RH e Marketing: Saiba como a união das áreas criam excelência nos processos internos de uma empresa. A gestão de pessoas reflete na qualidade do atendimento ao cliente.
É comum acharmos que os setores de RH (Recursos Humanos) e de Marketing não compartilham muitas características e funções em comum dentro de uma empresa, porém, muitas delas já atuam com as duas áreas e observam que a união de ambas faz o negócio acontecer e ter mais prosperidade, influenciando também no endomarketing da empresa. Enquanto o papel principal do RH é desenvolver o capital humano, o Marketing tem a função de desenvolver estratégias para a captação de lucro.
Além disso, o RH pode amparar o pessoal de marketing, bem como o marketing pode auxiliar nos processos do RH através da tecnologia e estratégias com base em pesquisas sólidas. Segundo dados do InfoJobs (plataforma de vagas de emprego), 48,1% das empresas já utilizam tecnologia para analisar os indicadores de RH. Entre os critérios que são mais avaliados, estão: aderência das contratações (27,8%), taxa de turnover (15,2%) e SLA das vagas (Service Level Agreement) (13,6%).
Na nossa empresa, inovamos o fluxo de departamento, introduzindo mais um setor: o de RH. Apostamos nessa área para otimizar os processos de seleção e recrutamento, e ademais para colaborar com o nosso clima organizacional que já é motivador, mas com o objetivo de trazer novas ações que estimulem nossos funcionários a se sentirem ainda mais felizes em pertencer e produzir os serviços por uma missão. Trabalhadores felizes são 13% mais produtivos e as estatísticas importam, e muito, às empresas, aponta estudo da Universidade de Oxford.
Antes o departamento de RH era visto somente em empresas de grande porte, agora já faz parte de empresas de pequeno e médio porte. Aqui na Box Ideias, viabilizamos o bem-estar de nossos 40 profissionais de distintas áreas. E com a chegada da nossa analista de RH, Fernanda Anajosa, acreditamos que teremos uma avaliação mais especializada que permitirá reter novos talentos.
A Happiness Works Portugal (HWP), instituição que se dedica à investigação da felicidade nas organizações, encontrou uma relação positiva entre a felicidade organizacional e a rentabilidade, indicando que colaboradores mais felizes faltam menos 56% e têm menos 43% vontade de sair da organização. E, hoje, com a rapidez do mercado e da tecnologia, as exigências do mundo são de que os profissionais estejam a todo vapor antenados e se especializando sobre as tendências.
Pensando nisso, nessa velocidade de informações que recebemos e compartilhamos a todo momento – onde o mundo não para – visamos a necessidade de promover bons espaços e ter um especialista de RH, para que os nossos funcionários trabalhem com a criatividade e mente saudável.
Juntos, o Marketing e o RH podem construir uma empresa mais sólida, produtiva e feliz.
Por Rodrigo Prata, CEO da Box Ideias, Agência de Marketing e Tecnologia.
Ouça o PodCast RHPraVocê, episódio 76, “Como pavimentar a inclusão e o desenvolvimento de profissionais 50+” com Fran Winandy, Autora do Livro ” Etarismo, um novo nome para um velho preconceito“. Apaixonada pela evolução das pessoas. Palestrante e Consultora em Diversidade Etária e Etarismo. Transição de Carreira. Clique no app abaixo:
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