Com a crescente de tendências, como a do anywhere office, termo que define o modelo de trabalho no qual o colaborador exerce sua função de qualquer lugar, surgem novos desafios.

No padrão tradicional corporativo, é possível demonstrar pessoalmente a dedicação, empenho e evolução, mas a verdade é que, mesmo a distância, os gestores seguem analisando a energia e motivação dos funcionários.

É fundamental estabelecer uma rotina diária para executar as atividades e definir algumas pausas ao longo do dia. Dessa forma, é possível ter mais clareza em relação às suas prioridades e tarefas. Sendo assim, tente planejar sua semana e horários com antecedência e documente o andamento.

As redes sociais e o ambiente de casa podem se tornar grandes vilãs e sabotar sua produtividade. Então, procure ficar longe do celular, se o aparelho não for utilizado para o trabalho, para melhorar o foco, e deixe a seu alcance todos os materiais que precisar.

Alguns métodos de concentração como técnica pomodoro e regra dos cinco minutos podem ser eficazes e turbinar seu desempenho. Além disso, tente estipular horários específicos para checar as redes sociais.

A conexão humana também é um fator primordial para o bem-estar e produtividade. Portanto, esteja presente nos encontros virtuais, que visam aproximar os colaboradores da empresa.

É importante destacar que os papos não precisam, necessariamente, estar atrelados ao trabalho.

Além da rotina, é importante elencar pequenas metas alcançáveis, pois conforme são cumpridas, geram a sensação de vitória e garantem que a motivação continue em dia.

Cumprir uma atividade ou superar um desafio ativa a área de compensação do cérebro e impulsiona o desenvolvimento profissional.

Trabalho remoto: Como ser visto no home office

Por Cristiano Soares, country manager da Deel. Acumula mais de doze anos de experiência em vendas e marketing e já esteve à frente de empresas nacionais e multinacionais em setores de beleza e bem-estar, mídia online e saúde. É co-fundador e ex-CEO da startup Vaniday, marketplace de beleza que levantou R$ 55 milhões do fundo Rocket Internet para expansão global, na qual, sob sua gestão chegou em sete, países e quatro continentes. Toda sua bagagem profissional o permite enfrentar e aprender sobre as burocracias legais, trabalhistas e monetárias ao redor do mundo.

Ouça também o RHPraVocê Cast, episódio 126, “Até o ‘bom dia’ vira reunião: é mesmo tão difícil se adaptar à comunicação assíncrona?”. Será que todos os líderes estão, de fato, preparados para se adaptar a um diferente estilo de comunicação? Há solução para as reuniões em excesso deixarem de ser parte do dia a dia?

Para responder a isso e auxiliar no melhor entendimento sobre a importância da comunicação assíncrona, o RH Pra Você Cast traz a neurocientista Ana Carolina Souza, sócia da Nêmesis, empresa de educação corporativa. Clique no app abaixo:

Não se esqueça de seguir nosso podcast e interagir em nossas redes sociais:

Facebook
Instagram
LinkedIn
YouTube