À medida que alguns países ao redor do mundo visam diminuir a carga horária de trabalho, o novo integrante da lista é sul-americano: o Chile. Por lá, a jornada semanal terá um decréscimo de cinco horas, uma importante conquista dos trabalhadores do país. Já por aqui, os profissionais estão dando um outro jeitinho para também reduzir sua carga horária, e o futebol tem a ver com isso.
Calce as chuteiras, porque a bola já está rolando para o GiroRH de hoje:
Benefícios flexíveis
A Flash, worktech de gestão de rotinas, pioneira na oferta de benefícios flexíveis no Brasil, realizou uma nova pesquisa em parceria com a Offerwise e identificou que, pelo segundo ano consecutivo, a oferta de benefícios das empresas se mostra essencial para a retenção e contratação de novos talentos. O estudo conversou com cerca de 100 empresas e todas atribuem valor fundamental à oferta de benefícios, onde 76% consideram muito importante e 24% importante nestes quesitos.
De acordo com o levantamento, 71% das companhias entrevistadas acreditam que os colaboradores possuem maior vontade de permanecer na empresa quando a oferta de benefícios é flexível. Além disso, 66% dos respondentes entendem que instituições com esse modelo de benefícios são mais atraentes durante o processo seletivo e 65% acreditam que essa oferta demonstra maior cuidado com seus colaboradores.
Boleiros gripados
De acordo com levantamento realizado pela Pontomais e divulgado no portal da Folha, o dia seguinte ao de partidas importantes de futebol é responsável por alguns desfalques a mais dentro das organizações. O estudo, que teve como base jogos dos campeonatos estaduais, revela que a entrega de atestados médicos aumenta depois das pelejas. Confira alguns jogos e o respectivo aumento de atestados:
- SP: Palmeiras x Ituano – 15% mais do que em segundas-feiras após domingos sem jogos relevantes;
- MG: América x Cruzeiro – 15%;
- RJ: Flamengo x Vasco – 20%.
Entrevistas online
Conquistar uma posição no meio corporativo é um desafio para muitas pessoas. Isso porque, em geral, há um processo seletivo envolvido, com diversas etapas para testar as capacidades dos candidatos. Nesse sentido, o Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios realizou um levantamento em seu site, entre 6 e 17 de março, contando com a participação de 32.172 jovens de 15 a 29 anos, perguntando: “você tem medo de uma entrevista online?”. Os resultados revelam uma tendência.
Conforme a pesquisa, 57,01% – ou 18.342 respondentes – disseram confiar em seu próprio potencial e por isso não se sentiam inseguros durante essa fase. Para 18,83%, ou seja 6.057 participantes, a melhor dica é encarar como algo descontraído, tal qual uma chamada de vídeo com os amigos.
Espetáculo demissional
Potencial alavanca de carreira, o TikTok pode ser, também, um centro de polêmicas quando o assunto é a relação entre empregadores e empregados. A bola da vez é a hashtag #quittok, movimento no qual jovens não apenas se demitem, como também transmitem ao vivo o momento do adeus às empresas.
Além das demissões presenciais, os desligamentos online também não passam batidos nas transmissões. Em formatos diferenciados, os vídeos têm conteúdos por vezes tensos e, em outras ocasiões, assumem um tom cômico. Ainda não se sabe o quanto eles podem impactar na carreira dos profissionais que realizam a exposição, mas o fato é que a hashtag já chegou na casa dos milhões de views.
Inclusão para todos
Como você se enxerga daqui a cinco ou dez anos? O questionamento, que já deve ter sido feito a muitos de vocês durante algum processo seletivo ao longo da carreira, nem sempre traz consigo uma resposta fácil. Especialmente para um público que, diante de tantos estereótipos e preconceitos, sequer sabe como será o dia de amanhã em sua vida profissional.
O panorama não só precisa como deve ser mudado. Pesquisas revelam que o tão falado “choque geracional” é extremamente benéfico não só a profissionais de todas as idades, mas também às empresas. E, afinal, se não olharmos para o público 50+ com atenção, como será quando chegar a nossa vez de lutar por espaço com os mais jovens? Para falar sobre as vantagens de mesclar gerações e como desenvolver mecanismos de inclusão, o RH Pra Você Cast traz Mórris Litvak, Fundador e CEO da Maturi. Confira o papo pelo player acima ou em seu streaming de preferência.
Redução de jornada
Foi aprovado no Chile, por unanimidade no Senado, um projeto de lei que aprova a redução gradual da jornada de trabalho. Com a alteração, as horas semanais trabalhadas passam de 45 para 40, com a condição de que as remunerações dos profissionais não podem passar por redução equivalente.
Segundo a mídia local, várias empresas manifestaram que farão a transição horária desde já. A medida não é uma exclusividade do país e chega em um momento no qual nações como Grã-Bretanha e Espanha, por exemplo, também testam jornadas menores.
Robozinhos confiáveis
Um estudo da KPMG apontou que a maioria dos brasileiros entrevistados (84%) disse que a inteligência artificial é confiável, enquanto apenas 5% discordaram. Além disso, 56% deles estão dispostos a confiar nessa ferramenta, o que representa o terceiro maior nível de confiança em relação à média global. Por outro lado, 19% dos entrevistados disseram estar relutantes sobre o uso desse recurso. O estudo global ouviu 17 mil pessoas de 17 países, sendo mil no Brasil.
Quase todos os brasileiros têm expectativas boas ou moderadas em relação aos benefícios que a tecnologia poderá proporcionar: esse otimismo é expresso por 93% dos entrevistados.
Talentos da tecnologia
De acordo com o levantamento feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), a dependência por profissionais no mercado tecnológico no Brasil deve ser de cerca de 800 mil talentos até 2025. O alto número se dá pela demanda do nicho para os próximos dois anos.
“Entender as novas tecnologias e ferramentas é primordial para a entrada neste mercado de computação. As empresas de tecnologia procuram e pedem por profissionais prontos e capacitados para trabalhar em suas empresas. É primordial que esse conhecimento técnico seja bem aplicado e se destaque entre todos os outros”, detalha Mônica Machado, Coordenadora dos cursos de Infraestrutura em Nuvem, Ciência de Dados e Desenvolvimento Web no Centro Universitário Newton Paiva.
Teletrabalho inclusivo
A Diretoria Executiva da Petrobras aprovou, na última quinta-feira (13/4), em caráter piloto, a possibilidade do teletrabalho de cinco dias da semana para todos os empregados com deficiência registrados na companhia, conforme previsto na legislação que trata sobre Pessoas com Deficiência (PCDs) e com base na análise da área de Saúde da empresa. A partir de 1º de maio, o público elegível – PCDs incluídos no cadastro da Petrobras que atuam em regime administrativo – poderá solicitar esse modelo alternativo de teletrabalho.
A decisão da Diretoria Executiva foi subsidiada pelo trabalho de um grupo composto por representantes das entidades sindicais, pessoa com deficiência, responsável por pessoa com deficiência, Gabinete da Presidência, área de Saúde e RH.
Vamos conversar?
O RH TopTalks 2023 está cada vez mais próximo. Gratuito e online, o evento digital ocorrerá no dia 23 de maio e terá o engajamento como principal temática. Além disso, liderança, D&I, benefícios, ESG, nomadismo digital, saúde mental, gestão de pessoas, feedback e muito mais também estarão entre os assuntos debatidos no evento.
Pelo site do Talks, você pode conferir a lista de todos os palestrantes já confirmados até o momento. Faça agora mesmo a sua inscrição e venha conferir todos os principais insights de um dos principais eventos de RH do país.
GiroRH
O #sextou está diferente. Toda sexta-feira você acompanha aqui no GiroRH as tendências, novidades, curiosidades, boas práticas, movimentações do mercado, polêmicas e tudo o que ronda o universo de RH.
E você já conhece os nossos conteúdos?
Colab: artigos sobre os temais mais quentes do mercado – rhpravoce.com.br/comunidade
RH Pra Você Cast: o seu canal favorito de conteúdo em RH – rhpravoce.com.br/podcasts
Eventos: fique por dentro de todos os eventos da casa – rhpravoce.com.br/eventos
Top of Mind de RH: tudo o que acontece no principal prêmio do segmento – topofmindderh.com.br
Não se esqueça de interagir em nossas redes sociais:
Capa: Via Depositphotos
Por Redação