Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o suicídio é responsável por ao menos 800 mil mortes anualmente. Na prática isso significa que a cada 40 segundos uma pessoa tira a própria vida. É difícil, delicado, mas necessário falar sobre a questão. O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização que visa justamente criar diálogos sobre o tema com foco na prevenção. 

Para ajudar as organizações a promoverem espaços seguros, onde os colaboradores possam falar enquanto estão mentalmente saudáveis, prevenindo o desenvolvimento de questões mais graves, o Wellz, solução de saúde mental desenvolvida pelo time do Gympass que apoia as empresas na gestão do bem-estar emocional dos seus times, lançou uma campanha de conscientização. 

A campanha é destinada para líderes e times de recursos humanos e conta com um portal repleto de dicas e informativos, cujo principal objetivo é ajudar as empresas a se posicionarem de forma preventiva, incentivando um ambiente de trabalho seguro para o debate sobre questões de saúde mental, que promova a importância do bem-estar emocional.

Como anda a saúde mental do profissional de diversidade?

No dia 9 de setembro, véspera do Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, às 9h, o Wellz promoverá o webinar “Setembro Amarelo nas Empresas: promoção de Saúde Mental e Segurança Psicológica”. A conversa, gratuita e online, visa debater a importância da promoção de ambientes de trabalho e culturas organizacionais saudáveis e contará com a presença dos especialistas Ines Hungerbühler, psicóloga, PhD e líder do Time Clínico do Wellz, Karen Scavacini, CEO do Instituto Vita Alere de Prevenção e Posvenção do Suicídio, e Luca Borroni, professor, PHD e diretor acadêmico da Brain Business School.

Veja mais: 61% dos profissionais deixaria um emprego que piora sua saúde mental

Além disso, o Wellz criou uma avaliação online de múltipla escolha com 5 perguntas para ajudar os RHs das empresas a medir o quão seguro é o seu ambiente de trabalho, baseado no modelo teórico de Amy C. Edmondson, professora de Liderança e Gestão da Harvard Business School, que examina em sua pesquisa acadêmica a segurança psicológica nas organizações. O preenchimento é feito em poucos minutos, as respostas são anônimas e o resultado do teste sai na hora. O objetivo é propor a reflexão sobre como mensurar se o espaço de trabalho é um ambiente psicologicamente seguro. As empresas interessadas podem preencher o questionário por aqui. 

Para que as empresas compreendam ainda mais sobre a importância do assunto, a empresa também oferece um e-book gratuito. O material aborda diversos tópicos relevantes como ações para combater o estigma em saúde mental, dicas para o RH promover conversas sobre prevenção, contatos para casos de emergência e ferramentas para promover espaços saudáveis. O e-book está disponível neste site. 

“Como empresa, devemos acolher, apoiar e capacitar os funcionários em sua jornada de cuidados, proporcionar um ambiente de trabalho psicologicamente seguro onde eles possam se expressar e interagir livremente. Cuidar da saúde mental das equipes também significa criar um espaço de confiança, abertura e segurança psicológica constante, para tornar o ambiente de trabalho um recurso para cuidados com a saúde mental e não um fator de risco”, explica Ines Hungerbühler, psicóloga, PhD e líder do Time Clínico do Wellz. 

Serviço

Webinar “Setembro Amarelo nas Empresas: promoção de Saúde Mental e Segurança Psicológica”

Data: 9 de setembro, às 9h

Formato: online e gratuito

Inscrições: Neste link

Portal: Neste link