A cada ano que passa, surgem mais e mais brasileiros com o forte desejo de ter seu próprio negócio. O relatório do Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2022 relatou que 67% da população brasileira adulta está envolvida com empreendedorismo, seja porque já tem um negócio, seja porque está fazendo algo concreto para iniciar um ou seja porque tem a intenção e a convicção de começar a empreender nos próximos três anos.

Esse desejo também está presente entre os mais jovens. Segundo uma pesquisa realizada este ano pela Yubo, 50% dos jovens entre 13 e 25 anos pretendem abrir um negócio próprio no futuro e apenas 25% disseram que a possibilidade nunca fez parte de seus planos.

Os jovens estão sentindo cada vez mais a necessidade de revolucionar a forma de empreender no Brasil. Mas, para fazer dar certo, é preciso que haja um estudo preliminar de mercado que mostre as dores que o novo negócio irá resolver, além de uma análise de concorrência. Uma maneira de evitar erros bobos é a participação de grupos de networking. A nova geração conta com o privilégio de ter acesso a boas e grandes histórias de sucesso através desses relacionamentos com empresários renomados”, afirma Tiago Oliveira, cofundador do Clube Rampa, grupo de especialistas focado na educação empresarial.

O executivo, que lidera grupos de networking mensais, aponta quatro fatores que podem alavancar a carreira de jovens empreendedores:

1 – Crie relacionamentos que acelerem a conquista de seus objetivos

Criar e expandir relacionamentos de qualidade e alinhados com seu propósito (ainda que em um primeiro momento esse alinhamento não pareça muito claro) multiplica as chances de qualquer profissional, tanto o empreendedor como o que pretende construir uma carreira como parte de uma organização já constituída. Uma rede de contatos pensada estrategicamente potencializa todo o conjunto de experiências, talentos e conhecimentos de um profissional.

“Tanto no âmbito pessoal quanto no profissional, ninguém prospera isoladamente. Nossa evolução na vida, em todos os aspectos, depende da colaboração e da reciprocidade. Participar de grupos de networking é indispensável para empreendedores que querem alavancar seus resultados”, analisa Oliveira. 

2 – Grupos de networking: onde encontrar?

A importância do networking vai além do que se faz; o foco deve ser em como se faz. Participar de eventos e espaços profissionais é essencial, mas conexões podem ser estabelecidas em qualquer ambiente social. Expandir relacionamentos para fora da área de atuação é benéfico, quebrando barreiras tradicionais. Atividades como cursos, clubes e grupos esportivos também podem gerar contatos valiosos para a carreira.

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3 – Deixe a timidez de lado

Transpor bloqueios pessoais é indispensável para os jovens que desejam participar de experiências coletivas. Muitos deixam de interagir por insegurança e timidez – e perdem boas oportunidades.

“Aproveitar esses momentos para se envolver em conversas, compartilhar perspectivas e apresentar seu trabalho é o ponto de partida para construir e sustentar uma rede de contatos vibrante. Sem uma troca autêntica, as conexões não prosperam, exigindo esforço mesmo para os mais reservados”, comenta Tiago, que alerta: “Por outro lado, cuidado com o excesso de extroversão. Existe hora e lugar para tudo, inclusive para o jovem autoafirmar seu estilo e personalidade. No mundo profissional e corporativo, no entanto, lembre-se daquela máxima: a virtude está no meio.” 

4 – Networking é contínuo

Independentemente do perfil do empreendedor, o caminho do sucesso requer dedicação contínua. Assim como cuidamos de uma planta para garantir sua força e durabilidade, o networking também necessita de atenção, energia e sabedoria na medida certa. Invista sempre na construção e na manutenção de sua rede de contatos.

“E lembre-se: networking é troca, é via de mão dupla. Mesmo que no início pareça que você tem mais para receber do que para dar, mantenha a porta da generosidade sempre aberta”, conclui.

Por Redação