Tenho certeza que você já acompanhou muitas greves ao longo de sua jornada profissional. Inúmeras categorias, volta e meia, paralisam suas atividades na busca por melhores condições de trabalho. O que você talvez não saiba é que nem mesmo por trás de todo o glamour de Hollywood as greves passam distante. Talvez seja necessário envolver a Geração Y para apaziguar a situação, já que, enfim, chegou a sua vez de colocar ordem nas empresas.

O GiroRH chegou! Confira as notícias de hoje:

Atuação do RH

Pesquisa realizada com 41 empresas brasileiras de médio e grande portes revela a média de profissionais de RH por setor. O levantamento da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional São Paulo (ABRH-SP), que envolveu cerca de 277 mil empregados, indica que no Varejo/Comércio são 218. Serviços aparece em segundo lugar com média de 208. Na sequência vêm Indústria (108), Saúde (98) e Tecnologia (39). Energia e Agro respondem juntos por uma média de 66 profissionais.

“Estes e outros dados da pesquisa, sem dúvida, contribuem para o planejamento e o dimensionamento das estruturas do RH em várias áreas produtivas do País”, afirma Luiz Drouet, presidente da ABRH-SP.

Contagem regressiva

RH TopTalks 2023

Um dos grandes eventos de RH e liderança está chegando. No dia 25 deste mês, a partir das 9h, terá início uma nova edição do RH TopTalks. O evento será 100% online, gratuito e terá palestras, conversas, mesas de debate, sacola de brindes e muito mais.

Com foco no tema engajamento, o evento digital terá profissionais renomados e referências de mercado para tratar dos assuntos mais relevantes para o gestor de pessoas. Nomes como Hosana Azevedo, Head de RH do Infojobs, Fabiana Cymrot, VP de RH na Mastercard Brasil, e Daniela do Lago, especialista em liderança humana, são alguns dos confirmados. Confira a programação completa no site e inscreva-se agora mesmo.

É culpa da pandemia

Segundo estudo realizado pela HR First Class, startup de gestão de pessoas, o fenômeno conhecido como quiet quitting tem um culpado bem claro: o coronavírus. Para 56,8% dos líderes respondentes, a pandemia, por ter agravado questões relacionadas à saúde mental, foi a motivadora para o movimento se fortalecer.

Em tradução livre, o quiet quitting pode ser conhecido como demissão silenciosa, onde o funcionário se propõe apenas a realizar tarefas estritamente combinadas com sua função, impondo um limite claro entre sua vida profissional e pessoal. O grande desafio dos líderes de RH é engajar esse colaborador, oferecendo um bom ambiente corporativo para que esse movimento não atrapalhe a produtividade e andamento das atividades das empresas.

Geração Y em evidência

Chegou a hora dos millennials, como são conhecidas as pessoas da geração Y, famosos por serem a primeira geração de nativos digitais. Essas pessoas geralmente já têm uma trajetória profissional consolidada e muitas delas estão chegando ao topo do mercado corporativo, representado pelo cargo de CEO (chief executive officer) — a nomenclatura mais usada hoje em dia para os principais executivos de grandes organizações.  

Segundo estudo da consultoria Spencer Stuart com as empresas do S&P 500 Index, o índice que reúne as 500 principais companhias de capital aberto dos EUA, o percentual de CEOs com menos de 50 anos mais que dobrou desde 2000, passando de 12%, naquele ano, para 30%, em 2022.

Greve cinematográfica

Alguns profissionais não estão nem um pouco empolgados com os avanços da inteligência artificial. Na glamourosa Hollywood, escritores resolveram entrar em greve e são duas as causas principais: busca por melhores condições de trabalho e proteção contra a exploração da IA generativa – IAs espertinhas que assumem o papel de escritoras.

A exigência da Writers Guild of America (WGA) é por aumento na remuneração mínima, com o propósito de lidar com a desvalorização desse profissional. As tratativas com a Alliance of Motion Picture and Television Producers (AMPTP) já começaram.

Hora de votar

1ª fase do Top chega ao fim. Confira as próximas etapas

A segunda fase de votação do Top of Mind de RH, principal prêmio do segmento no país, já está aberta. Desde o último dia 02 até 29 de setembro, profissionais da área podem acessar o Colégio Eleitoral do Top para escolher entre os indicados quem será o vencedor de cada uma das categorias do evento. Os votos serão computados por este link.

O Top chega a sua 26ª edição e a segunda fase tem início após recorde de votos na etapa inicial de votação. A lista completa com os eleitos de 2023 foi divulgada no portal do prêmio. Confira aqui.

Jovens no mercado

A Escola da Nuvem e o Instituto PROA anunciaram, nesta semana, que vão unir forças para formar mais jovens para o mercado de trabalho. A partir de agora, o Instituto PROA passa a oferecer, além da formação técnica em Desenvolvimento Web Java, também uma extensão dos cursos de fundamentos em tecnologia e fundamentos em cloud da Escola da Nuvem.

Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, explica que o projeto PROPROFISSÃO da organização vem transformando a vida de cerca de 330 jovens por ano. O curso, hoje, conta com uma carga horária de 440 horas, na modalidade de qualificação profissional em Desenvolvimento Web Java e a formação é baseada no desenvolvimento de competências que, além das áreas técnicas, desenvolve também aspectos culturais e comportamentais. Mais informações estão no site.

Preconceito na maternidade

Segundo levantamento feito pela Ticket, marca da Edenred Brasil de benefícios ao trabalhador, 52% das mulheres já sofreram algum tipo de preconceito no ambiente profissional por terem filhos, seja em processos seletivos e/ou em locais em que trabalharam, enquanto entre os homens, apenas 15% deram a mesma resposta, revelando uma grande diferença entre o acolhimento que mães e pais encontram no mercado de trabalho.

A pesquisa também mostrou que alguns profissionais se sentem desconfortáveis ao terem de se ausentar do trabalho para alguma atividade ou urgência envolvendo o(s) filho(s). Entre as respondentes do sexo feminino, 25% sentem que a situação pode atrapalhar seu crescimento profissional.

Referência internacional

22 anos. Esse é o tempo da parceria entre a Electrolux e Valéria Balasteguim, VP de RH da companhia na América Latina. Mas como explicar uma jornada tão longeva de uma profissional que não acreditava ser possível encontrar motivação e engajamento em relações de trabalho tão duradouras? A resposta está em uma palavra: inquietação. No melhor dos sentidos da palavra, Valéria e a Electrolux nunca pararam de se reinventar. E ao passar mais de meia década na Suécia, ela trouxe consigo bagagem suficiente para, mesmo em tempos de pandemia, transformar a cultura da multinacional de eletrodomésticos.

O que a cultura sueca de sociedade e trabalho tem a ensinar às companhias brasileiras? Como promover uma genuína transformação nos negócios para se alinhar às necessidades atuais de mercado? Isso e muito mais Valéria conta no episódio da semana do RH Pra Você Cast. Confira no player acima ou acesse seu streaming favorito.

Sonhando com TI

Com alta demanda de vagas, salários altos e flexibilidade, não é surpresa que a área de Tecnologia da Informação atraia o interesse de tantos profissionais. Segundo estudo feito pela Alura, 78% dos profissionais que atuam em outras áreas querem iniciar uma carreira em TI.

Além disso, o levantamento do State Of Data Brazil, apontou mais diversidade de graduações e mesmo em cargos juniores os profissionais têm alto nível de instrução, cerca de 49% possuem pós-graduação, confirmando a tendência de migração de carreira.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Por Redação