No embalo da transformação digital vivida pelo mercado de trabalho nos últimos anos, é de natural importância as organizações contarem com talentos cada vez mais alinhados e adaptados às novas tecnologias.

De acordo com estudo realizado pela Alura com a FIAP (Faculdade de Informática e Administração Pública), companhias que oferecem educação tecnológica para seu time de trabalho têm aumento de produtividade (fator notado por 64% das entrevistadas), e crescimento de 45% no engajamento dos trabalhadores.

Em meio a essa nova “realidade digital”, a TIM, uma das principais empresas de telefonia do Brasil, deu início ao programa TIM Data Academy, uma iniciativa interna de capacitação de profissionais. Os colaboradores matriculados têm acesso a quatro cursos voltados à aprendizagem de dados e analytics: Data Consumer, Data Translator, People Analytics e Data Mindset.

Segundo Daniela de Biscuccia, responsável por Business & Digital Education da TIM, “enquanto uma multinacional do tamanho da TIM, observamos que o mundo vive uma grande aceleração digital, o que ficou mais exponencial após a pandemia. Todos os negócios tiveram que se reinventar. Para que possamos nos manter como uma organização do futuro, o desenvolvimento das pessoas é o caminho para conseguirmos esse posicionamento, seja no trabalho com soft ou hard skills”.

Daniela de Biscuccia

Daniela de Biscuccia, responsável por Business & Digital Education da TIM

A gerente pontua que à medida que as organizações capacitam seus colaboradores, especialmente com as habilidades que constroem não apenas o futuro, mas o amanhã do mercado de trabalho, isso se reflete em poder de competitividade.

Além disso, para ela o impulsionamento nas competências de dados é crucial não só para a tomada de decisões mais assertivas, como também para que os profissionais estejam preparados para lidar com desafios modernos.

“Decidimos não fazer somente uma trilha educacional de dados, mas sim criar uma academia corporativa. Deste modo, conseguimos fazer a gestão do conhecimento dentro de casa”, diz.

Case de sucesso

Surgido em julho de 2023, o TIM Data Academy se destaca pela variedade de metodologias de ensino – que são personalizadas e trabalhadas para atender os diferentes perfis de alunos – e conta com o registro de mais de 600 profissionais inscritos e divididos em 13 turmas. A capacitação é voltada a todas as áreas e colaboradores do negócio, independentemente da hierarquia de cargos.

A companhia realizou um estudo customizado para identificar a necessidade e a proficiência de cada colaborador. Com isso, foram criadas personas de treinamento. “Não necessariamente o que alguém na área de tecnologia precisa conhecer de dados é similar ao que um colaborador da área de vendas necessita, por exemplo”, elucida a executiva.

Na prática, o ensino é conduzido pela metodologia 70:20:10, modelo de aprendizagem habitualmente dividido em aprendizado prático e experiências do dia a dia (70%), aprendizado informal (20%) e aprendizado formal (10%). A jornada pode ser assíncrona ou síncrona, com aulas em sala ou gravadas.

Inteligencia artificial

Ao final da jornada educacional, os participantes têm até uma espécie de TCC (trabalho de conclusão de curso), no qual apresentam projetos que podem, inclusive, serem utilizados dentro da TIM, o que já é o caso de alguns entre os compartilhados pelos alunos. A iniciativa abre a oportunidade para que os inscritos trabalhem em use cases reais da companhia.

“É muito satisfatório ver o time se desenvolvendo e aumentando o seu repertório de conhecimento. Mas o case de sucesso também é pela efetividade do conhecimento aplicado ao business. É gratificante ver que a aprendizagem é capaz de influenciar positivamente os resultados da companhia”, salienta Daniela.

Por Bruno Piai