No pós-pandemia, e como era de se esperar, formando-se uma NOVA CULTURA no tocante a modulação e dosimetria nos diferentes FORMATOS DE TRABALHO.
Ainda estamos muito distantes de um entendimento e compreensão sobre uma NOVA CULTURA no formato e no ambiente de trabalho.
Mas, algumas considerações podem ser feitas com total e absoluta consistência.
A primeira, mais óbvia, e já presente na cabeça da maioria dos dirigentes de empresa, é que nunca mais o TRABALHO PRESENCIAL será mandatório, exclusivo, único.
E, por decorrência, conclusão, daqui para frente cada setor de atividade, cada ramo de negócio, e no limite, cada empresa, considerando as especificidades do território em que atua, modulará, com sensibilidade e inteligência mesmo porque essa determinante será poderosa na apuração da performance e resultado, o novo modelo de trabalho – na forma, e na dosimetria.
Em algumas situações, nas duas pontas, claro, e dependendo de cada atividade, conviveremos com algumas exceções.
Empresas trabalhando exclusivamente no formato presencial, e empresas trabalhando exclusivamente no a distância.
E a partir daí, e repetindo, em função das especificidades e características de cada negócio, a modulação para mais ou menos presencial, e mais ou menos a distância.
Mas, o A DISTÂNCIA é, a nova realidade.
Em matéria recente no ESTADÃO, assinada por Luciana Dyniewicz, onde a jornalista procurava investigar as preocupações dos profissionais responsáveis pelo comando das empresas, o tema do presencial e ou a distancia foi tratado.
E, uma vez mais, e dependendo da especificidade de cada negócios, as opiniões são diferentes.
Por exemplo, Fernando Modé, que hoje é o presidente do Grupo Boticário, que adiou por mais alguns dias a volta do presencial, disse: “Não temos nenhuma grande emergência que precise hoje do presencial… As coisas estão funcionando com regularidade satisfatória. Porém, não queremos ter nenhum problema por ter mantido assim por muito tempo”.
Ou seja, a distância sim, mas com sensibilidade e cuidado e reconsiderando sempre.
Já Lidia Abdalla, presidente do Sabin, não esconde e é enfática, “Temos resultados mais rápidos e melhores com os times presencialmente”.
Roberto Jatahy, do Grupo Soma (Hering, Dzarm, Farm, Animale, Maria Filó e Fábula), levanta uma conquista, em seu entendimento, decorrente da pandemia e trabalho a distância: “O home office implantou, exponenciou, a cultura da autonomia”.
E complementa, “Havia uma falsa percepção que a pessoa a seu lado fisicamente estava trabalhando. A gente hoje trabalha por indicador. A pessoa tem que entregar independente se vai trabalhar dia de semana ou fim de semana”.
Ou seja, Roberto Jatahy inclui um dado novo na discussão.
Todos têm direito a uma maior flexibilidade, desde que o negócio permita, em sua forma de trabalhar.
Mas, isso vale para os dois lados, para a empresa e para seu capital humano.
Ou seja, amigos, mudamos.
Existe uma nova forma de trabalhar daqui para frente e para todas as empresas.
Em maiores ou menores dosagens.
Muito especialmente neste momento da história que vai nascendo e ganhando tração e consistência, A SEKS – Sharing Economy, e, Knowledge Society.
Economia Compartilhada e Sociedade do Conhecimento, Empresas e profissionais, recorrendo a seu Capital de Conhecimento, e Trabalhando por Compartilhamento, vão ganhando a consistência que o chamado trabalho exclusivo definitivamente não tem e jamais voltará a ter.
Um profissional prestar serviços ou trabalhar para ou numa única empresa chegou ao fim.
A propósito, na matéria da Luciana, as palavras mais frequentes em todas as conversas neste ano são:
- PANDEMIA
- CONSUMO
- SAÚDE
- ACESSO
- LAR
- TRABALHO
- POPULAÇÃO
- DESAFIO
- ELEIÇÕES
- VACINAÇÃO
Por FRANCISCO ALBERTO MADIA DE SOUZA – FRANCISCO MADIA. conforme pesquisa realizada pela TOLEDO E ASSOCIADOS para a ADVB , foi considerado a maior autoridade em marketing do país, e colocado ao lado de PETER DRUCKER e PHILIP KOTLER pelos entrevistados. Foi o primeiro profissional a trabalhar com MARKETING no mercado financeiro – 1968 -, e em 1970 foi selecionado para implantar a primeira área de marketing dentro de um banco no país: ITAÚ. A partir de setembro de 1980 criou e vem presidindo o MADIAMUNDOMARKETING.
Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 92, “Como fortalecer a cultura organizacional em modelos flexíveis de trabalho?” com Bianca Carmignani, Head de Recursos Humanos da Nespresso no Brasil e Daniela Gartner, Sr Human Resources Director LATAM at NTT Ltd. Clicando no app abaixo:
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