Unicórnios estão demitindo sem parar? Sim! Gigantes do varejo e da tecnologia tomaram gosto por cortes em massa? Sim, também! A Geração Z está com medo de tudo isso? Claro que não! Inclusive, não só não estão com medo, como também estão confiantes. Segundo um relatório do LinkedIn, o mercado pode até não viver o seu melhor momento, mas isso não vai impedir que os jovens mudem o mundo. E falando em mundo, ou melhor, em globo, será que você teria coragem de encarar um voo com os pilotos da Aero Micronesia?

Chega de papo porque é hora do GiroRH de hoje entrar no ar – ou nas alturas. Preparem-se para decolar:

Alerta de EncontRHo

Encontrho Tendências 2023

A contagem regressiva para o primeiro EncontRHo do ano começou. Na próxima quinta-feira (16), Kátia Moreno e José Antonio Silva, Diretora Executiva e Diretor de Negócios da ISK Consultoria, trarão todos os principais dados e insights da Pesquisa de Tendências em Gestão de Pessoas (PTGP) 2023.

Comece 2023 por dentro dos assuntos que estarão em evidência no RH. Inscreva-se gratuitamente e agora mesmo neste link. O evento será online e terá início às 17h.

Cortes na Disney

A perda recente de 2,4 milhões de assinantes em seu serviço de streaming não terminou sem consequências na Disney. Bob Iger, presidente-executivo da companhia, anunciou que a empresa passará por uma reestruturação. O plano envolve o desligamento de 7 mil colaboradores.

A meta, segundo Iger, é economizar US$ 5,5 bilhões nos próximos anos. Além disso, a multinacional planeja uma divisão em três unidades: Disney Entertainment, ESPN e parques temáticos.

Crise? Faça-me o favor

Um relatório do LinkedIn revelou que as demissões ocorridas nas big techs e em empresas de outras áreas não assustam os profissionais mais jovens. Prova disso é que 80% deles querem encontrar um novo emprego. Mesmo empregados, eles passam um bom tempo pesquisando oportunidades na plataforma.

Entre as razões para isso, duas destacam-se: o salário e o sentimento de atuar em uma empresa ou cargo que em nada contribui para a sociedade. Para efeito de comparação, na geração acima da Z, a dos millennials, somente ⅓ sente o mesmo incômodo.

Falência cultural

Livraria Cultura

Vivendo uma forte crise financeira há anos, a Livraria Cultura, uma das mais famosas de São Paulo, teve sua falência decretada. Fundada em 1947, ela teve o seu final nada feliz decretado pela Justiça de São Paulo. Desde 2018 em recuperação judicial, a livraria tinha dívida declarada de R$ 285 milhões.

De acordo com o juiz Ralpho Waldo de Barros Monteiro Filho, responsável por decretar a falência, o plano de recuperação da empresa não estava sendo cumprido. Somado a isso, a Cultura, que pode recorrer da decisão, havia passado informações incompletas à Justiça.

Panorama da saúde

A Pipo Saúde, corretora de benefícios corporativos de saúde, lançou durante a semana uma pesquisa exclusiva sobre a oferta de benefícios de saúde por empresas no Brasil.

O levantamento identificou que 82% das empresas oferecem ao menos dois benefícios de saúde, 63% oferecem três ou mais e 18% oferecem o pacote completo de benefícios – plano de saúde, plano odontológico, seguro de vida, benefício de bem-estar físico e benefício de bem-estar mental. O plano de saúde é o benefício de maior impacto no pacote: 9 a cada 10 empresas oferecem. A modalidade de ingresso no plano pode variar de acordo com o perfil do negócio.

Para o alto e avante, só que não

Capacitar pessoas é, naturalmente, de extrema importância para a boa execução das rotinas de trabalho de qualquer área. Arrisco a dizer, porém, que para alguns setores a necessidade pela capacitação pode ser um pouquinho mais fundamental do que para outros. E acho que vocês vão concordar comigo.

A Aero Micronesia, empresa de transporte aéreo de carga sediada em Guam, teve seu certificado suspenso pela Administração Federal de Aviação americana (FAA, na sigla em inglês). Segundo o órgão, a companhia aérea não conseguiu provar que seus pilotos foram devidamente treinados para exercer a função. De acordo com os regulamentos da FAA, portanto, ao pé da letra nenhum profissional da Aero Micronesia está qualificado para voar.

Reter talentos é prioridade

Reter talentos é prioridade

A Pesquisa Incentivos de Longo Prazo Não Cíclico 2022, da Mercer, apontou que as empresas registraram aumento de demanda por retenção em 2022, na qual 90% dos participantes indicaram a ação como principal meta dos planos de incentivos de longo prazo. Além disso, 56% utilizaram os benefícios de longo prazo para atração e retenção de colaboradores para vagas-chave, 24% para transação, como evento de M&A da empresa (compra ou venda), e 8% nos IPOs.

“Em 2022 vimos um grande aumento da utilização de estratégias de planos de incentivos de longo prazo não cíclicos, para reter e garantir a permanência de profissionais-chave das organizações. O grande diferencial desse tipo de plano é que não tem se restringido apenas à alta liderança, mas também aos profissionais de diversos níveis de contribuição que são considerados chave para o processo de transformação e desenvolvimento da empresa”, afirma Roberto Rosseto, Lider de Executive Compensation & Pay for Results da Mercer Brasil.

Síndrome de Burnout

Em janeiro de 2022, a Organização Mundial da Saúde (OMS) mudou a classificação da síndrome de burnout, que passou a ser descrita como um fenômeno ocupacional, ou seja, um esgotamento condicionado exclusivamente ao trabalho – dentro da CID-11 (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde).

Passado um ano, ainda há certa confusão sobre a nomenclatura, o que caracteriza ou não o burnout. Além disso, o que mudou ao longo desse tempo? Qual foi o impacto para as empresas e para os RHs? O RH Pra Você Cast falou sobre isso com Ana Maria Rossi, presidente da ISMA-BR (International Stress Management Association). Acompanhe pelo player acima ou em seu streaming favorito.

TI sustentável

Até 2026, 70% dos líderes responsáveis por seleção, contratação e gerenciamento de fornecedores de tecnologia (SPVM – de Sourcing, Procurement and Vendor Management, em inglês) terão em suas funções objetivos de desempenho alinhados à sustentabilidade ambiental, segundo nova pesquisa global produzida pelo Gartner.

Para o Gartner, a sustentabilidade ambiental é hoje uma das dez prioridades dos os líderes empresariais e CEOs, exigindo que fornecedores de serviços de tecnologia também se adaptem às metas de desempenho ambiental definidas pelas organizações. “As novas diretrizes exigem que todos os elementos, incluindo fornecedores, se ajustem de acordo com os compromissos assumidos”, afirma Stephen White, Diretor Analista Sênior da companhia.

Queda a caminho

Não, não estou falando novamente dos voos irregulares da Aero Micronesia, mas sim de algumas mudanças de cargo que devem acontecer na Meta. Aliás, por mudança, entenda rebaixamento.

Para diminuir a quantidade de hierarquias na empresa, Zuckerberg anunciou que gerentes, diretores e outros líderes não ocuparão mais suas respectivas funções de comando. Alguns deles passarão a ter cargos de colaborador individual, enquanto outros serão ainda menos sortudos e não seguirão mais na companhia.

GiroRH

O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH. 

E você já conhece os nossos conteúdos?

Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade

RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts

Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos

Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br

Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:

Capa: Via Depositphotos

Por Redação