Quase todos os setores profissionais foram moldados, nos últimos anos, pelas novas tecnologias que estão surgindo e agilizando os processos de trabalho. Os Recursos Humanos não ficaram de fora das novidades. Antes uma área considerada burocrática e até mesmo um pouco arcaica, o RH 4.0 – que começa, aos poucos, a assumir uma face 5.0, voltada ao bem-estar – representa a revolução tecnológica no setor, aplicando as inovações desde o recrutamento de novos colaboradores, o processo de onboarding e a gestão de pessoas.

No entanto, a tecnologia ainda não está completamente presente nos Recursos Humanos. Para se ter uma ideia, um relatório da WeSeek de 2022 apontou que, no pós-pandemia, apenas 24% das empresas adotaram o recrutamento 100% digital. O número é ainda menor quando se trata do onboarding, etapa de treinamento e adaptação de colaboradores já recrutados – apenas 15% das empresas realizam o procedimento online.

Pensando nesse cenário, Daniel Uchôa, CEO e Co-Founder da Workverse, startup que transforma a jornada de admissão e imersão de novos colaboradores por meio de uma experiência imersiva e gamificada, acredita que é necessário que a área se atualize.

“O RH evoluiu de processos burocráticos manuais para processos burocráticos digitais. Agora, as grandes empresas estão indo além, oferecendo experiências memoráveis. Nossa vida como ser humano é sobre experiências, que permanecem conosco e nos moldam. E é assim que as empresas líderes estão moldando seus novos talentos, através de experiências que vão além dos sentidos, e que criam fortes laços com a marca empregadora. Novos talentos aceleram o progresso, e as experiências aceleram esses talentos.”, afirma.

Abaixo, Uchôa lista 5 dicas para usar os Recursos Humanos a favor do novo colaborador. Confira:

RH TopTalks 2023

Prepara-se para o novo colaborador

“É importante mostrar para os novos integrantes da equipe que eles são importantes e essenciais, antes mesmo de começarem no trabalho. Garantir que tenham tudo o que é necessário já é de muito valor, certificando que tenha um lugar adequado para trabalhar, computador e quem sabe até alguns mimos. Tudo vale para que o colaborador se sinta bem“, salienta Uchoa.

Além disso, é importante mostrar o espírito da empresa através de uma experiência imersiva única. A solução para que essa experiência seja memorável – mesmo a distância e antes do primeiro dia -, segundo o especialista, tem relação com a tecnologia.

“Não pela digitalização do processo em si, mas por meio de universos virtuais que focam no que o sistema pode fazer pelas pessoas ao acolher o colaborador ou o candidato em primeiro lugar, criando laços afetivos entre ele e a marca, mesmo antes do aceite da proposta.”

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Use a tecnologia a seu favor

“Agora é o melhor momento para inserir tecnologias nos processos de RH, use-a para que o onboarding seja feito de uma maneira que mostre para o colaborador a cultura da empresa e funcione também para tranquilizar em um momento que costuma estar revolto de ansiedade, através da imersão única e personalizada desse colaborador”, diz.

Uchôa destaca que as novas gerações de colaboradores buscam um trabalho que esteja alinhado a seus valores e que garanta bem-estar e uma experiência saudável. “As atuais gerações não mais valorizam o trabalho tradicional e a longevidade dentro de uma empresa, como era no passado”.

Personalize a experiência

O CEO da Worverse ressalta que o momento de uma nova chegada é uma etapa para que a organização realize um trabalho não apenas coletivo, mas também focado nas particularidades de quem está chegando.

“Cada pessoa é única, por isso, também tem reações próprias a cada etapa dos processos que envolvem uma contratação. Logo, é bastante gratificante estar em um ambiente virtual que possa ser acessado de qualquer lugar e de qualquer dispositivo, que seja gamificado, interativo e personalizado, possibilitando ao novo colaborador ter experiências sobre a nova empresa, fazer solicitações, enviar documentos, simplificando e aprimorando a jornada através de experiências memoráveis”, mostra o executivo.

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Pense na imersão

“Esse novo colaborador vai passar a trabalhar todos os dias em sua nova empresa, por isso é importante que entenda seu funcionamento. Os serviços que existem hoje apresentam apenas telas estáticas e textos, mensagerias, que não só não engaja como tem baixa absorção da mensagem. Isso não se compara a um ambiente que mescla realidades virtuais com o mundo real, em uma experiência imersiva em que a pessoa é acolhida por uma assistente virtual que vai te guiando por voz e visual, com som, imagem, movimento e interações, que é o que a Workverse oferece”, exemplifica.

O colaborador em primeiro lugar

Um novo trabalho é um período de animação, mas também de ansiedade e apreensão, existem centenas de empresas que têm a necessidade de transformar o processo de admissão de colaboradores.

“Para ajudar essas pessoas em um momento de decisão tão importante em suas vidas, que é a escolha de um emprego, nada melhor do que uma real vivência imersiva nas vantagens da oferta, passando pelos principais fatores de decisão. Essa experiência pode ser compartilhada e desfrutada com a família, para apoiá-los na decisão, finaliza Daniel Uchôa.

Por Redação