Para muitos profissionais, não há mês melhor do que janeiro para tirar férias. Além de “unificar” as festividades de final de ano, momento no qual o ritmo de trabalho já começa a diminuir, o mês é destacado pelas férias escolares, ponto que motiva muitos pais e mães a buscarem descanso para aumentar o tempo com a família.
Por isso, é natural, de certo modo, que colaboradores consigam aproveitar janeiro para se desligarem do trabalho, o que justifica a retomada das atividades em um ritmo um pouco mais lento – isso sem contar que há negócios que de fato só “pegam no tranco” após o Carnaval.
Todavia, muitas vezes esse “modo slow” acaba se estendendo além do esperado, o que pode comprometer o desempenho da área. Nessas horas, líderes e gestores podem – e devem – entrar em ação.
“Como headhunter com larga experiência no mundo corporativo, digo que é fundamental o papel da liderança para manter as equipes engajadas e motivadas para alcançarem os melhores resultados, principalmente após esses períodos de pausa”, explica Marcus Giorgi, sócio da EXEC, empresa especializada na seleção e desenvolvimento de altos executivos e conselheiros.
Para ele, engajar e motivar a equipe no retorno das férias requer uma abordagem estratégica e sensível. “Ao implementar práticas que promovam a transparência, reconhecimento, estabelecimento de metas, produtividade e o desenvolvimento profissional, será possível criar um ambiente de trabalho vibrante, no qual todos percebam o valor de sua contribuição para o todo”, ressalta.
Colunas
– Planejamento sem engajamento afeta a execução
– Liderança e gestão: o que aprendemos em 2023?
Impulso na produtividade
Para ajudar os líderes e gestores na tarefa crucial de revigorar a energia da equipe e estimular a produtividade, Giorgi elencou cinco estratégias valiosas para serem colocadas em prática.
1 – Adote uma comunicação aberta e transparente
Uma das alternativas para reforçar essa postura é realizar reuniões para compartilhar objetivos, metas e desafios que a equipe enfrentará nos próximos meses e ao longo do ano.
“Esclareça as expectativas e ofereça um panorama claro do que está por vir. A transparência gera confiança, um elemento fundamental para motivar colaboradores.”
2 – Reconheça as conquistas e celebre os sucessos
Essa é uma ferramenta poderosa para motivar a equipe. “Destaque os feitos notáveis e as vitórias do ano anterior, valorizando o esforço conjunto da equipe. Ao longo do ano corrente, não deixe de valorizar as pequenas conquistas, sejam individuais ou coletivas.”
3 – Estabeleça metas claras e tangíveis
Isso é fundamental para direcionar e retomar o foco da equipe após a parada para o descanso.
“Fracione as metas maiores em objetivos menores e mensuráveis. Isso proporciona um senso de realização à medida que as metas são atingidas, mantendo a motivação da equipe em alta.”
4 – Promova flexibilidade e autonomia
No período de retomada de foco para o ano que se inicia, Marcus destaca a importância de promover a maior presença da equipe no escritório para que as metas e objetivos fiquem mais claros.
“Com a equipe mais próxima e engajada, novas ideias podem surgir, serem discutidas e compartilhadas por todos. No decorrer do ano, ofereça flexibilidade e autonomia quando possível para que os membros do time tenham controle sobre sua carga de trabalho, dentro dos limites estabelecidos pela empresa. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais equilibrado, além de favorecer a motivação.”
Colab:
– Por que os trabalhadores querem chefes emocionalmente inteligentes?
– A “inflexibilidade” tão presente nas trocas entre as pessoas
5 – Incentive o desenvolvimento profissional
Incentivar a busca de novos conhecimentos ajuda a manter o profissional com vontade de crescer.
“Promova sempre o aprendizado contínuo, oferecendo oportunidades de desenvolvimento profissional, como a participação em workshops, treinamentos e cursos. Isso não apenas impulsiona a habilidade da equipe, mas também demonstra o compromisso da empresa com o crescimento individual de cada colaborador.”
Para o executivo, líderes e gestores atentos às necessidades da equipe têm o poder de transformar o início do ano em um período de renovação e conquistas. “Esteja preparado para liderar com empatia e inspirar sua equipe para alcançar todo o seu potencial”, conclui.
Por Redação