No último GiroRH, destacamos a possível luta – literal – entre os bilionários Mark Zuckerberg e Elon Musk. Enquanto a pancadaria não come solta nos ringues, a briga começou fora deles. Nesta semana, o dono da Meta lançou sua nova rede social, que promete ser a rival direta do Twitter. Será que vinga?

É dia de #sextar! Mas antes da farra, que tal ficar por dentro das novidades no mundo do RH? Vamos para o GiroRH de hoje:

Capacitação de empreendedoras

Com o objetivo de capacitar mais de 500 empreendedoras em Manaus e Parintins, a Coca-Cola Brasil lançou no sábado (1º) um edital do projeto “Empreenda como uma mulher”. Em parceria com o Sebrae, o programa oferecerá capacitação, encontros e conteúdos sobre gestão de negócios, com o intuito de impulsionar o conhecimento e o crescimento das empreendedoras do varejo alimentício.

Além de receberem treinamento e orientação sobre empreendedorismo, as participantes terão a oportunidade de ampliar seus contatos, estabelecer networking, trocar experiências e construir uma rede de apoio de empreendedoras com objetivos comuns, inclusive visando o empoderamento feminino. Mais informações estão neste link.

Corrida por talentos

Se a competição por talentos já é desafiadora em escala nacional, o desafio só tende a aumentar conforme as empresas estrangeiras entram no jogo pelos melhores profissionais brasileiros.

De acordo com levantamento da Think Work em parceria com a Atlas, 54% das organizações brasileiras perdem funcionários para companhias de fora. Com o impulsionamento do trabalho remoto nos últimos anos, muitas empresas adquiriram um olhar mais global na busca por talentos.

Eles não ficam mesmo em casa

Nem mesmo o avanço do home office foi capaz de manter os homens por mais tempo em suas casas. Nos Estados Unidos, segundo dados de junho do BLS (agência de estatísticas do trabalho), a retomada do público masculino ao presencial vem sendo bem mais acelerada do que do feminino.

Em 2022, 41% das mulheres eram propensas a trabalhar remotamente, enquanto a parcela dos homens era de 28%. Para comparação, em 2021 a estatística era bem mais acirrada (41,5% delas contra 35,3% deles).

Expansão do 12×36

Escala bastante comum em profissões como médico, vigilante, porteiro, entre outras, a jornada 12×36 poderá, agora, ser diretamente acordada entre empregador e funcionário. A decisão do Supremo Tribunal Federal promove mudança na estipulação da escala, que antes só podia ser instituída por meio de acordo coletivo.

A jornada 12×36 é comumente utilizada em locais que não podem para a sua produção. O entendimento do STF sobre o tema amplia a liberdade nas relações de trabalho, possibilitando acordos sem a obrigatoriedade do envolvimento sindical.

Expectativa de contratações

Após um cenário de incertezas no Brasil e no mundo no primeiro semestre do ano, a Pesquisa de Expectativa de Emprego – Q3 2023, estudo exclusivo e preditivo desenvolvido trimestralmente pelo ManpowerGroup, revela uma alta na intenção de contratações no âmbito nacional e global para o 3° trimestre do ano, com empregadores apontando maior estabilidade.

O levantamento mostra que a expectativa de emprego no Brasil para o período – calculada subtraindo-se empregadores que planejam fazer reduções na equipe daqueles que planejam contratar – é de +33%, 12 pontos percentuais a mais que no trimestre anterior. Já a porcentagem de empregadores que planejam contratar aumentou de 46% (trimestre anterior) para 47% (atual), enquanto aqueles que esperam reduzir o volume de contratações caiu de 21% para 15%.

Impacto geracional

Pela primeira vez, quatro gerações dividem o mesmo ambiente de trabalho no mundo corporativo. Uma delas, a Geração Z, tem trazido diversas transformações e reflexões ao mercado de trabalho. Mas será que as empresas, líderes e RH conseguem entender o que esses jovens buscam e almejam para suas carreiras? O que tudo isso exige de revisão por parte da gestão de pessoas e como se tornar um “parceiro estratégico” desses profissionais?

No episódio da semana do RH Pra Você Cast, conversamos com a doutora especialista em Geração Z, Thaís Giuliani, também consultora, mentora, escritora e criadora da Geração Zimago. Acompanhe pelo player acima ou acesse seu streaming de preferência.

Medo de não ser feliz

O Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) realizou um levantamento em seu site, entre 29 de maio e 6 de junho, contando com a participação de 23.987 jovens de 15 a 29 anos, perguntando: do que você tem mais medo?.

Entre alguns dos resultados, 38,51%, ou 9.237 dos votantes, apontaram o medo de não serem felizes na carreira. 32,09% (7.698), por sua vez, possuem apreensão de falhar quando lhes derem desafios profissionais. Além disso, 15,43% (3.701) afirmaram o temor de fazerem inimigos e causarem inveja enquanto constroem o próprio futuro, enquanto 6,80% (3.701) pontuaram o medo de serem criticados por suas ideias e opiniões.

Não é fácil fazer marketing

Em uma pesquisa global com mais de 600 CMOs (Chief Marketing Officer) e tomadores de decisão sênior de marketing, a GfK examinou sua percepção sobre os fatores de sucesso que impulsionam o marketing eficaz em suas empresas. As respostas da pesquisa formam a base para o novo “CMO Outlook Index”.

Os três pilares centrais da eficácia do marketing são: “Impacto” (capacidade da equipe e demonstração do ROI), “Alinhamento” (alavancar o valor comercial e o propósito da marca) e “Investimento” (compromisso da diretoria com a marca e o investimento em marketing). O estudo mostra que ainda há muito espaço para progresso. Embora 40% dos profissionais de marketing sênior digam que têm todos os recursos necessários em pelo menos uma das áreas, apenas 7% dizem que se sentem perfeitamente equipados em todos os três pilares.

Prepare suas threads

Para quem ama odiar o Twitter ou odeia amar o mesmo, está no ar a rede social que promete ser a principal rival do passarinho azul. Prepare-se para amar ou odiar o Threads, nova plataforma social da Meta. O novo brinquedinho do sempre jovial Mark Zuckerberg entrou no ar na última quarta-feira (5) e em apenas sete horas já acumulou 10 milhões de usuários.

O Threads só não chegou ainda na União Europeia, pois foi barrado por órgãos de proteção à privacidade. Se você já abriu a sua conta, aproveite para nos seguir por lá.

Pelo visto, deu ruim de vez para o glorioso Koo. Mas nunca nos esqueceremos do esforço que foi feito por nós.

Reversão incomum

Pela primeira vez, a Justiça de São Paulo reverteu no estado um caso de decretação de falência. Por conta de uma dívida, a CJA Indústria Metalúrgica teve sua falência decretada em fevereiro deste ano após pedido da Armco do Brasil. Contudo, a companhia mudou de defesa, pediu a reversão do processo e, optando por firmar um acordo com a Armco, teve resultado favorável na 3ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais.

Casos de reversão de falências são bastante raros no Brasil e são poucos os registros de empresas que obtiveram sucesso ao tentar reverter. “Eu brinco que a defesa ressuscitou a empresa, porque decretar falência no mundo corporativo é comparável a perder a vida”, declarou à Folha o advogado da CJA, Marcelo Alvez Muniz.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Capa: Getty Images

Por Redação