Com o objetivo de mapear as dores dos profissionais de RH, o Infojobs, empresa de soluções tecnológicas para recursos humanos, realizou uma pesquisa em novembro deste ano com mais de 800 profissionais de empresas de diferentes áreas, incluindo comércio, tecnologia e administração, e constatou que 84 % dos profissionais afirmam que encontram mais dificuldade para fechar as vagas, quando comparado com os anos anteriores à pandemia
Nesse cenário, a grande maioria (62,6%) destaca que encontrar profissionais qualificados é o maior desafio, seguido por engajar os candidatos nas etapas do processo (9,2%), concluir o processo dentro do prazo (7,6%), garantir que todos os candidatos recebam feedback (7,3%), promover uma boa experiência para os candidatos (5,2%), aplicar e avaliar os testes (3,6%) e realizar entrevistas online (1,7%).
“Estamos vivendo um apagão de profissionais qualificados em diversos setores. Isso se deve a um aumento da procura desses talentos que, consequentemente, gerou mais concorrência entre os contratantes. Além disso, há também uma reorganização por parte dos próprios candidatos, que buscaram novas perspectivas profissionais ou tiveram que mudar de área durante a pandemia. Para driblar esse apagão, percebo que as empresas estão cada vez mais pensando em ações para engajar e atrair profissionais qualificados. Atualmente, vemos empresas oferecendo benefícios diferenciados, trabalhando com maior flexibilidade, mudando modelos de trabalho e também sendo responsáveis pela qualificação dos talentos”, afirma Ana Paula Prado, CEO do Infojobs.
Desafios no preenchimento de vagas
A pesquisa também revelou que houve um impacto nos processos devido ao trabalho remoto imposto pela pandemia. Para esses profissionais, o que mais mudou foi o recebimento de currículos, que passou a ser de forma virtual para 31% dos entrevistados, a adequação à LGPD para 17% dos profissionais, já que a lei entrou em vigor durante a pandemia, e a realização de vídeo entrevista (15%), além da utilização de um software de recrutamento e seleção (14%).
Entre os principais desafios do segmento de RH, ainda está o processo de recrutamento e que precisa ser otimizado para agilizar o trabalho destes profissionais. Segundo a pesquisa, 34,6% dos entrevistados acreditam que a triagem dos currículos é a etapa que leva mais tempo, seguido por entrevistas (23,9%), atração de candidatos (21,1%), avaliação dos testes (7,3%) e admissão dos aprovados (6,6%).
Leia também: Vilões do recrutamento: pesquisa revela as maiores causas de recusa de vagas
Neste contexto, a tecnologia é fundamental para acelerar processos e possibilitar que os profissionais de RH desenvolvam atividades mais estratégicas. Adotar o uso de ferramentas como o PandaPé, software de recrutamento e seleção mais completo do mercado desenvolvido pelo Infojobs, permite um RH mais eficiente, organizado e simplificado para realizar processos seletivos e admissões de novos talentos.
“Um processo seletivo com mais agilidade e eficiência é fundamental tanto para os candidatos quanto para as empresas que querem contratar. Com a utilização da tecnologia do PandaPé, é possível realizar uma triagem de currículos mais ágil, atrair candidatos, fazer avaliações dos testes e até o processo de admissão de acordo com os termos da LGPD. Com tudo isso, é possível solucionar algumas das dores do RH e possibilitar que os profissionais da área possam focar seus esforços em outras atividades”, explica a CEO do Infojobs.