Na semana em que o iBest, considerado a principal premiação de internet do Brasil, divulgou os vencedores de cada uma de suas categorias, centradas em profissionais e empresas que se destacam no mercado e no universo digital, o RH mais uma vez esteve em evidência, representado por influenciadores de renome como Izabella Camargo, Paula Boarin, Luciano Santos, Ana Chauvet, Carolina Martins, Sofia Esteves, e muitos outros.
O prêmio é mais um reforço do quanto o RH está em uma crescente na sua representação digital. Voltados a diferentes vertentes dentro da área, que vão desde dicas de recrutamento até o debate sobre estratégias empresariais para os assuntos em alta no segmento, os influenciadores de Recursos Humanos conquistaram de vez o seu espaço, o que mostra, além de tudo, o quanto o RH quebrou o seu estigma de burocrático ou de “terror dos colaboradores”.
Em entrevista ao RH Pra Você Cast, Ana Chauvet (capa), que foi top 7 da categoria no iBest, salientou que a maior responsabilidade do influenciador do segmento é ter ética e respeito ao público na produção do conteúdo. Para ela, é importante que as pessoas reconheçam que por trás do glamour do termo influencer, há todo o desenvolvimento do que, hoje, é uma profissão.
“Há a exposição, mas não tem como falar de influenciador sem falar do seu papel real. Por mais que haja o talento, a simpatia, o conteúdo e o propósito de mudar a vida das pessoas, mas nada disso importa se não existir o interesse verdadeiro de fazer o outro ser uma pessoa melhor, principalmente no RH.
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No papo, Ana ressaltou também que o influencer não pode somente levar em conta o retorno positivo do seu trabalho. É necessário que haja atenção à fala, ao que é compartilhado, uma vez que a sua voz realmente terá impacto na tomada de decisões de muitos seguidores.
“Eu tomo muito cuidado com quem eu me vínculo, com quem eu falo, os temas que escolho falar ou não, e dentro de tudo que produzo, penso: a pessoa que vai ler o material, que estará envolvida nisso, é alguém que vou conseguir fazer a vida melhor?“
Ao longo da conversa, a influenciadora trouxe a sua história de crescimento no mercado digital e também várias dicas e reflexões sobre o papel do profissional da área. Confira o podcast completo no player abaixo ou nas principais plataformas de áudio:
Por Bruno Piai