Não existe um dia certo ou errado para criar metas. Embora a virada do ano carregue consigo o simbolismo de um novo recomeço, o que faz do período um momento de “alavanca psicológica” para que planos sejam colocados em prática, há de se entender que eventuais adiamentos ou insucessos nos objetivos traçados não devem permitir que outras rotas não possam ser traçadas, sejam elas pessoais ou profissionais.
Segundo um artigo da Harvard Business Review, definir metas ajuda a reduzir a ansiedade e a depressão, pois faz com que as pessoas busquem propósitos e sintam que estão no controle de sua própria vida. Com a chegada de fevereiro, Oséias Gomes (capa), empresário e autor dos best-sellers Gestão Fácil (2019) e Negócio Escalável (2022), estimula que os planos realizados nos últimos meses sejam retomados e colocados em prática, especialmente se tiverem sido deixados para trás em janeiro.
Para ele, é importante abrir espaço para que todo e qualquer ajuste necessário seja realizado, já que as circunstâncias podem mudar. “Escrever metas para o ano novo é fundamental para nos movermos em direção ao nosso propósito, definindo estratégias e empregando táticas para a operacionalização de cada item da lista. Saber onde se quer chegar e tentar caminhos possíveis é tão importante quanto alcançar um objetivo”, explica.
Gomes pontua que 2023 traz consigo um ponto positivo, que é a retomada da rotina sem o impacto pandêmico do coronavírus. Todavia, o autor manifesta que as pessoas devem ter em mente que o mundo não voltará a ser como antes e é fundamental que ele seja reinventado.
“Ainda é cedo para sabermos com exatidão como será o mundo após a pandemia da Covid-19. Mas, depois de termos mudado rapidamente uma série de hábitos para combater a expansão do vírus, é inegável a emergência de um novo normal, e temos de nos preparar. Do trabalho ao consumo, das relações interpessoais à forma como vivemos em sociedade, nada será como antes. Isso exigirá de todos nós adaptabilidade, resiliência e muito equilíbrio para lidar com as incertezas”, diz.
Veja mais: Mudar de emprego é meta de quase metade dos trabalhadores
Foco nos objetivos
Traçar novas metas, normalmente, não é a parte difícil do processo. Colocá-las em prática e, principalmente, ter o foco e a disciplina necessários para lidar com eventuais frustrações, costumam ser os grandes desafios. Na visão do empresário, para que haja sucesso na trajetória, é preciso começar com um trabalho que prepare a mente, além de haver nas metas o sentido de que elas trazem, de fato, algum entusiasmo e não são somente obrigações ou até mesmo planos criados por pressão externa.
“Tenha sua ideia, transforme-a numa paixão avassaladora dentro de você, seja convicto com ela e, então, dê um passo para trás para poder se desapegar disso e encontrar os erros que pode estar cometendo. Assim, você tem um norte a seguir rumo ao topo da sua montanha. Defina um propósito. Ele deve ser claro, mas também deve permitir alguma flexibilidade em relação a como você poderá alcançá-lo. Defina de um a três objetivos maiores para o seu ano com base nesse propósito. Evite passar de três para não se sobrecarregar”, salienta.
Para potencializar o foco, especialmente em um cenário que favorece que a distração aumente – fruto da era dos smartphones -, Gomes orienta que:
- Um plano de ação tenha um tempo pré-definido (seja ele a curto, médio ou longo prazo) e seja dado um passo de cada vez;
- Seja evitada a procrastinação;
- Os objetivos sejam plausíveis e definidos com clareza;
- Estímulos e ações que levam a uma eventual desordem sejam, aos poucos, diminuídos e eliminados;
- Pequenas pausas sejam realizadas.
Mindset corporativo
Em relação às metas empresariais, o empresário recomenda que as empresas tenham profissionais preparados para mudar o mindset, “principalmente na área de Recursos Humanos”.
O executivo aponta que todas as evoluções que vêm se consolidando no mercado sejam pautadas por uma nova mentalidade profissional, assim trazendo para a companhia transformação digital, gestão humanizada, práticas de bem-estar, entre outras ações e soluções.
“A mudança de mindset é o segredo para alcançar as metas e aumentar o desempenho do seu negócio. Lembre-se: busque a adversidade, construa uma equipe, descreva suas emoções, escolha novas histórias, faça um diário, comemore seus sucessos, procure novos objetivos. A chave para desenvolver um mindset progressivo é investir em autoconhecimento. Ou seja, é preciso olhar para o seu eu interior e se descobrir. A partir desse reconhecimento será possível reprogramar a sua mente para pensar diferente e adotar outra postura”, finaliza.
Por Bruno Piai