da população (a idade que separa a metade mais jovem da mais velha) aumentou seis anos desde 2010, chegando a 35 anos em 2022.

Formação para Devs

A Locaweb Company está com inscrições abertas para a 9ª edição do programa “Quero ser Dev”, que oferece formação gratuita para aqueles que querem se tornar desenvolvedores ou migrar de carreira. O programa, realizado desde 2015, atende a premissas relacionadas ao ESG e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), como educação de qualidade para todas as pessoas, redução das desigualdades sociais, promoção do empreendedorismo e tecnologia é para todas as pessoas.

Para esta edição, as aulas serão realizadas entre janeiro e junho de 2024. Ao final, ainda haverá a possibilidade de contratação pela empresa. Interessados em participar da nova edição do “Quero Ser Dev” devem se cadastrar neste link até 5 de novembro (domingo).

Insegurança no trabalho

A insegurança dos trabalhadores com relação à estabilidade do emprego é um grande desafio para os empregadores. De acordo com o relatório People at Work 2023: A Global Workforce View, do ADP Research Institute, 35% dos trabalhadores no Brasil afirmam não se sentirem seguros no emprego. Os homens estão mais preocupados com essa questão do que as mulheres (38% ante 32%).

Na média global, 38% das pessoas não se sentem seguras no emprego. Entre os pontos abordados, destaca-se que os sentimentos de insegurança no emprego são mais elevados entre os jovens. Metade (50%) da geração Z (entre 18 e 24 anos) afirma não se sentir segura no seu trabalho. Em contrapartida, 24% das pessoas com mais de 55 anos sentem o mesmo.

Ninguém merece a segunda-feira

À medida que o cenário de trabalho continua a evoluir e as organizações se adaptam à crescente demanda por flexibilidade, a discussão sobre produtividade versus regime de trabalho torna-se cada vez mais relevante. A Deputy, uma consultoria norte-americana focada em produtividade, conduziu uma pesquisa que oferece insights significativos sobre como o local e o momento do trabalho impactam na produtividade e no bem-estar dos profissionais.

De acordo com a pesquisa, 61% dos profissionais pesquisados expressaram o desejo de serem mais produtivos em seus empregos, porém as segundas-feiras são frequentemente consideradas um desafio específico para a produtividade. Os dados revelam que 25% dos profissionais são menos produtivos nesse dia, e 57% gostariam que as segundas-feiras fossem parte do fim de semana. Além disso, quase metade das pessoas (50%) enfrentam níveis mais elevados de estresse nesse dia.

Novo gestor no HCor

HCor

O Hcor anunciou, recentemente, Everton Luiz Teixeira como Superintendente de Pessoas e Cultura Organizacional da instituição. Com vasta experiência no mercado e passagens por grandes empresas como Polishop, CVC Viagens e GetNet Santander, Teixeira é formado em Administração de Empresas e com MBA em Gestão de Recursos Humanos e MBA Executivo pela IESE Business School. Ele terá o desafio de apoiar a jornada de transformação cultural do Hcor e contribuir com o desenvolvimento de carreira dos colaboradores. 

“Ao lado de outros líderes do Hcor, seguirei na missão de implantar as frentes de Experiência do Colaborador e Ciclo de Talentos, além de acompanhar a evolução de processos e sistemas para que, cada vez mais, tenhamos um ambiente interno robusto para os desafios impostos pelo setor de Saúde”, afirma Teixeira.

O impacto de uma demissão

Perder o emprego não é fácil para ninguém, mas para algumas pessoas, o impacto emocional pode ser bem maior do que para outras. Seja pelas necessidades financeiras ou por questões de autoestima, um desligamento é capaz de causar efeitos extremamente negativos à saúde mental. Efeitos, estes, que podem ser gatilhos para transtornos ou doenças como ansiedade, ataques de pânico, depressão, entre outros.

Diante deste cenário, é possível que as organizações possam contribuir de algum modo para que tal impacto seja menor sentido? O que fazer para que uma demissão não afete tão drasticamente o nosso emocional? Quem fala sobre isso é a psicóloga especialista em Gente & Gestão, Cláudia Danienne, CHRO da Degoothi Consulting. Confira!

Peso das dívidas

Cerca de metade da população brasileira se sente sob estresse devido a dívidas e um orçamento apertado, de acordo com uma pesquisa da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais) sobre a situação financeira das pessoas, conduzida em parceria com o Datafolha.

O estudo revelou que 49% dos brasileiros relatam dificuldade em relaxar devido à tensão gerada por sua situação financeira atual, enquanto 62% dos entrevistados manifestaram receio de depender de amigos e familiares para equilibrar suas finanças.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação